Conecte-se conosco

Artigos

Nuzlocke #12: Pokémon Emerald está pegando fogo

Publicado

em

Pokémon

Como funciona o Nuzlocke em Pokémon?

  • Regra 1 – Apenas o primeiro Pokémon de cada local visitado pode ser capturado. Se derrotá-lo em batalha, sua chance se perdeu ali.
  • Regra 2 – Se o seu monstro de bolso chegar a 0HP, terá de descartá-lo do seu time.
  • Regra 3 – Caso a sua equipe inteira perder o combate, você recomeçará o jogo do zero

Ultrapassando a Rota 113, cheguei em Fallarbor Town. Lá é o lar do Prof.Cozmo, um dos maiores estudiosos de meteoritos que existem na região de Hoenn. Chegando em sua casa, descubro que ele saiu da cidade para analisar alguns dados dentro de Meteor Falls, uma caverna que fica além da Rota 114. Obviamente que ela estará lotada de treinadores, afinal de contas nada nessa vida seria tão fácil assim, não é?

Apesar de Pokémon Emerald apresentar oponentes consideráveis, atravessar a área não foi muito complicada. De quebra, ainda capturei um Lombre no local, expandindo um pouco as minhas opções dentro da box. No caminho até o local destinado, há uma casa onde mora a Lanette, a especialista em armazenamento de monstros de bolso de todo o continente, assim como Bill é para Kanto e Johto. Não há muito a ser feito ali, a não ser ganhar um boneco do Lotad para colocar em sua base secreta.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem27 3
Lanette aparece um pouco antes, mas sem revelar quem é.

Dentro de Meteor Falls, me encontro pela primeira vez com o Time Magma. Eles roubam o meteorito do Prof.Cozmo, me obrigando a enfrentá-los para resgatar o item. Porém, após a batalha eles fogem de qualquer forma, então lá vai Red em busca daquilo que poderá despertar uma das criaturas lendárias. O bom de dar toda essa volta é que meu time foi se fortificando ainda mais, deixando ele ainda mais sólido do que eu esperaria.

No próprio local eu consegui encontrar um Zubat de primeira e, mirando no Crobat, capturei sem pensar duas vezes. Dando uma esticada na Rota 115, além de encontrar mais treinadores, eu pude capturar o Pokémon Machop também. Mas o objetivo era seguir para o Mt.Chimmey, então eu acabei voltando todo o caminho para pegar o teleférico que me levaria até o local. Antes bloqueado, chegando pela segunda vez ele já está em total funcionamento.

Pokémon
O teleférico te leva da Rota 112 até o Mt.Chimmey.

Atingindo o topo, uma cena atinge os jogadores logo de cara. Time Magma VS Time Aqua, uma guerra entre as duas entidades está rolando em cima do vulcão. Com vários membros da organização batalhando por ali, cabe a você abrir caminho por onde eles não estão se confrontando. É um caminho bem estreito, diga-se de passagem, mas logo você consegue chegar até Maxie, o líder da equipe vermelha e responsável por estar com o meteorito roubado.

Ali é explicado que o objetivo é despertar o vulcão, o que seria perigoso para toda a região, principalmente para Lavaridge e Fallarbor, as cidades mais próximas do local. O que te resta além de desafiar Maxie? O primeiro confronto contra o líder da organização em Pokémon Emerald se inicia e não há muitas dificuldades por ali também. Principalmente por meu Numel ter evoluído para Camerupt, impedindo o oponente de ter muitas aberturas.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem31
Maxie é o líder do Time Magma e quer despertar o vulcão.

Vencendo e recuperando o meteorito, sigo para Fallarbor devolver o item ao cientista. Em gratidão, ele te dá o TM27, chamado Return. Se há uma relação forte entre o treinador e seu monstrinho, este golpe fica ainda mais poderoso. Saindo de lá, volto ao Mt.Chimmey para descer pelo vulcão e seguir meu caminho para a cidade de Lavaridge. Aproveitei o caminho e levei Zubat comigo, iria treiná-lo e conseguir no mínimo um Golbat para usar o Fly quando fosse possível.

Aí o que acontece? Ele morre no primeiro combate, se tornando o falecimento in-game mais veloz que já tive em mãos. O pequeno morcego não é muito forte, sei bem disso, mas me surpreendeu levar essa logo de cara. Bom, o “Projeto Crobat” não seria mais possível e não tive o que fazer em relação a isso, então só prossegui derrotando os treinadores no caminho para chegar até o lar de Flannery.

Pokémon
A descida do adeus ao meu Zubat.

VS Flannery

Assim como Slateport é uma das cidades mais criativas de Pokémon Emerald e de quase toda a franquia, como falei no capítulo 10 de nosso desafio Nuzlocke, Lavaridge também tem suas peculiaridades. Ao noroeste, atrás do Centro Pokémon, há uma lugar para tomar banho nas fontes termais. Além disso, há uma casa onde vendem ervas medicinais, caso queira adquirir itens de cura diferentes daqueles que utiliza das lojas convencionais.

Porém, o local é minúsculo, menor até mesmo que Fallarbor e Verdanturf. Ou seja, se já encarou as coisas que há para fazer ali e se curou no centro, está na hora de encarar o combate que te dará a insígnia do Calor. Uma ótima forma de progredir na jornada, principalmente depois de você impedir um vulcão de entrar em atividade durante o confronto contra uma organização maléfica que se denomina Time Magma.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem35
As fontes termais de Lavaridge são famosas em Hoenn.

O ginásio de Lavaridge é um dos mais chatos de todo Pokémon Emerald por se assemelhar ao desafio visto em Saffron, na região de Kanto. Ao invés de portais que te teleportam, aqui há espaços que te jogam em pisos diferentes e você tem de adivinhar todo o trajeto para não ter problemas.

Posso afirmar que ele é um dos locais com mais treinadores antes de você chegar ao líder de ginásio, pois há poças que escondem desafiantes por todo o lugar. Bastou errar o caminho que um deles aparecerá. Apesar de me estender mais do que queria por lá, admito que isso não foi um problema tão grande quanto imaginei. Serviu muito ter um Gyarados e um Camerupt dentro do time.

Pokémon
Haja fôlego para tantos treinadores escondidos.

De frente com Flannery, só me restava vencer esse combate para levar a quarta insígnia dentro do meu Trainer Card. Ela usa quatro monstros em batalha, obviamente todos do tipo Fogo. Slugma e Numel são os mais básicos, com o perdão do trocadilho servindo apenas para te aquecer para as verdadeiras ameaças do seu time. Se você tiver problemas com eles, tenho uma péssima notícia para você e recomendo dar meia-volta.

O perigo que ela apresenta em Pokémon Emerald estão em seus dois últimos, Camerupt e Torkoal. Confesso que se eu não tivesse o meu próprio camelo no time, estaria em um grande sufoco ali para vencer, principalmente por Gyarados não ter nenhum golpe de água que aprenda por aumento de nível nesta geração. Porém, o Camerupt que estava comigo foi o suficiente para varrer ambos e garantir a vitória sobre a líder.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem34
Flannery herdou o ginásio do avô, iniciando sua carreira.

Com quatro delas, já atingi a metade do desafio. Faltariam mais quatro e a batalha final dentro de Ever Grande. Seria um longo caminho até lá, mas ter chegado até ali era um grande avanço. Mesmo perdendo grande parte do meu time e até o meu monstrinho inicial logo de cara, não considerava meu time fraco e havia uma chance real daquilo dar certo dentro da proposta.

Saindo do ginásio, me deparo com May me aguardando do lado de fora com um presente. Era o Go-Goggles, responsável por me deixar entrar dentro do deserto que ficava ao leste dali. Lá era uma área abundante e não pensei duas vezes em seguir para o local antes de retornar para Petalburg. Para a minha surpresa, no meio das areias me surgiu o grandioso Trapinch.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem36
O deserto esconde Cacnea, Sandshrew e o poderoso Trapinch.

Só a ideia de ter um Flygon, um dragão/terrestre me empolgou de forma absurda. Mesmo que encontre certa resistência dos treinadores de Pokémon Emerald, ele beira ao imbatível por sua velocidade e golpes poderosos. Não me contive e capturei, sendo claro ali o meu próximo objetivo: treiná-lo e obter uma grandiosa vantagem a partir daquele ponto.

Não que ele conseguisse fazer vento contra Norman e seu imponente Slaking, mas convenhamos que um time onde se tem Gyarados, Camerupt e os futuros Exploud e Flygon não se precisa de mais coisas para funcionar. Beautifly também ajudaria bastante, principalmente após ter aprendido o movimento Silver Wind. Não faltaria muito para me sentir pronto para o conflito familiar, que permitirá minha passagem para a segunda grande área de Hoenn.

trainercard RED
Continua…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x