Conecte-se conosco

Artigos

Retroview #1: R-Type, um jogo de navinha para gente grande

Publicado

em

r type bg

R-type é um shmup, um jogo de navinha de scroll horizontal para o arcade desenvolvido pela Irem em 1987 e, certamente, um dos grandes jogos do gênero.

A primeira vez que vi R-Type eu estava de bobeira em uma loja em são paulo chamada MSX projetos. Tinha um carinha lá que sempre tinha novidades do Japão e naquele dia ele estava com um PC Engine ligado rodando justamente o R-Type. Eu fiquei de queixo caído com o que estava vendo na tela, minha referência de jogo de navinha era Gradius e R-type está muito, mas muito a frente no departamento gráfico.

O grande inimigo em R-Type é o império Bydo, uma raça alienígena que quer acabar com os humanos. Você pilota uma nave R9 incrivelmente poderosa capaz de aniquilar um império inteiro sozinha. Parece fácil, mas não é. R-Type é um jogo bem difícil que não perdoa erros, exige reflexos e boa memória do jogador – como todo jogo de navinha que se preze deve fazer.

r type 01
O chefão da primeira fase lembra um xenomorfo, da franquia Alien.

O estilo visual de R-Type foi bem diferente do que havia para a época. No Gradius, por exemplo, predominam cores mais vivas, com um clima mais alegre. Até mesmo no design dos inimigos tudo pende para o lado mais feliz da força. Mas R-Type não quer nem saber disso, é muito mais sombrio e tem uma pegada muito mais adulta do que se via até então. Os inimigos, com suas formas orgânicas e mecânicas, foram inspirados no filme Alien. O pôster japonês deixa isso bem claro.

A mecânica de jogo de R-Type oferece alguns diferenciais bem interessantes, o seu escudo pode ser acoplado tanto na dianteira quanto na traseira da R9 ou pode ser usado como arma ao mesmo tempo simplesmente entrando em contato com os inimigos. Além disso você pode acoplar mais dois satélites que vão te dar mais proteção e aumentar o poder de fogo em geral. Durante as fases novas opções de armas aparecem na tela, desde lasers refletores, tiros que se arrastam por superfícies, mísseis e além de tudo isso você pode acumular energia para um ataque especial, que é bem poderoso e muito útil nos chefes de fase.

r type 02
Quarta fase só no scroll parallax.

A música de R-Type também é um caso à parte. A trilha sonora foi composta por Masato Ishizaki, e como ele mesmo descreve, a música de R-Type foge do padrão do videogame e tem uma pegada mais cinematográfica, que combina maravilhosamente bem com o design do jogo.

Tem ports de R-Type para todos os gostos possíveis e, por incrível que pareça, muitas versões são extremamente competentes e fiéis ao arcade. A versão do PC Engine é quase perfeita e até a versão do Master System impressiona. Mas se você quiser jogar a versão do arcade, recomendo o R-Type Dimensions. Ele saiu para quase todos os consoles mais modernos como o Xbox 360, Playstation 3 e 4, Switch e até no Steam (PC).

R-Type é um jogo essencial para todos os fãs dos jogos de navinha, simplesmente imperdível.

Para mais histórias sobre retro gaming, conheça o Canal Aperte Starthttp://bit.ly/canalapertestart

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jcomune comune
jcomune comune
2 anos atrás

Franquia e matéria top! PARABÉNS ED

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x