Conecte-se conosco

Artigos

Os dez consoles da Nintendo mais vendidos

Publicado

em

Nintendo

A Nintendo, conhecida mundialmente por ser a casa do Mario, Link, Pikachu e vários outros ícones do mundo dos games, também é uma das empresas do ramo que mais vendeu consoles na história. Enquanto o passado mostra a sua força, o futuro não deixa por menos, com o grandioso sucesso de seu primeiro aparelho híbrido, o Switch, vendendo cada vez mais.

Para situar você, preparamos essa lista dos dez videogames da empresa mais vendidos de todos os tempos e já adianto que não vai demorar muito para esse parâmetro mudar. Vendendo ainda mais que o PlayStation 5 e o Xbox Series, o Switch está presente em milhões de lares pelo mundo e essa tendência mostra que daqui uns anos ele pode chegar até na primeira colocação daqui.

Sem mais delongas, vamos ver como está essa tabela e em qual posição está o console da Nintendo que mais marcou a sua vida:

10 – GameCube

Top 10 Nintendo GameCube

Começando com o patinho-feio dessa lista, o GameCube foi um dos videogames mais experimentais da empresa. Dando destaque para jogos distintos da linha que trabalharam nas gerações anteriores, o console foi lar de Luigi’s Mansion, Metroid Prime, The Legend of Zelda: Wind Waker e outros títulos que só acrescentaram ao hall da empresa.

Vale lembrar que os fãs que aguardam por Pokémon Legends: Arceus, foi no GameCube que tivemos o nosso primeiro RPG da franquia em um console de mesa. Pokémon XD: Gale of Darkness foi um marco na franquia, assim como tivemos o famosíssimo Super Smash Bros. Melee, aclamado até os dias atuais e pedido em todos os campeonatos da série.

Número de vendas globais: 21,74 milhões de unidades
Posição no ranking mundial: 20º

9 – Nintendo 64

Top 10 Nintendo 64

Falar que o GameCube foi experimental é certeiro, porém o Nintendo 64 foi inovador. A empresa sabia que precisava de algo para bater a novata Sony no mercado e trouxe todos os seus maiores sucessos para a plataforma, não medindo esforços para renovar seu compromisso com o público. The Legend of Zelda: Ocarina of Time até hoje segue como o título mais bem-avaliado de todos os tempos, assim como é redundante citar a importância de Super Mario 64 nos jogos 3D.

Repleto de clássicos, até hoje alguns deles ganham remasterizações e sequências diretas. Só do ano passado para cá, por exemplo, tivemos Star Wars Episode 1: Racer e New Pokémon Snap chegando e revivendo a paixão dos fãs. Isso sem falar nas inúmeras referências, como vimos em Super Mario Odyssey e a presença de Epona em Breath of the Wild.

Número de vendas globais: 32,93 milhões de unidades
Posição no ranking mundial: 16º

8 – SNES – Super Nintendo Entertainment System

Top 10 Nintendo SNES

Colado ao N64, o Super Nintendo ou Super Famicom segue a lista sendo uma evolução natural do Nintendinho. Foi nele que as maiores franquias que temos no mundo dos games nasceram e seguem firmes até os dias atuais. Super Mario Kart, Donkey Kong Country e Star Fox fizeram a sua estreia por aqui e desde então seguem no coração dos fãs. Sinto muito se, assim como eu, você sente falta de F-Zero e Earthbound também.

Ele foi tão importante que nos últimos anos ganhou uma versão mini, com 21 jogos em sua memória e tem um imenso catálogo disponível para os assinantes do Nintendo Switch Online. Um clássico de sua época, completamente acessível para a nossa geração. E não digo apenas para os games da própria produtora, mas sucessos como Final Fantasy VI, Chrono Trigger e Mega Man X surgindo neste console também.

Número de vendas globais: 49,10 milhões de unidades
Posição no ranking mundial: 15º

7 – NES – Nintendo Entertainment System

Top 10 Nintendo NES

Vamos ser sinceros, se temos essa lista hoje foi graças ao NES, ou mais conhecido como Nintendinho por aqui. Ele foi o primeiro console de mesa lançado pela empresa, no ano de 1983 no Japão e foi aqui que a maioria de suas franquias de sucesso fizeram a sua estreia. Mario, Metroid, Donkey Kong e The Legend of Zelda saíram daqui e ganharam o mundo inteiro após inúmeras versões no futuro.

Assim como o SNES, o Nintendo Entertainment System também teve uma versão mini, assim como seus jogos disponíveis na assinatura NSO. Além dos citados acima, há em seu catálogo outros games aclamados como Excitebike, Tetris, Contra, Duck Hunt, Ice Climber, Punch-Out, Kid Icarus, Final Fantasy, Gradius, Castlevania…enfim, a lista é longa, mas deu para ter uma noção de sua importância.

Número de vendas globais: 61,91 milhões de unidades
Posição no ranking mundial: 13º

6 – Nintendo 3DS

Top 10 Nintendo 3DS

O sucesso do Nintendo 3DS é indiscutível e há várias razões para a sua presença nessa lista. Além de seguir as vendas excelentes do DS, que está um pouco mais a frente desse top 10, a chamativa tela 3D superior devastou a concorrência. Sem a necessidade de óculos especiais, esse fator adiciona profundidade e uma imersão ainda maior nos games mais amados da empresa.

Nem preciso dizer que Pokémon se aproveitou muito disso, assim como Mario Kart 7, o retorno de Kid Icarus e vários outros jogos que vieram nessa leva excelente. Vale lembrar que ele foi o responsável pela queda da Sony no mercado de portáteis, qual seu PSVita não aguentou o tranco e eles saíram de fininho após o fracasso de vendas. Até hoje ele se mantém no mercado com suas inúmeras versões, o Nintendo 2DS, o New Nintendo 3DS e suas variações.

Número de vendas globais: 75,94 milhões de unidades
Posição no ranking mundial: 12º

5 – Game Boy Advance

Nintendo

Sendo lançado após o sucesso avassalador do Color, o Game Boy Advance foi um dos principais portáteis do mercado e pasmem, com títulos interessantíssimos. Para quem achava que o nicho era preenchido apenas de Pokémon, pagou a língua ao ver The Legend of Zelda: The Minish Cap, Advance Wars, Castlevania: Circle of the Moon, Kingdom Hearts: Chain of Memories e diversos outros lançamentos dentro da plataforma.

Porém, tudo que é bom dura pouco e ele logo foi substituído pelo NDS. Isso não impediu a Nintendo de produzir diversas versões do console, qual encontrou melhorias na edição SP e depois chegou a esquecível edição Micro. Convenhamos, a tela era pequena demais e mal dava para enxergar parte dos textos. Mesmo com mancadas, ele atinge o quinto lugar do nosso ranking.

Número de vendas globais: 81,51 milhões de unidades
Posição no ranking mundial: 10º

4 – Nintendo Switch

Top 10 Nintendo Switch

Enfim, chegando bem perto dos três videogames mais vendidos da empresa, temos o novato Switch que completou em 2021 quatro anos de vida. Ele dispensa qualquer apresentação, sendo o primeiro videogame híbrido com portátil da companhia e trazendo consigo um verdadeiro panteão de franquias e marcas para consolidar a sua presença no mercado da atual geração.

Apesar de termos uma versão OLED no caminho e o Lite também marcar presença nos lares do mundo todo, não pense que ele está perdendo a força não. Temos verdadeiros sucessos a caminho e tenho a absoluta certeza de que vai impulsionar ainda mais as vendas do aparelho. Metroid Prime 4, Bayonetta 3, Pokémon Legends: Arceus e vários outros está no horizonte e duvido que não mobilizem uma legião de fãs apaixonados consigo.

Número de vendas globais: 90,87 milhões de unidades
Posição no ranking mundial:

3 – Wii

Top 10 Nintendo Wii

Abrindo o ranking dos verdadeiros campeões dessa lista está o percursor de todos os consoles que usaram controle de movimento: Nintendo Wii. Lembrado por trazer sucessos como The Legend of Zelda: Skyward Sword, Super Mario Galaxy e diversos outros games, ele também era o campeão de acessórios na sua época. Existia de tudo: desde encaixe de arco e flecha até raquete para dar uma imersão ainda maior ao seu fiel público.

Chegando um pouco depois do PlayStation 3 e do Xbox 360, a promessa era que a empresa trouxesse a geração para outro nível, porém nós sabemos que a banda Nintendo toca de outra forma e isso desapontou parte do seu público. Expectativas à parte, foi ali que vimos o foco deles na diversão e finalmente virar o controle também movia o volante de Mario Kart. Um marco na história dos consoles de mesa e na tecnologia no geral.

Número de vendas globais: 101,64 milhões de unidades
Posição no ranking mundial:

2 – Game Boy

Nintendo

Nos anos 90 não havia um companheiro melhor para a criançada e para os jovens do que um Game Boy. Apesar de ser um excelente portátil, todos nós sabemos exatamente o que impulsionou a venda dele para a segunda colocação dessa lista: a febre Pokémon. Quando o anime estreou, os jogos já faziam um considerável sucesso e seu boom mundial expandiu ainda mais isso.

Claro que ele tinha os seus méritos fora da franquia de Pikachu e seus amigos, mas é inegável que ninguém queria ficar de fora da caça aos 150 monstros de bolso. Em menos de um ano eles cobriam tudo e o único jogo que existia era para o portátil, imagina a quantidade de lojista que esgotou ele junto às versões Red, Green e Blue pelo mundo. Não teve para ninguém.

Número de vendas globais: 118,69 milhões de unidades
Posição no ranking mundial:

1 – Nintendo DS

Top 10 Nintendo DS

Senhoras e senhores, não teve para ninguém: o Nintendo DS foi o console mais vendido da marca e por três milhões de unidades não ultrapassou o PS2 no ranking mundial. Suas inovações foram um absurdo na época, acoplando uma segunda tela ao portátil e aderindo à moda touchscreen, aumentando ainda mais as possibilidades para os desenvolvedores e para a diversão.

Assim como no Switch, basicamente todos os esforços foram voltados para produzir uma versão no portátil. Pokémon Diamond & Pearl, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, Metroid Prime: Hunters, Animal Crossing: Wild World e os novatos The World Ends With You, Rhythm Heaven, Nintendogs e várias outras franquias, tanto 1st Party quanto 3rd Party. Um verdadeiro abalo na Força.

Número de vendas globais: 154,90 milhões de unidades
Posição no ranking mundial:

Fonte: VGChartz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x