Conecte-se conosco

Artigos

Controle de imprensa

Publicado

em

bethesda

Olá amigos do Gamerview! Faz tempo que não escrevo aqui, desde que o Vinícios achou que era galã de novela e que ia ganhar milhões fazendo vídeo na internet. Nunca o perdoarei por eu não ter uma caixa no meio da praça pra subir em cima e ficar gritando minhas opiniões super importantes.

Anyway, estamos de volta, e voltamos com uma polêmica. Não é um Gamergate, mas tem onde escavar… É o press-release da Bethesda avisando que sua política a partir de agora vai ser enviar as cópias de review para a imprensa um dia antes do lançamento.

É engraçado como eles começam a entrada no blog falando “aqui na Bethesda, nós valorizamos reviews”. E depois continua… Talvez o melhor momento é quando eles falam “olha, nós lançamos Doom, liberamos as cópias de review um dia antes e todo mundo ficou falando que por causa disso o jogo seria uma merda, mas foi um sucesso”. Só faltou eles colocarem um CHUPA no final.

Os sites, claro, começaram a malhar impiedosamente a Bethesda pela decisão. O Forbes diz que a decisão da Bethesda “é ruim para os jogadores, e cria um perigoso precedente”; o Rock Paper Shotgun diz na lata, logo no título, que o post da Bethesda é a demonstração de uma política “contra o consumidor”; a Polygon já vai pro chute abaixo da linha da cintura, dizendo que “a Bethesda quer seu dinheiro antes de que os reviews apareçam”.

Não gosto muito de unanimidades, e nesse caso tivemos uma. Não acho que o caso seja para tanto, principalmente porque até agora apenas duas empresas (a Bethesda e a 2K) estão fazendo disso uma política, e a Bethesda pelo menos colocou a cara pra bater.

E hoje em dia existem argumentos fortíssimos para não mandar cópias antecipadas de review.

Primeiro, mais de um jogo (e mais de dois, e mais de cem) sai hoje com one-day patch, alguns deles bastante críticos. Eu sou consultor e participo do desenvolvimento de sistemas bastante mais complicados que um jogo, por isso sei que muitas vezes é necessário trabalhar até o último dia possível para deixar um sistema funcionando razoavelmente – não digo bem, digo razoavelmente. Por isso, não tenho como opinar contra esse tema.

E principalmente, hoje em dia tudo tem online. Não dá pra testar um jogo online de maneira razoável sem ser depois do lançamento, quando todo mundo entra pra jogar (alguém lembra do que aconteceu com Sin City?). Qualquer review de um jogo com online fica incompleto se for feito antes do lançamento.

O problema é que a Bethesda não falou nada disso. Só disse que “queremos que todo mundo experimente o jogo ao mesmo tempo”, demonstrando uma empáfia do caralho. E ainda por cima foram hipócritas; o Kotaku descobriu que a mesma Bethesda que não liberou Skyrim Special Edition para reviews até um dia antes do lançamento, mandou uma cópia final do jogo a um youtuber UM MÊS antes do lançamento.

Como eu falei, não acho que mandar jogos para review um dia antes do lançamento seja uma coisa ruim per se, tanto pelos problemas inerentes ao desenvolvimento, quanto pelas idiossincrasias de cada jogo. Mas, pelo menos, que as softhouses que façam isso digam por que estão fazendo isso, e ASSUMAM o que façam. A Bethesda não fez nem uma coisa nem outra; dá uma desculpa de cara pra arquibancada, e continua mandando cópias antecipadas, mas só pra quem não vai falar nada que eles não gostam.

Sorte que os meus jogos eu mesmo compro. Assim posso falar mal com propriedade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
wki1127
wki1127
5 anos atrás

Lendo o artigo mais de um mês depois…
Eu sinceramente não acho ruim essa politica da Bethesda. Primeiro porque entendo o lado das desenvolvedoras, segundo porque as chances de terem informações vazadas são enormes, terceiro porque isso irá ajudar muito a “educar” os players a não comprarem jogos na Hype, Alô No Man’s Sky.
É claro que como consumidor eu quero ler, ver ou ouvir reviews, opiniões sobre os lançamentos o mais rápido possível. Também temos que levar em consideração que a grande maioria dos jogos da Bethesda saem bugados e nem o Day One Patch ajeita o jogo.

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x