Conecte-se conosco

Artigos

Um pouco de Nioh e cultura japonesa

Publicado

em

nioh previa bg

Quem diria que, depois de mais de 20 anos, um roteiro não finalizado do cineasta Akira Kurosawa seria resgatado pela Team Ninja para seguir com o legado da série Souls, criado pela mente brilhante de Hidetaka Miyazaki, e iniciar uma nova jornada, agora pelo Japão Feudal, testando a habilidade e paciência dos gamers.

E para nos preparamos para o lançamento de Nioh, que chega ao Brasil pela Koei Tecmo no próxima semana, dia 09 de fevereiro, nada melhor do que uma algumas curiosidades que inspiraram Fumihiko Yasuda e Yosuke Hayashi para criar esse jogo incrível.

William Adams, o herói de Nioh, realmente existiu!

O personagem principal do jogo foi uma importante figura histórica conhecida como Anjin. Seu nome verdadeiro era William Adams e foi um navegador inglês, um dos primeiros ocidentais a conseguir entrar no Japão. Tornou-se um importante conselheiro do Xogun Tokugawa Ieyasu e ocupando um importante cargo de confiança ao lado de de Hattori Hanzo.

nioh previa 1
O guerreiro de terras distantes e cabelos dourados

Anjin foi considerado, por muitos anos, um folclore assim como William Wallace para os escoceses, e mesmo com a sua existência comprovada ainda divide a opinião de muitos historiadores. No jogo acaba sendo chamado de Nioh por conta da força e ira dos guardiões de Buda e que ocupam a entrada de diversos templos do Leste Asiático.

A Batalha de Sekigahara

Nioh acontece em plena guerra civil japonesa durante o que viria a ser o fim do Período Sengoku e, após os conflitos políticos que sucedem a morte de Toyotomi Hideyoshi, que seguiu com a paz no Japão após a unificação do país conquistada por Oda Nobunaga, acaba resultando em uma batalha entre o Exército do Ocidente, liderado por Ishida Mitsunari, e o Exército Oriental, sob comando de Tokugawa Ieyasu que terminaria no vale de Sekigahara.

nioh previa gravura
Famosa gravura no estilo Ukiyo-e da Batalha de Sekigahara

Durante o jogo, pelas informações divulgadas até agora pela Koei Tecmo, acompanharemos a história de Anjin ao lado de Hattori Hanzo em defesa do Exército Oriental, buscando a paz pregada por Tokugawa. A ameaça de Mitsunari e o Exército Ocidental é resultado da manipulação do Homem Serpente e das Pedras Espirituais.

O jogador, controlando Anjin, o herói que veio de terras distantes e possui cabelos dourados, enfrentará samurais, daimiôs, Onis e Yōkais em busca do Homem Serpente para colocar fim ao medo que assombra o Japão e, consequentemente, o início ao famoso Período Edo.

De Kyushu à Hokkaido

Com o período histórico definido entre a transição de Sengoku para Edo, durante as demos disponibilizadas pela Koei Tecmo, tivemos conhecimento de 13 locais, mesmo podendo explorar somente 5 cenários diferentes. O que esperamos é ter acesso às diferentes localidades em que a batalha entre Tokugawa e Mitsunari tiveram como palco, afinal começamos na região mais ao sul do Japão!

nioh previa mapa
Mapa com as primeiras localidades de Nioh

Osaka, Edo e Kyoto já são esperados, assim como localidades litorâneas por conta da diversidade de Yōkais, porém o castelo de Fushimi e o vale de Sekigahara são cenários esperados desde os primeiros releases. Sem contar as teorias de que podemos ter alguma sequência em Londres, o local de origem de William Adams.

Personalidades históricas

O quarteto principal, com William Adams, Hattori Hanzo, Ishida Mitsunari e Tokugawa Ieyasu, não são os únicos rostos famosos em Nioh. A Team Ninja conseguiu utilizar personagens históricos e importantes para o período histórico, além de resgatar personagens de outros jogos da série Samurai Warriors.

nioh previa 2
Ieyasu Tokugawa, o responsável pelo período Edo

Lembrando que nas demos, trailers e arte oficial do jogo também tivemos a revelação de Okatsu, uma bela Kunoichi (um ninja do sexo feminino) sob tutela de Hattori Hanzo.

E para os mais curiosos, nós temos os nomes dos personagens que já deram as caras ou foram confirmados pela Koei Tecmo são: Mototada Torii, Muneshige Tachibana, Ginchiyo Tachibana, Nagamasa Kuroda, Kanbei Kuroda, Okatsu, Sakon Shima, Yoshitsugu Ōtani, Tadakatsu Honda, Naomasa Ii, Magoichi Saika, Tenkai.

Depois de todas essas informações, a ansiedade está a mil por Nioh. Para quem quer mais informações sobre a cultura japonesa da época do Xogunato, fica aqui a indicação de Shogun, livro escrito por James Clavell e que se inspirou na sua figura de William Adams para criar o personagem protagonista John Blackthorne.

Nioh tem lançamento mundial confirmado para o dia 07 de fevereiro. Depois de mais de 13 anos em desenvolvimento pela Team Ninja, finalmente a Koei Tecmo encerrará a longa espera dos fãs.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x