Conecte-se conosco

Artigos

Nuzlocke #13: Casos de Família em Pokémon Emerald

Publicado

em

Pokémon

Como funciona o Nuzlocke em Pokémon?

  • Regra 1 – Apenas o primeiro Pokémon de cada local visitado pode ser capturado. Se derrotá-lo em batalha, sua chance se perdeu ali.
  • Regra 2 – Se o seu monstro de bolso chegar a 0HP, terá de descartá-lo do seu time.
  • Regra 3 – Caso a sua equipe inteira perder o combate, você recomeçará o jogo do zero

Mais confiante em minha jornada após capturar Trapinch no capítulo anterior, segui em direção a um treinamento árduo para me preparar e não perder para Norman, o líder do ginásio de Petalburg. Se bem me recordo, seus Pokémon estavam por volta do nível 35 e ele ainda tinha um Slaking que poderia derrubar qualquer monstro do meu time sem muito esforço. Afinal de contas, o que ele não consegue fazer cair, não é? Isso sem falar dos perigosos Vigoroth.

Visitando várias áreas próximas a Lavaridge para cobrir o máximo que minhas criaturas poderiam oferecer de performance, elevei os poderes e stats deles para não ter erro quando a hora do combate chegasse. Há três combates perigosos dentro do game e com certeza o pai do protagonista se encaixava em um deles. No meio do caminho, sendo uma consequência do treinamento, meu Trapinch evoluiu para Vibrava, marcando a presença de um dragão em meus Desafios Nuzlocke.

Pokémon
Vibrava seria um grande passo em direção aos dragões.

Não é por nada, mas o tipo é uma segurança tremenda, principalmente quando falamos sobre a terceira geração do título. Considerando que Hoenn não tem muitas ameaças de gelo e ainda menos dragões, ele me garantia um lugar contra a Elite dos 4. No mínimo. Se formos considerar o Gyarados que já carrego, a equipe já seguirá segura até lá. Isso sem falar nos outros membros e considerando ainda menos que resta pelo menos mais um lugar para fechar os seis monstros que tentarão sobreviver à jornada.

Porém, o objetivo seria claramente manter este Vibrava vivo até chegar ao patamar da poderosa criatura que eu tanto almejava. Ainda na Rota 113, a única opção possível era retornar por todo o caminho para seguir ao próximo ginásio de Pokémon Emerald. É um trajeto relativamente simples, ainda mais se você considerar que o Verdanturf Tunnel e Meteor Falls conecta as duas áreas do extenso mapa da região.

Neste meio tempo tentei treinar a jovem Zubat capturada no local de queda de meteoritos, mas ela não resistiu e não durou nem três batalhas. Pelo segundo jogo seguido meu plano Crobat foi frustrado, mas nada de me arrepender. Passei novamente por Rustboro e segui descendo para atravessar Norman com minhas habilidades. Afinal de contas, meu time estava claramente mais equilibrado e poderoso do que aquele com o qual enfrentei Green no fim de FireRed.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem41
No caminho até Norman, revisitei vários locais da jornada.

VS Norman

Chegando na cidade, fiz questão de recuperar a saúde de meus Pokémon e comprar tudo que era item de cura possível. Afinal de contas, não dava para abrir brechas com essa batalha. Finalmente o quinto ginásio estava aberto e consegui entrar para desafiar seus treinadores. Separados em portas distintas, elas levavam para desafios completamente distintos, como uma de monstros especializados em causar status negativos, outra para ataque etc.

Uma delas, inclusive, quase derrubou meu Vibrava. Por pouquíssimo eu não perdi meu principal canhão para um Zangoose nervoso. Mas deu tudo certo até o momento que consegui pisar no tatame central com Norman ao meio dele. Vale lembrar que, historicamente, este é o primeiro e único game da franquia qual você conhece o pai do protagonista e tem a chance de confrontá-lo. Nenhum outro te dá essa oportunidade e você tem de abraçar a chance para mostrar o quanto está forte.

Pokémon
Norman é especialista em monstros do tipo Normal.

Os primeiros Pokémon usados por Norman não são lá algo tão desafiador e que vai te dar mais trabalho do que já enfrentou previamente. Spinda e Linoone são até fáceis de se derrotar e não te causarão muito dano se você tiver um preparo prévio contra certas adversidades. Quem chega já fazendo estrago é Vigoroth, qual por incrível que pareça não suportou enfrentar meu Loudred.

Porém, contra Slaking eu decidi utilizar meu Camerupt. De todos os monstros que carregava comigo, ele possui o maior atributo DEF e acreditei que não morreria com um golpe só. Sendo sincero com vocês, não sei se eu tenho péssima memória ou se superestimei a situação, mas a criatura de Norman foi para o limbo com o uso apenas do movimento Overheat. Vitória em um golpe só. Juro que minha reação foi “venci? Mas esse não era o monstrão?”.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem44 1
Camerupt VS Slaking, o confronto de titãs.

De qualquer forma, cavalo dado não se olha os dentes, certo? Aceitei a insígnia, ouvi o discurso de como o filho supera o pai e aquela coisa toda para sair de lá e ir direto para a casa de Wally. Mesmo com o jovem não estando por lá, você pode conversar com seu tio e ainda por cima faturar um dos HMs mais importantes: Surf. Com ele finalmente poderia atravessar os mares de Hoenn e explorar áreas que não cheguei antes. Isso sem mencionar a incrível quantidade de monstros aquáticos que apareceriam durante todo o trajeto.

Isso sem falar na quantidade incrível de Pokémon aquáticos que poderiam vir a partir daí. Não pensei duas vezes e fui pegar todos os itens possíveis escondidos no meio de lagos e coisas do gênero pelas cidades que já tinha atravessado e segui para a Rota 105 pensando que encontraria algo pelo caminho. Além dos oponentes aquáticos que estão aos montes, capturei meu primeiro Tentacool.

Pokémon
É o tio de Wally quem dará o HM03: Surf.

Muita Água em Pokémon

Primeiro? Sim, em toda a minha travessia que corre para até a Rota 108, foram quatro polvos destes e apenas um Wingull. Não que eu esperasse mais do que isso, sendo bem sincero, mas um Tentacruel não me faria mal caso Gyarados viesse a falhar em algum combate. Obviamente que eu não queria, mas era bom me prevenir. Apesar deste impasse, foi um caminho tranquilo e sem qualquer problema grande para se enfrentar.

Mesmo estando em desvantagem com um time contendo Camerupt e Vibrava contra treinadores aquáticos e Pokémon do tipo, nada me abalou profundamente no caminho. Inclusive cheguei ao Navio Abandonado e pude encontrar os itens escondidos de lá, além de enfrentar os oponentes que se escondiam dentro das pequenas salas dentre os andares do local.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem48
Devia ser proibida a entrada de crianças em locais assim…

O maior problema de chegar lá neste momento do jogo é perceber o primeiro entrave que apenas a penúltima insígnia vai te aliviar: pontos de acesso com Dive, o mergulho. Mesmo com isso, dá para aproveitar a passagem e pegar um pouco de experiência. Que mal faria? Considerando que é a partir dali que os confrontos ficam mais intensos, treinar mais não seria ruim.

Depois de fazer tudo que dava no local, segui a Rota 108 até chegar na cidade de Slateport com meu Gyarados levando a equipe toda a tiracolo. Isso ajudou bastante todos, que do nível 35 foram para bem próximo do 40. Faltava pouco para meu Loudred evoluir para Exploud também, o que me abriria ainda mais vantagens em combate. E logo Vibrava também chegaria até Flygon.

Pokémon
Há trechos onde você entrará apenas usando Dive.

O próximo objetivo com o Surf é ir até Mauville, onde o líder Wattson me aguarda bem no meio da cidade. Ele me informa que todos estão passando por problemas de energia, quais são provocados pelo reator que se encontra em New Mauville, um lugar que fica ao Leste da Rota 110. Me dando um cartão de acesso, lá sigo eu para ativar novamente o poder e restaurar a vida comum das pessoas.

Porque dar uma missão tão importante na mão de uma criança de dez anos? Vai saber, mas aproveitamos a oportunidade para ver se encontro novos Pokémon. Da última vez que parei em uma usina elétrica, ela me entregou um Electabuzz de bandeja. Entrando em New Mauville, dessa vez meu primeiro encontro foi com um marrento e irritado Voltorb. Sim, a verdadeira bomba de energia.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem50 1
New Mauville é uma usina de energia elétrica que precisa de reparos.

Claro que fico preocupado com golpes como SelfDestruct e Explosion, mas tirando esse tipo de coisas que são um tiro no pé dentro do Desafio Nuzlocke, o Voltorb é um excelente monstro elétrico e sua evolução, Electrode, é um verdadeiro ás de velocidade. Assim como Electabuzz foi para mim em FireRed, isso seria uma baita vantagem para mim em Emerald. Ele fecharia o time.

Após completar minha tarefa, corri de volta para os mares entre Slateport e Dewford e me comprometi a treiná-lo. Considerando a quantidade de rotas marinhas quais entraria a partir dali e de oponentes futuros como Juan e Wallace, consecutivamente o líder do último ginásio e o Campeão da Liga Pokémon, este seria o meu trunfo contra as atrocidades que viriam. Nem mesmo um certo Kingdra me amedrontava, já que meu Gyarados poderia dar conta com os movimentos Dragão que aprende, sem falar em Flygon como reserva de batalha caso o pior aconteça.

Pokémon
Nada de aprender esse golpe, Sr.Voltorb.

Não demorou muito para eu evoluir meu Voltorb para Electrode e equilibrar todo o time na mesma nivelação. Mesmo com cinco insígnias na mão e já ultrapassando com facilidade a primeira metade do game, ainda existia um longo caminho pela frente. Se formos considerar o gigante mapa, eu só percorri o meio dele e ainda faltavam mais rotas e desafios pela frente.

O objetivo a partir daqui seria explorar meu caminho até a Rota 119 até chegar em Fortree, onde conseguiria a minha sexta insígnia. Sim, meu trunfo elétrico seria uma grande vantagem lá também e fui tranquilo atravessar o mar para chegar em novos lugares, encontrar Pokémon distintos e finalizar minha jornada como Campeão. Se eu vou conseguir ou não é outra história, mas a confiança voltou e tenho certeza que ao menos o que carrego me levará até a Elite dos 4.

trainercard RED Nuzlocke
Continua…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x