Conecte-se conosco

Artigos

Nuzlocke #4: Pokémon FireRed decolando de novo

Publicado

em

Pokémon

Como funciona o Nuzlocke em Pokémon?

  • Regra 1 – Apenas o primeiro Pokémon de cada local visitado pode ser capturado. Se derrotá-lo em batalha, sua chance se perdeu ali.
  • Regra 2 – Se o seu monstro de bolso chegar a 0HP, terá de descartá-lo do seu time.
  • Regra 3 – Caso a sua equipe inteira perder o combate, você recomeçará o jogo do zero.

Após os eventos do Mt.Moon, você terá confrontos grandes contra a Equipe Rocket em três outros locais. Mesmo encontrando um membro perdido aqui e ali, em Kanto eles tinham grandes planos antes da aparição do protagonista de Pokémon FireRed. E um destes combates é dentro da cidade de Celadon, onde eu estava à caminho em nosso último capítulo da aventura. Sem Dustin, minha Butterfree que partiu, seria mais complicado, porém eu acreditei que daria conta.

Atravessei a assombrada Lavender para seguir pela Rota 7, onde existe uma quantidade boa de treinadores para desafiar. É uma ótima chance de treinar os seus monstrinhos, se aceita um conselho. Enquanto praticava, aproveitei também para abrir caminho entre as árvores para ver qual Pokémon eu encontraria ali. Um Growlithe talvez, isso me ajudaria bastante contra Erika e, posteriormente, Koga. Mas para a minha surpresa, era um Oddish.

Pokémon

Quem diria que eu encontraria um Oddish para o time aqui?

Enquanto o capturava sem utilizar um ataque sequer, com o temor de abatê-lo, comecei a ter as ideias. Vileplume, a sua forma final, não era nada descartável e ele segurava alguns combates durante o game. Fora que seria uma ótima alternativa contra monstros de pedra, uma das maiores fraquezas do meu time. Não pensei duas vezes em voltar no Rock Tunnel, lugar onde Dustin se foi, para fazer Gardenia ter a sua ascenção.

Não demorou muito para ela seguir de Oddish para Gloom, ainda mais que eu ensinei o TM Bullet Seed para deixar as batalhas mais simples. Não sobrou um Onix ou Geodude lá dentro para contar a história, nivelando ela aos demais membros da equipe para poder avançar. Isso é uma norma pessoal minha, desde que toquei no primeiro Game Boy Color em minha vida. Se está no time, todos tem de seguir no mesmo nível, sem desculpas ou qualquer preguiça.

Nuzlocke 4 Pokemon FireRed Imagem13

Ela pode parecer inofensiva, mas a Vileplume é perigosa.

Já na Rota 8, apareceu um Spearow que eu acabei matando novamente. Não tinha problema, já tinha capturado um na Rota 10 e meu time contava com um Pidgeotto que logo chegaria em sua forma final também. A essa altura, eu já idealizava a formação completa em seu máximo potencial. Blastoise, Raticate, Pidgeot, Golem, Arbok e uma Vileplume não batem uma Liga, mas com um pouco de sorte e estratégia, quem sabe?

Chegando em Celadon, fui me certificar já de cumprir alguns itens de minha lista de atividades na cidade. Comprei uma Leaf Stone no grande shopping, que seria responsável por evoluir meu Gloom posteriormente. Garanti lá também todas as bebidas possíveis, que me ajudariam a entrar em Saffron. Mesmo não contando com Pokémon que são dados, fui garantir o meu Eevee numa entrada secreta de um dos prédios da cidade também. Pode não entrar na equipe nunca, mas está belíssimo em minha box.

Pokémon

O Pokémon Eevee está escondido numa entrada secreta de um dos prédios.

Depois disso, saí da cidade para dar um pulo na Rota 16. Vai que encontrava um Pokémon bacana por lá também? E eu estava certo, o primeiro que me apareceu foi uma Doduo. Para alguns, é uma criatura descartável. Porém, vamos colocar no balanço que um Dodrio é veloz o bastante para fazer estrago, contaria com o Tri Attack num futuro distante e pode derrubar muitos bichos fortes em seu caminho. Foi para a box também, mas era uma ótima segurança caso algo ocorresse com meu Peckius. Sempre é bom se precaver, certo?

Pisando em pétalas dos Pokémon

Eu sei, caros leitores, não é para ler meus pensamentos enquanto jogo que vieram aqui. Vocês querem ação e desejam saber quando meu time cairá, Pokémon por Pokémon. Pensando nisso eu parei de enrolar no game também e segui para o ginásio de Celadon. Garantir a Insígnia do Arco-Íris é uma das prioridades e preciso dela para adentrar no Planalto Indigo, onde está a Liga Pokémon.

Chegando e avistando um velhinho tarado na porta, espiando as meninas do local, já soube que Erika aguardava por desafiantes. Entrei e comecei a enfrentar as treinadoras do ginásio, sem o menor pudor. Obviamente que Wartotle e Graveler não passaram nem perto de ser enviado nisso, comigo alternando entre a Arbok, Raticate e o Pidgeotto para prosseguir nas vitórias. E, mais uma vez, varri o chão com os adversários do lugar.

Nuzlocke 4 Pokemon FireRed Imagem06

O Ginásio de Celadon é especializado no tipo Planta.

Erika veio em seguida, pronta para a batalha. Mas, pelo visto, até aqui apenas Misty ofereceu um grande desafio para o meu time. Seu time não passou nem perto de causar um grande impacto, com meu Pidgeotto dominando a batalha da mesma forma que Graveler controlou o ginásio de Vermillion. Nem mesmo sua Vileplume, o Pokémon mais poderoso dela, pôde impedir Pidgeotto de vencer. Nada que um Aerial Ace e um Wing Attack não tivessem resolvido.

Com a vitória garantida, eu conquistei a minha quarta insígnia e cheguei na metade da jornada. Faltavam outras quatro e eu não podia contar que os próximos seriam tão simples assim. Koga dominava o tipo Venenoso, Sabrina era especialista em Pokémon Psíquicos, Blaine vivia com seus monstros de Fogo e o último e misterioso líder de ginásio carrega consigo um time fortificado pelo tipo Terrestre. Eu tinha como enfrentá-los, mas meu time duraria até lá?

Pokémon

Até aqui foi fácil, mas o que virá a seguir eu sabia que não seria.

Dali eu passei no Centro Pokémon para curar o pouco de dano sofrido na batalha e parti direto para o Cassino de Celadon. Só sairia de lá com o Silph Scope, que me permitiria ver os fantasmas de Lavender e deixaria eu salvar o Sr.Fuji das garras dos criminosos. Corri em direção ao membro da Equipe Rocket que estava na frente do pôster, derrotei-o e ativei o dispositivo que revelava a escada subterrânea para adentrar no calabouço.

Vou poupar vocês dos detalhes, já que o esconderijo dos bandidos é uma das partes mais arrastadas de Pokémon FireRed. Subir e descer dos andares, passar por dispositivos que te fazem girar de um lado para o outro, enfrentar vários membros no caminho, realmente cansa. Minha equipe, que estava já em meados do lv.35, não teve problemas sérios no caminho, só o tédio mesmo que abate enquanto realiza todas as atividades dali.

Nuzlocke 4 Pokemon FireRed Imagem09

A sede da Equipe Rocket em Celadon é massivamente entediante.

VS Giovanni – Parte 1

Quando finalizei todo o trajeto, cheguei na sala secreta que é onde o líder da Equipe Rocket está escondido. Giovanni estava lá, em toda a sua glória, me elogiando por derrotar todos até lá, mas que era para eu parar. Obviamente que, quando o vilão manda você não fazer mais aquilo, é aí que você vai e faz. Já tinha derrotado todos daquele prédio, venci da Erika, qual perigo que ele poderia me oferecer? Essa resposta estava na minha cara, infelizmente.

Como previ, de início nem sofri. Onix e Rhydon nem serviram para dar uma piscada. Bubbles, meu aclamado e apagado Wartotle neste capítulo do Nuzlocke, nem fez muito esforço para derrotá-los. Porém, o último monstro de Giovanni era um Kangaskhan e eu não podia, nem de longe, arriscar meu monstro inicial no combate. Raticate daria conta, não apenas por estar em sua fase final, mas pelo seu Hyper Fang causar uma boa quantidade de dano.

Pokémon

Raticate segurou as batalhas de forma tranquila e ajudava o time.

Porém, não passou muito perto de ser uma quantidade aceitável. Ele estava segurando a barra, mas eu reparei que o marsupial não estava sofrendo muito com a batalha. Pensei em mudar para o Graveler, mas convenhamos, Joan tinha sido a primeira Pokémon que eu capturei dentro do game. Sabia que ela daria conta, afinal de contas, a mesma salvou a equipe contra a Starmie de Misty e deu trabalho aos adversários em vários outros combates durante a jornada.

Caros leitores, um Mega Punch atingindo ela em cheio, chegando ao critical hit, foi o suficiente para fazer o seu HP chegar a zero. Game Over para Joan, a Raticate. Sabe tudo o que eu disse acima? Tinha caído bem na minha frente, formando raiva o bastante para liberar logo o Rollouter para finalizar o trabalho que já devia ter sido dele inicialmente. E não demorou para derrubá-lo, porém com o gosto amargo de ter sido presunçoso novamente.

Nuzlocke 4 Pokemon FireRed Imagem07

Adeus, Joan

Vencendo a batalha contra ele, mesmo perdendo um dos elementos importantes da minha equipe, garantiu a tão esperada Silph Scope. “Você conseguiu o que queria? Quanto te custou?”, você e Gamora me perguntariam. Não tudo que eu tinha, como foi o caso de Thanos, mas Raticate tinha sido o primeiro a se unir à causa e sua perseverança era admirada por mim, já que sempre o reconheci como um Pokémon fraco.

Porém, seguiria diretamente para o cemitério de Lavender, onde me juntaria a Green para orar por sua alma. Desta forma, liberaria o caminho entre os gigantescos Snorlax, que impedem os viajantes de seguir jornada para Fuschia. A aventura está se mostrando um pouco mais dura e perdi dois membros importantes na metade dela. A próxima eu sabia que não seria tão simples, isso sem falar da própria Liga Pokémon, então era bom eu me preparar.

PokémonContinua…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Morden
Morden
10 meses atrás

Bem legal.

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x