Conecte-se conosco

Artigos

Animeview #4: Scarlet Nexus e laços entre mídias

Publicado

em

Scarlet Nexus

A Bandai Namco é extremamente conhecida por criar seus títulos baseados em animes que já existem. Assim, já tem um público-alvo garantido em suas mãos e não precisam se preocupar. Afinal de contas, as vendas estarão garantidas entre os fãs. Porém a ideia está mudando um pouco, com as produções de Code Vein e Scarlet Nexus. Com este último, de forma surpreendente, conseguiram reverter sua fama e emplacar uma animação baseada em seu grande lançamento.

Estreando na Funimation neste mês de julho, a aventura dos agentes psiônicos tem quatro episódios até o momento qual este artigo é escrito e acabou chamando bastante atenção de quem jogou ou está jogando o título. O desenvolvimento de ambas foi realizado junto e as duas contam com um laço que os une que difere a relação deles com qualquer outro anime que conhecemos.

Uma ligação psíquica

O que traz tanta atenção em Scarlet Nexus? Com certeza não é em sua história. Considerando que a animação apenas faz um apanhado do que vemos dentro do jogo, mudando algumas coisas, porém mantendo a sua essência, não difere muito do seu conteúdo original. Nem mesmo as próprias cenas, que no título já existem aos montes e mostram que realmente bebem da mesma fonte.

A grande atração do anime é uma ligação que se tornou essencial dentro do game. Enquanto está jogando e desvendando todos os mistérios dos monstros e das ações secretas da organização qual trabalha, você chega no Musibi’s Cafe. Lá, a personagem Musubi revela que tem uma amiga jornalista que estava investigando algo e desapareceu. Até aí ok, acontece. Não devia, mas vocês me entenderam. Só que ela não sumiu antes de deixar algumas pistas em forma de códigos.

Animeview 4 Scarlet Nexus Imagem03 2
Você poderá ir até o Musubi’s Cafe com Kasane ou Yuito.

Agora adivinhe onde estão estes códigos para você desbloquear os próximos passos da missão em Scarlet Nexus? Isso mesmo, meus caros leitores, no anime. Apesar de uma busca rápida no Google mostrar quais são, isso levou muita gente a assistir o desenho para poder liberar o caminho de forma veloz. Mesmo sendo recompensas triviais, nem preciso dizer que os completacionistas correram para obter os itens e ver onde essa história vai parar.

Isso é divulgado de forma até que simples, bastou ver um episódio do anime que o código secreto aparecerá em algum momento na tela. Vale lembrar que isso não é obrigatório para zerar a aventura ou completar o modo história, sendo colocado ali apenas como um bônus para quem está atento no desenho transmitido semanalmente no Japão e nas plataformas de streaming ao redor do mundo.

Scarlet Nexus
O código pode ser resgatado em qualquer versão do jogo.

Nada é igual em Scarlet Nexus

Mesmo que seja algo discutível, esse tipo de relação é inédita entre obra original e paralela. Não é igual Persona 5: The Animation, por exemplo, que existe apenas para traduzir de forma literal o que acontece no seu jogo. Scarlet Nexus, além de ter elementos que possam ser usados no videogame, também traz alguns fatores diferentes em seu enredo que chamam a atenção.

Para saber a história completa de Kasane e Yuito, você precisa jogar os dois lados e descobrir as nuances de cada um. Porém, o anime não tem como seguir por esse caminho. Lançar dois episódios diferentes de cada um seria uma bomba, é inegável. Imagina os otakus, cheios de animações para assistir e maratonando vários conteúdos parando para ver duas versões do mesmo desenho simultaneamente? Precisa ser muito fã, vamos combinar.

Animeview 4 Scarlet Nexus Imagem01
As diferenças entre o anime e o game não são tão gritantes assim.

Logo, a trama precisa se adequar para se encaixar no formato que não fique estranho para quem está jogando. Há suas diferenças e pontos distintos da história, porém o essencial está sendo mantido por lá. Kasane entrou na academia ao mesmo tempo que Yuito, enquanto ela tenta proteger a irmã e o herói busca compreender melhor alguns mistérios de seu passado.

O carisma dos personagens secundários de Scarlet Nexus também segue por lá, apesar de não termos uma profundidade maior como vemos no jogo. Enquanto um reúne os eventos da história principal e poucos elementos que mostram mais da personalidade de cada um, o videogame acaba se estendendo um pouco mais e possui várias sidequests que cria uma ligação entre você e estes guerreiros no meio de cada capítulo.

Scarlet Nexus
O anime não destaca muito os personagens secundários.

Vamos ao que interessa: o anime é bom? Sim, tem cenas de luta cheias de ação e os efeitos visuais brilham aos olhos. Mas se você deseja a experiência completa deste universo, jogar ele no PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series ou no PC é fundamental. Isso sem perder absolutamente nada, na verdade terá ainda mais recursos. Mesmo parecendo uma comparação, gosto de deixar claro que só estou esclarecendo os pontos para quem realmente está pensando em investir um tempo em algum deles.

Com uma aproximação inédita de seu público, a Bandai Namco tenta reinventar a roda com Scarlet Nexus e mostra que dá para fazer o inverso sem perder a qualidade oferecida. A relação entre ambos pode trazer bons frutos no futuro, contanto que não obriguem o público de um dos lados a pular para o outro. Se isso vai acontecer ou não, apenas o futuro vai nos dizer.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x