Conecte-se conosco

Artigos

Entenda como a tecnologia está mudando os jogos eletrônicos

Publicado

em

tecnologia mudando os jogos
Imagem de Ron Lach em Pexels

Assim como a bola é necessária para que haja futebol, a tecnologia é fundamental para os jogos eletrônicos, por ser o que sustenta esses serviços. Mesmo quando os games eram mais simples, eles possuíam todo um aparato por trás, para que as cores, movimentos e experiência fossem daquele jeito. 

Para a felicidade dos amantes de jogos eletrônicos, a tecnologia avançou bastante nos últimos anos, fazendo com que a vivência se tornasse ainda mais interessante. Basta comparar uma competição atual com outra de vinte anos atrás para observar a diferença. Confira a seguir alguns dos nomes de tecnologias que estão revolucionando o universo gamer!

Streamings

A nuvem mudou a forma como todos armazenam dados na internet, e não seria diferente com os games. Antes, só era possível jogar algo se a pessoa tivesse o jogo em si, ou seja, o dispositivo físico (um cd, por exemplo). 

Atualmente, é muito mais simples, por conta da nuvem. Ou seja, o jogo pode não estar em algo específico, mas em uma “área digital”. Porém, como os jogos costumam ser pesados, a transferência de arquivos pode não ser tão fácil. Isso fez com que surgissem os streamings, plataformas semelhantes a Netflix onde é possível acessar e escolher o que deseja jogar. 

Arquitetura SoC 

Os jogos mobile só ganharam popularidade porque os aparelhos estão mais robustos. Hoje um smartphone de preço intermediário tem memória RAM avançada, grande espaço de armazenamento e muito mais. 

Além disso, os novos aparelhos contam com arquitetura SoC (System on a Chip), que divide o processor em duas partes: uma são os núcleos BIG para as aplicações pesadas e a outra são os núcleos Little para recursos para leves. Por conta desse avanço, os smartphones conseguem rodar jogos realistas, como Call of Duty. 

Árbitro de vídeo

Popularmente conhecido como VAR, o árbitro de vídeo chegou para tornar as competições mais justas. Afinal, nem sempre é possível entender como uma jogada ou lance aconteceu, sendo necessário realizar uma checagem. 

O mesmo vale para as competições digitais. A possibilidade de confirmar os dados é ainda mais importante em apostas desportivas de futebol, por permitir a realização de palpites mais seguros. Sem contar que os apostadores jogam menos no escuro.

Inteligência artificial 

Outra tecnologia que impactou o mundo dos games é a inteligência artificial. Ela consiste na programação de funções pré-determinadas, o que permite até criar adversários a alturas dos seres humanos. 

Dessa forma, a IA pode tornar o jogo mais desafiador, pois é como se houvesse outra pessoa jogando. Além do mais, a máquina aprende novos movimentos e lances e, por isso, está sempre se aperfeiçoando e melhorando. 

Sensor de movimentos 

O sensor de movimentos também deixou os jogos mais realistas e interessantes. Um dos primeiros que se beneficiou foi o Just Dance, game em que o jogador faz a coreografia de acordo com o que vê na tela. 

Esse tipo de dispositivo fez bastante sucesso há uns anos, mas depois sumiu do mercado. Ainda assim, a possibilidade de o universo digital captar o que a pessoa está fazendo é bastante interessante, e pode ser aproveitada mais no futuro. 

Realidade virtual 

Devido ao metaverso – espécie de novo mundo digital -, tem se falado cada vez mais na realidade virtual. Essa tecnologia, que está sendo aprimorada, consiste em um ambiente que recria o mundo real, permitindo a interação total dos jogadores. 

Para ter acesso a esse cenário, as pessoas precisam usar óculos especiais, que contam com sensores e fones de ouvido. O dispositivo possibilita esquecer do mundo normal e embarcar em um local totalmente diferente. Por conta dessa experiência lúdica, a expectativa é que os jogos se aproveitem ainda mais da tecnologia. 

Como se percebe, os jogos eletrônicos estão de mãos dadas com a tecnologia. Quanto mais os hardwares e softwares são capazes de evoluir, melhor é a experiência para os jogadores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x