Conecte-se conosco

Artigos

Nuzlocke #25: Entrando numa fria em Pokémon Shining Pearl

Publicado

em

Pokémon

Como funciona o Nuzlocke em Pokémon?

  • Regra 1 – Apenas o primeiro Pokémon de cada local visitado pode ser capturado. Se derrotá-lo em batalha, sua chance se perdeu ali.
  • Regra 2 – Se o seu monstro de bolso chegar a 0HP, terá de descartá-lo do seu time.
  • Regra 3 – Não capturar monstros encontrados no Grand Underground.
  • Regra 4 – Não utilizar de forma alguma monstros ou ovos dados por NPCs.
  • Regra 5 – Caso a sua equipe inteira perder o combate, você recomeçará o jogo do zero.

O corpo de minha querida Empoleon mal esfriou e já fui levado para a livraria de Canalave, onde estudaria as lendas mais antigas da região de Sinnoh. Lá dentro, no meio de tantos livros e estantes pesadas um terremoto ocorre e é aquela coisa: o luto pode aguardar quando o mundo está mergulhando no mais puro caos.

A Equipe Galactic estava fazendo uma baguncinha atrás de três Pokémon lendários: Uxie, Mesprit e Azelf e começaram a invadir os maiores lagos de toda a região. Como o professor Rowan está muito idoso, cabe a Red, Barry e Dawn se dividirem nos três locais para salvar o dia e impedir aqueles loucos…digo, meus equivocados colegas a concretizarem o seu plano de dominar e redefinir a nossa realidade.

A primeira parada é no Lago Valor, próximo da cidade de Pastoria. Aterrissando por lá, sigo pela Rota 213, subo pelo Hotel Grand Lake e chego no meu objetivo com um grande choque. Sem o menor pudor eles explodiram todo o lago e criaram uma imensa cratera onde ele ficava. Cheio de Magikarp pulando pela água e um cenário de puro caos, decido abrir caminho até chegar ao responsável para tirar uma satisfação do que rolou.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img33
Olha o que vocês fizeram! Meu amigo…

Os planetas desalinhados de Pokémon

Saturn estava por lá, porém não foi sequer um desafio a ser considerado. Com um time formado Kadabra, Bronzor e um Toxicroak, nem mesmo este último Pokémon resistiu ao combo que carrego comigo. Mesmo sem Empoleon, meu time está avassalador e sua presença que garantiu que tudo daria certo sem a menor dor de cabeça.

Depois dali, resolvi ajudar Dawn no Lago Verity, aquele do início da aventura que fica um pouco acima de Twinleaf. Nem perdi tempo, voltei para a cidade onde tudo começou, recuperei o pouco do HP que perdi na batalha anterior e já subi diretamente para atacar o próximo administrador que estava causando confusão nos diferentes polos do mapa.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img29
Salvar a Dawn da Mars é tarefa fácil

A coitada da Dawn estava realmente com problemas para encarar toda a Equipe Galactic e tive de intervir para resolver a história. No comando da operação estava Mars, que contava com um time semelhante ao de Saturn. Bronzor se repetia, mas ela carregava também um Golbat e um Purugly, quais não deram tempo nem de chamar o que veio a seguir de uma batalha justa. Com Staraptor, Kricketune, Crobat, Gengar e Pikachu nada tinha a temer em relação a estes lacaios do Cyrus.

Faltava apenas um para ser enfrentado, que seguiu para o Lago Acuity. O problema é que ele fica próximo a Snowpoint, uma das cidades ao norte do mapa e que sequer pisei. Assim, voei para Celestic e entrei no Monte Coronet para seguir até o local. Era bom eu me apressar, já que Barry saiu correndo e deve estar em apuros do mesmo modo como encontrei a outra treinadora. Esses jovens com Pokémon, viu?

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img31
Difícil é ver o espanto deles toda vez

Neve, eu escolho você

Saindo de dentro do ponto mais alto de Sinnoh, me deparo com uma neve fina caindo e alguns treinadores em meu caminho na Rota 216. Pensando em integrar um membro novo na equipe, já que eu não posso chegar na Elite dos 4 e na frente da Campeã com um membro do time faltando, resolvi me jogar na grama alta para ver o que vinha na minha frente. E o primeiro que me apareceu foi Machoke.

Capturando ele, ainda não estava satisfeito com o resultado que tinha em mãos. Afinal de contas, era uma área de gelo e um Pokémon do tipo seria uma boa pedida contra um certo Garchomp do último desafio de Shining Pearl. Prossegui enfrentando os demais adversários e alcancei a Rota 217, onde algo mais próximo da minha descrição me aguardava: Snover, o futuro Homem-das-Neves.

Apesar da falta de monstrinhos do tipo Fogo neste game, eu não sabia se queria alguém que tomasse 4 vezes mais dano do que deveria. O mesmo valeu para o próximo, qual encontrei na frente do Lago Acuity. Sneasel é um dos meus designs favoritos de toda a franquia e conquistar um no Nuzlocke é uma baita vitória para mim. Porém, ele tem uma série de fatores que não favoreceriam uma run nesta geração. A principal é a ausência de qualquer movimento próprio de Gelo ou Noturno que usem seu avantajado poder de ataque. É inadmissível, nem com TM tem algo que aproveite sua natureza.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img27
Um bicho tão bonito e jogado para escanteio

Entre o trio que estava comigo dos novatos e até daqueles que carregava comigo na box, como o Psyduck, Shellos e até mesmo o Barboach…decidi seguir com o Machoke. Primeiro porque sabia que ia encarar o ginásio de Snowpoint em algum momento, o que significa que eu precisava ter alguém para quebrar o gelo. Se é que você me entende.

Como a Equipe Galactic estava impedindo a minha entrada no Lago Acuity, a hora de treinar e encarar Candice tinha chegado. Como Machoke estava em um nível baixo em comparação aos demais, fiz questão de adiantar todo o treinamento no Grand Underground e chegar no ginásio com o Pokémon musculoso ao menos no lv.50. Considerando que todos os demais estavam no lv.54, para mim era um ponto seguro e de equilíbrio com o restante do time.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img25
O esquema é treinar contra outros treinadores

VS Candice

Entrando no ginásio, priorizei a utilização de Machoke contra os demais desafiantes que estavam no caminho. Porém, devo afirmar aqui que este é um dos ginásios mais diversificados e não se prendiam apenas aos monstrinhos congelantes da franquia. Tentacruel, Steelix e até um Quagsire perdidos apareceram pela minha frente, me vendo obrigado a alterar a estratégia às vezes para não acabar numa furada e com outro óbito em minha conta. Já chega de dores, não concorda?

Além disso, o puzzle deste ginásio é um dos mais chatinhos se você não presta atenção no que está fazendo. Com diversas bolas de neve pelo trajeto, você tem de abrir caminho entre elas para chegar até Candice. Porém, com o piso escorregadio, isso é uma tarefa bem complicada quando não há foco. Uma recomendação é eliminar todos os treinadores ao seu redor para aí sim pensar nisso. Antes é besteira e você perderá mais tempo – além dos neurônios, lógico.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img22
Haja bolas de gelo para dissolver

Para me ajudar, contei com o apoio de meu grupo pessoal para poder evoluir Machoke em Machamp e ter um Pokémon mais parrudo para confrontar a líder de ginásio. Vamos combinar, se é para enfrentar alguém, que seja em nossa melhor forma para não dizer que perderam em condições incompletas. Se eu vou vencer, tenho de fazer isso no meu melhor. Anota aí que esses conselhos de vida não aparecem sempre.

Já de frente para Candice, não tinha mais fuga. Gelo VS Campeão de Hoenn. A treinadora não quis ousar no início do combate e jogou Snover para me encarar. Apesar de não ser um monstrinho forte, ele chega com uma estratégia que pode complicar os desavisados. Snow Warning é uma habilidade que invoca uma chuva de granizo assim que a criatura aparece em campo. Esta não fere o tipo Gelo, porém todo o resto sofre danos a cada rodada. Ou seja, meu Machamp perderia HP aos poucos.

Isso não impediu ele de dar uma baita de uma bicuda no pequenino, jogando ele para fora do ringue com um Low Kick. Depois disso surgiu Sneasel, que leva 4x de dano para os monstros do tipo Lutador. E Machamp, que já estava em campo, não teve o menor tipo de trabalho ao repetir o mesmo movimento e levar o colega de Snover para a lona da mesma forma que ele.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img14
Toma essa bicuda!

Como eu comentei anteriormente, este ginásio é um pouco maluco e ela me aparece com um Medicham em seguida. Ué, o que um Pokémon Lutador/Psíquico faz ali? Boa pergunta, caros leitores. Porém, não quis arriscar e tirei o Machamp de seu caminho, jogando mais seguro com o Gengar na dianteira. Um Shadow Ball e tchau para o intruso, qual devo alertar ser jogo baixo de Candice.

Por fim veio o temido e perigoso Abomasnow. Podia ter dado sequência ao Gengar, já que o mesmo também possui consigo o movimento Sludge Bomb que é superefetivo. Porém, como ela ousou ao usar uma criatura que não tem nada a ver, eu a derrotaria com uma estratégia semelhante. Chegou a hora de Kricketune brilhar e posso afirmar que o homem das neves não durou dois rounds com um X-Scissor direto e com direito a Critical Hit para deixar a vitória ainda mais gostosa.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img8
Abomasnow piscou, Kricketune chegou com o X-Scissor

O fim da Equipe Galactic…ou não?

Agora que Candice estava derrotada e obtive minha sétima insígnia, o caminho estava aberto para eu entrar no Lago Acuity na voadora de dois pés. Sem ninguém impedindo minha passagem mais, chego lá com meus Pokémon apenas para ver que Barry perdeu o combate de forma vergonhosa para Jupiter. Ela tira um sarro e sai dali, avisando que eles já tinham conquistado o que precisavam e voltariam para o seu esconderijo, na cidade de Veilstone. P*%$@ Barry! Custava ter segurado a onda?

Sem a menor paciência já, fui direto para lá e me deparei com o meu amigo da Equipe Galactic na frente da sede do edifício. Óbvio que ele se lembrou de mim e dos bons tempos, derrubando a chave digital para eu poder entrar nas salas trancadas sem o menor problema. Quem disse que o poder da amizade não ajuda na franquia dos monstros de bolso também? Eu que não fui.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img4
Ao menos temos amigos que facilitam a entrada nos lugares

Invadindo as diversas salas do edifício e encarando uma série de membros do time maligno, chego nos teleportes giratórios. Ah, o clássico da franquia. Porém, desta vez ele está longe de ser tão confuso e bizarro do que o visto na sede da Equipe Rocket ou o Ginásio de Saffron em Kanto. Ainda bem, diga-se de passagem.

Avançando nas salas, encontro Cyrus escondido em uma delas. Cansado de me deixar sair impune de minhas intromissões, ele decide me confrontar de vez e me aparece com um time de Pokémon formado com Murkrow, Sneasel e Golbat. Sério mesmo que a galera segue um cara com as ideias de maluco que ele segue e sem uma formação de ponta para eliminar as ameaças de seu caminho? Preciso nem comentar que não durou nem um minuto a batalha por completo.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl Img7
Belo cenário…para ser derrotado, não é Cyrus?

Apesar disto, ele me explicou seu plano mirabolante. Usar Uxie, Mesprit e Azelf para criar a corrente vermelha e prender Palkia, o guardião do espaço de Sinnoh. Assim ele reconstruiria a realidade da forma como bem entendesse e acabaria com tudo da forma como conhecemos este mundo. Simples assim, quem nunca teve um objetivo megalomaníaco na vida? (se a sua resposta para isso for um SIM, procure um tratamento psicológico com urgência)

Com a fuga dele para concretizar seus planos no Monte Coronet, fui deixado lá para liberar as criaturas lendárias dos lagos, quais continuavam presas. Tive de derrubar Saturn do caminho? Sim, mas pelo menos os pequenos estavam livres. Só tinha que chegar no Pilar de Lança que fica em seu topo para impedir Palkia de reescrever a realidade. E este será o próximo passo: salvar o mundo e me tornar o maior treinador Pokémon que existe. Isso se eu for forte o bastante para vencer os próximos desafios.

Nuzlocke 25 Pokemon Shining Pearl TC
Continua…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x