Conecte-se conosco

Artigos

Nuzlocke #9: Batalha Avançada em Pokémon Emerald

Publicado

em

Nuzlocke 9 Pokemon Emerald CAPA

Após o grande fiasco ocorrido na batalha final contra Green em Kanto, a derrota abate Red e todos seus Pokémon estão perdidos. Ele podia parar e chorar, mas assim como Ash, ele não desistirá facilmente. Talvez nunca, quem sabe? A jornada para se tornar um mestre é longa e há outros territórios onde podemos tentar crescer como treinadores e encontrar novas aventuras. E assim paramos em Hoenn, onde daremos mais um passo em direção à vitória no Desafio Nuzlocke.

Desta vez pulamos de Pokémon FireRed para Pokémon Emerald, um dos títulos mais aclamados do Game Boy Advanced e que trouxe recursos mais amplos para a terceira geração dos monstrinhos de bolso. Até hoje considerada uma das melhores versões da franquia, nada mais justo continuarmos nosso caminho passando pelo game que trouxe a Battle Frontier, um conflito direto contra as organizações Team Aqua e Team Magma e combates mais intensos. Perdi o combate de 2004, será que no jogo de 2005 eu terei um pouco mais de sorte?

Pokémon

Pokémon Emerald foi lançado em 2005.

Caso não se recordem, o Desafio Nuzlocke é composto de algumas regras em específico. A principal delas é que todos os Pokémon que chegam a zero de HP devem ser descartados imediatamente. Sem pudores, sem perdão. Como diz o público online, instakill. Você só pode capturar a primeira criatura que encontra em cada rota ou local. Ou seja, o seu time inteiro não será composto de Pokémon com uma composição planejada. E por último, mas não menos importante, se todos os seus monstros forem derrotados, acabou o jogo. Game Over.

Sendo transportado para Hoenn dentro de um caminhão de mudança por alguma razão, Red finalmente chega em sua casa em Littleroot. Assim como Pallet, é uma comunidade pequena e que conta com o laboratório de um professor especialista e algumas residências ao redor. Diferente de FireRed e LeafGreen e semelhante ao Crystal, ele conta com um sistema de horários para captura de Pokémon diferentes que aparecem durante o dia e a noite. Logo, você tem de correr para o seu quarto para arrumar o relógio e seguir viagem.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem02

Você é transportado dentro de um caminhão de mudanças.

Ao contrário do Prof.Carvalho, que saiu tranquilamente e de forma segura para estudar os monstros da Rota 1 de Kanto, Prof.Birch é claramente mais descuidado. Se você seguir para a Rota 101 de Hoenn, verá que ele deixou cair sua bolsa com os monstrinhos iniciais enquanto era perseguido por um Zigzagoon irritado. Prestes a ir salvá-lo, você abre a mochila e tem de escolher entre Treecko, Torchic e Mudkip. Diferente da jornada anterior, decidi seguir com um inicial de fogo e Torchic foi a escolha mais segura em minha percepção.

Derrotando o Zigzagoon, o professor agradece a sua ajuda e lhe dá o Pokémon escolhido. Agora Torchic seria chamado de Zagreus, em homenagem ao jogo Hades. Todo fã da franquia sabe da fama de sua forma final e, se uma hora ele chegasse até o Blaziken seria imbatível. Espero que ele não divida o mesmo fim que meu antigo Blastoise, que Arceus o tenha. A partir dali, Birch avisa que tenho de seguir até a Rota 103 para encontrar May, o que é prontamente atendido. A garota possui um Mudkip, mas como nenhum deles carrega seus golpes temáticos não é um conflito difícil.

Pokémon

Prof.Birch é descuidado e você tem de salvá-lo.

Ambos voltam para o laboratório e lá Red recebe as primeiras Pokéballs e sua Pokédex. Ou seja, o verdadeiro Desafio Nuzlocke se inicia. Afinal de contas, podendo capturar é a deixa para seguir viagem e tentar formular um time que seja apto. Não que as pessoas tenham muita sorte nisso, digo por experiência própria. Porém, sempre temos de persistir caso desejarmos chegar até o grande campeão. E o primeiro que me surge na Rota 101 foi Poochyena, qual não cometi o mesmo erro inicial e capturei direto com a Pokéball. Assim estava com Cerberus no time.

Voltei para a Rota 103 e encontrei um Zigzagoon, qual foi capturado com facilidade também. Seguindo minhas homenagens, a chamei de Megaera. Podia ser apenas Meg, mas não acho que honraria a referência. Na Rota 102 o mesmo apareceu, qual capturei também. Vamos lá, eu aprendi a lição dessa vez. A primeira é não se apegar a nenhum Pokémon. Até mesmo o meu inicial podia abandonar a jornada pela derrota. A segunda é capturar todos os que aparecem logo de cara, mesmo se for repetido. Caso você insira um na aventura e ele venha a cair, você tem o outro para cobrir uma formação mais estratégica.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem01

Quais Pokémon encontrarei em minha jornada?

É na Rota 103 também que rolam os primeiros combates. Caso você esteja jogando também, aproveite para treinar um pouco ali, é um excelente local para aumentar de nível. A partir dali chegamos em Petalburg, a cidade onde o pai do protagonista é o líder de ginásio. Norman, quando visitado, já profetiza que ambos se enfrentarão em algum momento e, enquanto isso, é para obter as outras insígnias. Ele também pede para que ajude Wally a capturar o seu primeiro monstro de bolso, qual curiosamente é o raro Ralts. Não reclamo da minha Zigzagoon, mas o que custava ter surgido um destes também?

Wally o agradece e parte em sua própria jornada para se tornar um mestre como você. Enquanto jogamos, não damos muito valor, mas é uma importante mensagem que há escondida ali e deve ser celebrada. Todos estamos em uma aventura, ajudar os demais durante ela só te acrescenta mais e criam novas histórias a partir disso. Podemos competir e, ainda assim, sermos gratos e amigos. Fica a dica caso você pense que a disputa é tudo que existe. Já indo em direção a Rota 104, um Wurmple me aparece e não demorou muito para eu evoluí-lo para um poderoso Beautifly.

Pokémon

Wally precisa da sua ajuda e nos faz refletir sobre toda a disputa.

Considerando que o primeiro ginásio, assim como Kanto, é do tipo Pedra isso não me ajudará tanto. Na verdade nenhum deles conseguiria fazer algo contra Roxanne de forma efetiva. Porém, não podemos desconsiderar que as formas finais de cada Pokémon carrega uma força maior que o que encontramos normalmente e não podemos descartá-lo como um bom trunfo na manga. E para a minha surpresa, um deles é o aprendizado da técnica Absorb, do tipo planta. Ou seja, a cartada já estava formada.

Na empolgação com a Beautifly, segui para a Floresta de Petalburg e acabei perdendo a captura de um outro Poochyena derrotando-o diretamente. Quem nunca se anima a ponto de esquecer algo? Acontece. No fim da sua rota, um executivo da Devon Corporation está caçando Shroomish e acaba sendo atacado pelo Team Aqua. Vendo toda a cena, não há outra opção senão proteger o funcionário e enfrentar o time vilão. A batalha é simples, mas carrega uma ameaça maior do que está por vir.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem08

A batalha contra o Team Aqua acende o alerta da ameaça.

A partir daí você retorna para a Rota 104 e enfrenta outros treinadores, além de encarar seu primeiro combate em duplas de toda a série. Pode parecer algo besta, mas é um sistema que permanece até hoje e sua estreia é um momento marcante para os fãs da série. Quem acompanhava no passado sabe do que estou falando. Depois disso vem a cidade de Rustboro, lar da própria Devon Corporation, da Escola Pokémon e do mestre do corte, que pode ensinar o HM Cut para os seus monstrinhos e do Ginásio de Roxanne.

Antes dei um pulo na Rota 116, que fica do lado direito à cidade e está liberada para explorar e enfrentar os treinadores locais. Capturei um Nincada lá, posso ter um Beautifly, mas este ficaria muito bem guardado na minha box para uso futuro. Um Ninjask e Shedinja seriam excelentes adições para caso as coisas deem errado. Já dentro do Túnel de Verdanturf só há uma opção, Whismur. E não deixei ela passar, pegando um para mim. Próximo passo: enfrentar a própria líder e encarar uma grande rocha em minha frente.

Pokémon

A primeira batalha em dupla de toda a franquia é marcante.

Voltando para Rustboro, chegou a hora de encarar Roxanne. Com um time formado por Torchic, Poochyena, Zigzagoon e Beautifly eu estava em desvantagem. Mas “azar o meu”, como dizem. Infelizmente não encontrei nenhum Shroomish na Floresta de Petalburg nem ao menos um Marill. Teriam sido de grande ajuda. Contando com o Absorb da minha borboleta, vencer os treinadores que estavam apenas com o Geodude foi uma tarefa simples.

Em Pokémon Emerald, a líder também conta com dois Geodude. Isso também não me deu o menor trabalho, contando com a Beautifly para impedir estes pormenores. Porém tinha um enorme Nosepass em meu caminho. Tive de contar com a técnica Bite de meu Poochyena. Concordo plenamente com vocês, caros leitores, ela não é nada poderosa e traz mais dor de cabeça do que ajuda. Mas ia fazer o que? Ember do Torchic ou o Headbutt do Zigzagoon, entendem? O bom do ataque Bite é que ocasionalmente causa o status flinched, pulando a rodada do oponente.

Nuzlocke Pokemon Emerald Imagem12

Roxanne é a primeira líder de ginásio da região de Hoenn.

Isso não salvou a situação, colocando o Poochyena em risco e me obrigando a contar com o Torchic para finalizar a batalha. Para a minha sorte, o Ember causou o status de queimado e ajudou a derrubar o poderoso Nosepass. De quebra, meu Pokémon aumentou de nível e evoluiu para Combusken. Tarde demais para aprender a técnica Double Kick, mas ao menos não perdi nada significante nesse confronto. Com a Insígnia de Pedra em mãos, era a primeira das oito vitórias necessárias para chegar na Elite dos 4.

Saindo do ginásio, você descobre que o Team Aqua está atacando novamente e os seus membros finalmente conseguiram roubar o que queriam da Devon Corporation. O executivo volta a pedir a sua ajuda, te fazendo voltar até a Caverna de Verdanturf para resgatar o item. Chegando lá, para a sua surpresa, o criminoso também está com um refém: o pequeno Peeko, um Wingull. Seu dono, Sr.Briney, está preocupado e você tem cada vez mais atribuições do que gostaria. Derrotando o vilão, ele desaparece correndo e larga para trás tudo o que foi buscar.

Pokémon

O Pokémon Navigator auxiliará bastante em sua jornada.

Peeko volta para as mãos do Mr.Briney e você vai diretamente para a Devon Corporation. O executivo queria que conhecesse o grande chefe da empresa, o Sr.Stone. Agradecendo por sua constante colaboração, ele te oferece o PokéNav, um dispositivo que permite que acesse o mapa e agende batalhas contra treinadores que já encontrou anteriormente. Ele é extremamente útil e ajudará bastante em seu trajeto, então use com sabedoria.

Antes de partir, ele te pede mais um favor. Como Red é um treinador confiável, Sr.Stone solicita que entregue uma carta ao seu filho que está na Cidade de Dewford e um documento para o Capitão Stern. Você já teria de seguir aquele caminho mesmo, então, de malas feitas, você parte em direção aos novos lugares. Mas para chegar lá, será necessário pegar um barco. Onde será que você viu uma embarcação mesmo? Será que foi na casa do velho Briney? Não era muito longe, mas o trajeto levaria para um novo capítulo da aventura e muita coisa para ver neste continente.

Nuzlocke 9 Trainer Card 01Continua…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x