Conecte-se conosco

Artigos

Freakview #9: Hotline Miami: Jacket, vítima ou algoz?

Publicado

em

hotline miami jacket

Jacket observa o sol que começa a se por contra os coqueiros na orla da praia de Miami. Os céus ganham um tom rosado alaranjado e uma certa eletricidade começa a tomar conta da cidade. Já fazem anos desde o incidente de São Francisco e, mesmo com os nervosà flor da pele, a vida ganha uma certa normalidade.

Hotline Miami foi um jogo que tomou minha vida de surpresa. Comprei junto de Payday 2 para jogar com alguns colegas e acabei focando muito mais nele do que no multiplayer da Overkill. A vida de Jacket me hipnotizou com sua música eletrizante e suas cores neon alucinantes.

Jacket é um protagonista silencioso, que nos guia por inúmeros assassinatos na cidade de Miami. Movido por um forte sentimento anti-soviético, estranhas ligações e bizarros pesadelos com figuras mascaradas. Uma história de trauma, controle e possível redenção se escondem por trás do protagonista de Hotline Miami. Como na série de artigos de Silent Hills, nesta edição serial iremos nos aprofundar na psique daqueles envolvidos nos massacres de Miami.

I W.A.S B.O.R.N I.N T.H.E U.S.A

A história de Jacket não começa literalmente em Miami e sim a 7.500 Km de distância. Na ilha do Hawaii, mais precisamente em 17 de Março de 1985. Jacket fazia parte de um esquadrão de elite dos Estados Unidos, junto de Beard, Daniels e Burnes. Sendo membro do esquadrão Ghost Wolves, Jacket lutou na guerra russo-americana. Porém tanto Jacket quanto Beard foram dispensados, seis meses após a primeira vez que os vimos. Após salvar a vida de Jacket, Beard se torna um grande amigo e parte importante da vida de nosso protagonista tão calado.

Imagem do Freakview Jacket

O início de uma confusa história.

Após saírem do Hawaii, Jacket e Beard são vitimas uma vez mais do cruel destino. Agora, anos depois, Jacket vive em Miami, em um apartamento um tanto quanto deplorável, sendo atormentado pelo fantasmas do passado, pelos acontecimentos da guerra e por estranhos sonhos com criaturas antropomórficas. Em seus sonhos, Jacket é recebido sempre pelas três mesmas entidades: uma mulher com uma máscara de cavalo em um longo vestido verde, que sempre o aconselha; o Gangster russo com uma máscara de coruja, que odeia Jacket, mesmo sem o conhecer; ao centro, uma figura veste uma roupa idêntica a sua, que utiliza uma máscara de galo. Esse último se intitula como Richard e diz conhecer Jacket, mais do que ele gostaria.

Esta é uma das partes mais importantes de toda a mitologia de Hotline Miami. A sala em questão é uma representação da psiquê de Jacket, fragmentada após os eventos da guerra russo-americana. A mulher com a máscara de cavalo pergunta se Jacket realmente deseja saber quem ele realmente é, afinal de contas, se conhecer é o mesmo que reconhecer suas ações. Id, Ego e Superego, representados de uma maneira distinta dentro da mente de Jacket. Ao mesmo tempo, Richard pode ser visto como uma figura metafísica no universo de Hotline Miami, algo que abordaremos no futuro.

Jacket 02 Gamerview

Matar um compatriota, algo enojante.

Após isto, o homem com a máscara de galo diz a Jacket que ele deve se lembrar do dia 3 de abril. Jacket se recorda do inicio daquele dia: após acordar normalmente e ler algo no jornal, ele checa sua caixa de mensagens. Uma voz diz que seus biscoitos o esperam em uma caixa entregue na porta de seu apartamento. Lá Jacket recebe sua máscara, Richard, o catalisador de tantos eventos e mortes. Logo depois de vesti-la, Jacket vai até uma estação de metro, onde assassina alguns homens usando ternos brancos e um homem com uma maleta. Após isto, Jacket segue até um beco onde deve deixar a maleta. Neste momento, um sem-teto o ameaça e acaba sendo morto pelo nosso amigo mascarado que, enojado pela sua ação, vomita.

Um homem quebrado pelo mundo, Jacket passa em uma loja de conveniências a caminho de casa. Enfim um rosto amigo: atrás do balcão, Jacket reconhece seu amigo Beard, que diz que ele parece abalado e qualquer coisa que ele queira é por conta da casa. Beard se preocupa com Jacket e sempre é visto em seus diversos empregos, seja na lojinha, na locadora, no bar ou na pizzaria. Durante os dias seguintes, Jacket continua recebendo mensagens misteriosas em sua secretária eletrônica e lança uma onda de assassinatos em massa em Miami, sempre deixando um lago de sangue em seu encalço.

Imagem do artigo de Jacket

Uma máscara, inúmeros crimes.

No entanto, em uma destas noites, após massacrar um complexo inteiro, Jacket é pego com sua guarda baixa. Após matar dezenas de mafiosos russos e um segurança extremamente perigoso, Jacket encontra uma garota deitada em uma cama, no que parece um estúdio. Preservativos usados, seringas e drogas se encontram próximos a ela que, em lágrimas, pede para que Jacket acabe logo com isto. Jacket a pega em seus braços e a leva consigo para seu apartamento. Na mesma noite, Beard comenta sobre os massacres com Jacket e diz  que não importa, já que os mortos são apenas alguns “Sovietes” e que não irão fazer falta.

Assim que dormiu, Jacket voltou a sala com os três mascarados. A mulher com a máscara de cavalo diz a Jacket que o mesmo parece andar ocupado e o homem com a máscara de galo diz que agora ele se lembra dele, mas não quem ele é.  Imediatamente, o homem com a máscara de coruja diz a Jacket que ele não é uma boa pessoa. Seguido da mulher com a máscara de cavalo, que diz não gostar do rumo que as coisas estão tomando. Para finalizar a noite, o homem com a máscara de galo deixa Jacket com quatro perguntas:

  • Você gosta de machucar outras pessoas?
  • Quem está deixando as mensagens na sua secretária eletrônica?
  • Onde você está agora?
  • Por que estamos tendo esta conversa?
Jacket 04 Gamerview

Sangue para todo lado.

Na manhã seguinte, Jacket descobre que a garota que resgatou passou a morar com ele. No entanto, as missões continuam vindo, ainda que agora as mesmas se mostram cada vez mais estranhas. Juntamente com os homens em ternos brancos, Jacket agora mata homens com ternos escuros. Dias mais tarde, Jacket descobre que estes eram políticos membros do grupo Russo-Americano e que os homens em ternos brancos tem ligação com a máfia russa americana atuando em Miami.

Últimas manhãs de sol. Durante uma de suas missões, Jacket é contatado pelo seus “superiores” que avisam que alguém está passando “trotes” na empresa de telefone da cidade de Miami. Chegando lá, Jacket se depara com um prédio lotado de cadáveres. O homem é alguém conhecido como Biker e, ao ver Jacket, parte para cima. Um combate violento ocorre, Jacket termina vitorioso e abandona o local. Jacket volta a ver Beard em seus inúmeros empregos. No entanto, Beard está diferente, citando mais sobre os casos de ataques a russos e sobre mais de um atacante mascarado estar agindo.

Jacket 05 gamerview

Teria Biker realmente morrido?

Jacket começa a se lembrar de incidentes em que outros mascarados atacavam o mesmo local que ele. Alguns destes voltarão no futuro, outros se tornaram apenas uma mancha de sangue pixelado. Beard recebe Jacket no bar de sempre e diz que os dias atuais o lembram do ocorrido em São Francisco. Jacket tenta se lembrar do ocorrido, mas apenas estática surge em sua mente. Mais uma vez Jacket dorme e volta a se encontrar com as figuras mascaradas.

Desta vez, o encontro deles é mais sucinto do que os anteriores. Primeiramente, a mulher em máscara de cavalo diz que Jacket deveria visitar um médico, já que não parece estar muito bem.Ela completa dizendo que carregar tanto peso levará à queda de tudo. O homem russo com a máscara de Coruja diz que, se Jacket não sair, ele irá. Por último, o homem com a máscara de galo diz a Jacket que este é o último encontro deles e oferece três previsões sobre o futuro de Jacket:

  1. Alguém que ele conhece não é realmente quem aparenta ser.
  2. Um elemento importante de sua vida será tirado dele.
  3. Em 21 de Julho ele irá acordar em um casa muito maior.
Jacket 06 gamerview

As peças do quebra-cabeça começam a se encaixar.

Do you like to hurt yourself?

Jacket e a garota que resgatou começam a criar um laço emocional. Agora, além de dividir o quarto, ambos dividem a mesma cama, mostrando um relacionamento mais profundo entre eles. No entanto, as missões se mostram cada vez mais arriscadas. Em uma delas, a policia invade bruscamente o local e mata todos os presentes, e ele termina escapando por um triz. Além do estresse causado pelas missões, Jacket passa a ver os corpos mutilados de suas vítimas em diversos lugares e Beard desapareceu.

Em seu lugar, vemos um homem careca, que o atende  com uma terrível rispidez. Após alguns dias, ele retorna ao seu apartamento e encontra sua namorada morta a tiros. Um homem misterioso está sentado em seu sofá, utilizando uma máscara de rato. Após uma breve troca de palavras, o homem atira nele com uma Uzi. Jacket acorda em seu apartamento, com o homem vestindo a máscara de galo agora sentado em seu sofá. Ele diz que isto não irá terminar bem, que Jacket jamais será capaz de entender, que tudo é sua própria culpa e fala para ele se deitar no quarto no final do corredor. Ao chegar ao quarto, Jacket se vê deitado em uma maca de hospital.

Jacket 07 gamerview

Richard, o mestre das marionetes.

Imediatamente Jacket ouve um policial falando com um médico. Ele diz que, assim que Jacket se recuperar, será levado sob custódia. Desde já ele sabe que deve fugir do hospital, o que consegue, mesmo sofrendo de tonturas devido aos medicamentos e o tempo que passou em coma. Logo após fugir do hospital Jacket segue rumo ao seu apartamento, agora uma terrível cena de assassinato. Ele recupera suas roupas e a sua máscara e segue rumo ao departamento de polícia de Miami.

Seu carro foi todo vandalizado, mas mesmo assim aguenta o suficiente para alguns últimos passeios. Assim que entra na delegacia, o caos se instaura. Logo Jacket está de volta ao que faz melhor: espalhar pedaços de corpos e sangue pelo local. Afinal, ele sabe o que busca aqui, da mesma forma como antes de ser alvejado: ele destrói tudo e todos a sua frente. Após uma enorme carnificina, Jacket chega à cela do homem com a máscara de rato. Do mesmo modo que ele, Richter diz ter sido manipulado e ou ele obedecia ao grupo ou sua mãe morreria.

Jacket 08 Gamerview

Infelizmente Girflriend não conseguiu escapar no final.

A principio, Jacket havia vindo preparado para matar Richter. No entanto, da mesma forma que ele, Richter era apenas um peão nas mãos do grupo 50 Blessings. Dessa forma, não havia o porque de matar o pobre rato. Assim, ele apenas o nocauteia, deixa a delegacia em pedaços e segue para sua ultima missão.

O numero discado não existe…

Logo depois de sair da delegacia, Jacket segue em direção a uma enorme mansão. Imediatamente, ao adentrar e matar os guardas, Jacket é recebido por um homem sentado atrás de uma grande mesa. Juntamente com a mesa se encontram dois pumas e uma mulher empunhando uma katana. O homem logo reconhece Jacket como o assassino mascarado que tem lhe causado tanto problemas e envia sua guarda-costas para mata-lo.

Igualmente rápido, Jacket pega um cálice dourado que estava próximo de si e golpeia a mulher. Assim que atinge o chão, Jacket monta em cima dela e bate repetidas vezes sua cabeça contra o chão de vidro, a matando. Bem como a mulher, os pumas avançam contra Jacket que, armado com o cálice, os mata também, deixando apenas ele e o atual líder da máfia russa vivos. O homem dispara contra Jacket utilizando metralhadoras. Jacket se desvia e o atinge com cacos de vidro, ferindo seus braços. Vendo que não há escapatória, o homem atira em sua própria cabeça, dizendo que não dará este prazer ao assassino mascarado.

Jacket 09 gamerview

*Click* *Click* *Click* *Click* *Click* *Click* *Click*

O silêncio preenche a sala, agora recheada de cadáveres. Ao mesmo tempo em que se prepara para sair do local, Jacket ouve o telefone tocar pela ultima vez. A voz de um velho ecoa pelo telefone, perguntando o que está acontecendo lá embaixo. Dessa forma, Jacket descobre que ainda existe uma ultima peça a ser tomada neste tabuleiro. Logo depois de desligar o telefone, Jacket sobe um ultimo lance de escadas. Ao chegar em um dos quartos, ele se depara com um velho que logo entende o que está acontecendo. Pouco antes de ser alvejado por Jacket, ele pondera sobre se algo valeu a pena no final e diz para Jacket que não, no final nada importa.

Com isto, Jacket levanta seu revolver na altura da cabeça do velho e puxa o gatilho. Enfim livre, Jacket abre caminho até a varanda, onde, ao longe é possível se ouvir as sirenes das viaturas se aproximando. Jacket joga sua máscara no chão, acende um cigarro e tira uma velha foto do bolso. A foto que meses atrás ele e Beard tiraram em Cuba. Após um longo trago, Jacket lança a foto, que se perde no infinito vazio de luzes de neon do céu quente de Miami.

O que está por baixo da máscara?

A jornada de Jacket é cheia de violência, mortes e confusões. No entanto, tirando os momentos finais do jogo, não passaram de memórias resgatadas em seu subconsciente. A principio pensamos estar experienciando tudo em primeira mão, da maneira como tudo ocorreu. Porém, a verdade é bem diferente do que esperamos. A mente de Jacket está fragmentada entre eventos racionais e emocionais. Enquanto preso em seus sonhos, Jacket não assimilou a morte de Beard, criando uma persona com a qual pudesse interagir. Uma grande prova disto é o fato de vermos Biker ser morto por Jacket, mas aparecer no chão da loja de conveniências com uma parte de seu crânio destruído e ainda assim se mexendo.

Jacket jamais conseguiu superar a morte de seu amigo. Durante a guerra russo-americana, Beard salvou a vida de Jacket, após serem dispensados pelo serviço. Jacket foi para Miami enquanto Beard foi para São Francisco. Durante a ultima conversa de ambos, Beard pediu a Jacket uma cópia da foto. Momentos depois, ele desliga o telefone dizendo que precisa ver o que está acontecendo fora de sua loja, ao chegar na calçada, um clarão de luz se propaga pela cidade. São francisco foi atacada por uma bomba nuclear, dizimando a cidade, seus habitantes e Beard, o homem que salvou Jacket.

Jacket 10 gamerview

Há quanto tempo velho amigo…

Assim que Jacket descobriu que suas missões focavam em alvos russos, ele foi tomado por um forte sentimento de vingança. Guiado pelo seu instinto assassino e sua vingança, Jacket não esperava encontrar Girlfriend durante sua cruzada assassina. Girlfriend passa a ser uma parte importante da vida de Jacket, ajudando o mesmo com o trauma da perda de seu melhor amigo. Quando ela é tirada dele, resta apenas a vingança uma vez mais.

Com isso, todas as previsões de Richard se tornam verdadeiras. Alguém que Jacket conhecia, não era quem ele pensava ser, se referindo a Beard, seu amigo morto. Algo valioso será tirado de você, se referindo ao assassinato de Girlfriend. E, por ultimo ,a casa muito maior, se referindo ao hospital no qual Jacket desperta de seu coma. A sala com as entidades mascaradas, como dito no começo do texto, não passava da mente de Jacket forçando-o a acordar de seu coma, mas Richard foi aquele que guiou e moldou os passos de Jacket desde o começo.

Como uma pedra lançada sobre uma superfície calma de um lago, Jacket jamais ponderou sobre o peso de suas ações. Preso em sua cela após ter desistido de sua luta, Jacket moldou novas ideias e eventos. Devido a suas ações um grupo de idólatras irá seguir seus passos. Um detetive irá ter de confrontar verdades junto de seu amigo jornalista. Um homem retrógrado irá se revelar entre a organização 50 blessings e alguém irá se opor ao vácuo de poder deixado pelos russos. Isto tudo antes do dia 28 de Dezembro de 1991, as 16:39 da tarde, quando um míssil nuclear explode sob a cidade de Miami, apagando todo e qualquer rastro dos crimes que infestam aquela cidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

2 comentários
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Akira
Akira
11 meses atrás

Cara, meus parabéns, esse é provavelmente o melhor e mais detalhado artigo sobre a lore de Hotline Miami que eu já li. Parabéns mesmo, de verdade

Yuri
Yuri
11 meses atrás

Ótimo texto

Publicidade
2
0
Would love your thoughts, please comment.x