Conecte-se conosco

Artigos

Poker Club busca trazer a experiência definitiva do esporte aos consoles

Publicado

em

poker club 01

O poker é um dos jogos de cartas mais populares do planeta, com milhões de praticantes mundo afora, seja em torneios presenciais ou online. Naturalmente, a modalidade sempre teve espaço nos vídeo games ao longo das gerações, tanto em games próprios, como a clássica série World Series of Poker, quanto em “participações especiais” em títulos consagrados, aparecendo como mini-game jogável em franquias como Red Dead Redemption, Far Cry, Fallout e outras.

Este vasto mercado ganhou, recentemente, mais um simulador que tem como meta trazer a experiência mais imersiva do esporte da mente em todos os tempos – ao contrário de concorrentes como o Prominence Poker, que foca mais no arcade. Trata-se de Poker Club, lançado em 2020 pela Ripstone para todas as plataformas (Xbox One, Xbox Series, Playstation 4, Playstation 5, Nintendo Switch e PC). Confira os principais aspectos do game caso você queira tentar a sorte em uma mesa ou torneio de poker.

Evolução visual

Com o intuito de ser o simulador definitivo da modalidade nos consoles, Poker Club aposta em todos os recursos de nova geração para turbinar o gráfico e ser ainda mais imersivo, o que o coloca a frente de qualquer jogo do gênero já criado. Desde a possibilidade de jogar em Ultra HD 4k até o ray tracing presente até nos reflexos das fichas, o game tem bastante sucesso neste aspecto.

O nível gráfico permite a Poker Club criar ambientações quase perfeitas, seja em porões e galpões obscuros dos estágios iniciais do game até os rooftops luxuosos de Nova York. Todos os pequenos detalhes são pensados, de modo a proporcionar, de fato, uma jogabilidade imersiva em primeira pessoa.

poker club 02
Parece foto, mas não é.

Também é possível customizar o próprio personagem. Embora as escolhas sejam limitadas no começo, as opções para a customização crescem à medida em que o jogador aumenta seu nível. O game peca ao não ir além nas expressões corporais e faciais que são um componente crucial no poker profissional, mas, de modo geral, tem pontos positivos na parte gráfica.

Para jogar de preferência online

Embora o modo offline esteja presente, Poker Club é um jogo essencialmente online. Uma vez que o foco está em disputar partidas contra outros jogadores reais, ao contrário dos clássicos títulos de World Series of Poker, World Poker Tour ou até o Prominence Poker, é necessário que os jogadores possuam um bom conhecimento para ter sucesso – afinal, os adversários não são máquinas. Portanto, ter domínio de algumas táticas do poker é o diferencial para conseguir progredir no game.

poker club 03
Sai pra lá que é tudo meu!

Poker Club é, essencialmente, um jogo de Texas Hold’em – e esta é apenas uma vertente do poker. Um ponto negativo é o fato de não explorar mais a fundo outras modalidades populares do esporte da mente, como o Omaha e o Seven Card.

Porém, o game da Ripstone compensa ao oferecer boa diversidade em modos de jogo, com cash games, MTTs, freezeouts, shootouts, super-turbos, bounties – cada um com suas particularidades que não cabe explicar neste review, mas que trazem uma variedade aos diversos estilos de “grinders”, como os jogadores de poker são conhecidos.

O principal atrativo de Poker Club é o PCC Poker Tour, que é o circuito mundial de poker, com mais de 80 eventos distintos. É no Tour que o jogador progride no game, ganha conquistas e completa alguns desafios especialmente pensados para cada torneio, competindo online com jogadores de poker de todo o planeta e acumulando prêmios e dinheiro para seguir prosseguindo no circuito.

poker club 04
Interface do PCC Poker Tour.

Ao fim do PCC Poker Tour está o Showdown. Este, em tese, é o objetivo máximo do game. Conquistá-lo significa tornar-se um profissional de nível mundial no esporte. Mas isso não significa que a partir daí o jogo fica obsoleto, já que ainda é possível entrar em outras partidas a qualquer momento.

Este, aliás, é outro ponto forte de Poker Club: encontrar uma mesa para jogador não é tarefa muito difícil, pois a comunidade de jogadores é bastante ativa em qualquer hora do dia – embora longe dos patamares dos jogos mais consagrados do cenário competitivo multiplayer.

Para quem quer ficar à parte do cenário competitivo real do PCC Poker Tour, o game ainda fornece a possibilidade de um modo personalizado, o que permite aos jogadores criarem os próprios clubes e jogarem com amigos convidados. O modo também permite a customização de torneios e o compartilhamento deles com toda a comunidade.

poker club 05
Poker Club permite criar seu próprio clube para convidar os amigos.

Para quem gosta de poker, ainda que casualmente, o jogo da Ripstone é uma boa pedida e garantia de diversão. Embora alguns aspectos possam ser melhorados, como as expressões faciais, ele cumpre a promessa de uma experiência imersiva, traz modos de jogos diversos e proporciona contato com uma comunidade ativa, o que o coloca muito à frente de seus principais concorrentes.

Os preços, via de regra, estão sempre abaixo dos R$ 100 em todas as plataformas – ainda caro em comparação ao Prominence Poker, que é gratuito no PC e nos consoles, mas um valor justo considerando a experiência que Poker Club proporciona, sobretudo por sua excelência gráfica.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x