Conecte-se conosco

Artigos

Protesto contra o machismo no mundo gamer

Publicado

em

jessie cosplay bgc capa

Olá! Será que poderíamos falar sobre um assunto chato, mas extremamente necessário? Então vamos falar sobre a cultura machista que infelizmente também atinge o mundo gamer.

Há pouco tempo nós vimos na mídia o episódio com o ator José Mayer, sobre a atitude nem um pouco digna dele. Vimos também no BBB17 outro exemplo de agressão. E hoje, infelizmente, o exemplo que vou citar aconteceu comigo. Mas antes de continuar, vou deixar aqui o que diz a lei sobre assédio e agressão contra a mulher:

“Importunação ofensiva ao pudor: é o assédio verbal, quando alguém diz coisas desagradáveis e/ou invasivas (as famosas “cantadas”) ou faz ameaças. Tais condutas também são formas de agressão e devem ser coibidas e denunciadas conforme Art. 61 da Lei nº 3688/1941”. – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública.

Sim, amigos e amigas gamers. Durante a BGC (Brasil Game Cup), que aconteceu neste último final de semana no Rio, fui assediada/agredida sem mesmo saber. Hoje o youtuber Romanov – convidado do evento – publicou um vídeo em seu canal onde ele fez de tudo para filmar minha “traseira”. Depois de conseguir, ele fala um monte de besteira e ainda dá nota. Tudo foi feito a certa distância e eu, em momento algum, soube o que estava acontecendo. Apenas estava lá trabalhando pra Warner com meu cosplay de Mass Effect 3 (Comandante Shepard) e recepcionando as pessoas no estande da Saraiva.

romanov assedio bgc 2017

Eu já usei diversos cosplays nesses meus 8 anos como cosplayer. Muitos deles foi a representação da Lara Croft com seu shortinho e regata azul e, em nenhum momento, passei por tal situação. Agora com a Comandante Shepard em um cosplay de armadura, que me cobre da cabeça aos pés, isso acontece… Chega a ser controverso.

O vídeo foi retirado do ar depois de muitas denúncias e uma atitude junto à coordenação do evento já está sendo tomada, que tenho que destacar que a todo momento se mantiveram contra a atitude tomada por esse rapaz.

Algumas pessoas me perguntaram se eu não tenho medo da exposição causada pelo compartilhamento da história. Pois bem, a minha resposta é não. Não há vergonha alguma em denunciar tais atitudes, a vergonha repousa sobre ele e somente ele.

Meninas, gamers/cosplayers ou não, não se deixem abalar por esse tipo de agressão/assédio.
Meninos, gamers/cosplayers ou não, não se calem ao ver algo deste tipo acontecer.

Tais atitudes não devem ser amenizadas e nem escondidas. Nem mesmo se acontecerem durante uma partida online (como vive acontecendo). Eu só tenho a agradecer aos meus amigos e amigas que denunciaram o vídeo e expuseram a história. Se não fosse por eles, esse vídeo ainda estaria no ar.

Nós do Gamerview repudiamos qualquer forma de agressão e assédio, seja no mundo gamer ou fora dele.

Até o momento, a organização do evento não se pronunciou sobre o caso com nota oficial aos ofendidos e ao público.

Foto de capa: Rio Rock Way

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

13 comentários
Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alice Grosseman Mattosinho
Alice Grosseman Mattosinho
5 anos atrás

Que merda, Jessie! O pior é esse tipo de atitude não ser levada com a seriedade que deveria, já que os eventos raramente punem quem faz essas bostas. Sinto muito que tivesse que passar por isso e obrigada por compartilhar. Agora sei mais um assediador pra ficar atenta.

Shadow Geisel
Shadow Geisel
5 anos atrás

Mas que babaca virjão, heim? O lamentável é que esse tipo de atitude seja tomada como o reflexo de um mundo gamer totalmente machista (o que acredito que não seja, visto que a própria autora afirmou que foi a primeira vez que aconteceu, e sob circunstâncias até contraditórias-excesso de roupa).

Barbara Scarrow
Barbara Scarrow
5 anos atrás

Sei bem como é isso…quando fiz a Lilith de darkstalkers, no animefriends de 2006!, me filmaram por 20 minutos…sem eu saber…altos closes na minha bunda e falando o que iam fazer quando chegassem em casa…o video foi parar no youtube!! mas divulguei no orkut e de tanto denunciarem , apagaram o video. É tenso..as pessoas nao tem noção, e com camera e internet as pessoas ficam muito “corajosas”.

Nendo
Nendo
5 anos atrás

Fica corajosa pois tem milhares de “seguidores” que o promove, so olhar os conteudo do youtube mais visto, sempre é a mesma coisa.

Rodrigo Souza
Rodrigo Souza
5 anos atrás
Reply to  Nendo

Exatamente.. veja o caso do médico lá do BBB que agrediu moralmente a menina e depois disso ainda foi salvo pela audiência.. a sociedade está podre!

Desenvolvedor RRW
5 anos atrás

A Rio Rock Way repudia esse tipo de comportamento e lhe oferece total apoio Jessica Gomes.

Carlos Zaga
Carlos Zaga
5 anos atrás

ah va se fosse 1 bombadinhu filmanu ningueim diria nda

Guilherme Bova
5 anos atrás
Reply to  Carlos Zaga

Q?

Ana, A. Karla
5 anos atrás
Reply to  Carlos Zaga

Não quis que faltasse nenhum velho comentário babaca né?

Publicidade
13
0
Would love your thoughts, please comment.x