Conecte-se conosco

Artigos

O início do Universo de Games da Marvel?

Publicado

em

Marvel

Há 13 anos, quando a Marvel Studios lançou o primeiro filme do Homem de Ferro, ninguém imaginava que o seu fim mostraria Nick Fury dizendo a Tony Stark o quanto aquele universo era maior do que ele. Após uma tonelada de filmes e séries, hoje é um dos maiores produtos midiáticos de toda a história e mesmo com as devidas críticas, trouxe com louvor suas HQs aos cinemas.

Podemos ter presenciado o mesmo acontecer aos videogames e ainda nem termos nos dado conta. A Insomniac Games, em 2018, trouxe o aclamado Marvel’s Spider-Man e seu sucesso é inegável. Peter Parker chegou com tudo no PlayStation 4 enquanto seu sucessor, Miles Morales, estrelou sua própria aventura no ano passado e estreou a geração PS5 nos ombros.

No último PlayStation Showcase, a desenvolvedora revelou que está trabalhando com outro herói da Casa das Ideias, Wolverine e acendeu o alerta para todos os fãs. Será que ele pode ter alguma relação com o Homem-Aranha ou até aparecer em outros jogos? Poderemos ter referências ou easter-eggs em Spider-Man 2? Apesar de tudo ser muito incerto, é definitivo que isso começará algo.

Marvel
Spider-Man 2 e Wolverine começarão algo.

Vamos ser sinceros em relação aos jogos relacionados a heróis, esta parte é uma bagunça só. Mesmo com o Aranha sendo extremamente aclamado, os Vingadores não tiveram a mesma sorte e seguem com prejuízo aos cofres da Square Enix. Culpa deles, nós sabemos. Enquanto isso, Marvel Ultimate Alliance 3 não fez muito barulho no Nintendo Switch e tem os Guardiões da Galáxia vindo aí.

Eles estão interligados? Obviamente que não. Até mesmo Peter Parker não será o mesmo entre Marvel’s Avengers e o que conhecemos em Spider-Man. O multiverso explica isso, mas vamos considerar que essa ideia não deve ser considerada por depender de vários estúdios distintos e que isso daria um baita trabalhão para funcionar da forma ideal.

Considerando que o Homem-Aranha é uma marca exclusiva da Sony, eles não serão bonzinhos para deixar ele balançar suas teias pela Nintendo ou nos jogos que chegam no console da Microsoft. E ambas já deixaram claro que seus objetivos são diferentes e isso nem deve ser discutido. Porém, se a Insomniac Games estiver encabeçando isso isolada, a coisa muda de lado.

Universo Games Marvel Imagem02
Os Guardiões da Galáxia não devem entrar na brincadeira.

Quem conhece as HQs da Marvel sabe de cor e salteado que Peter Parker e Logan são companheiros de várias aventuras juntas e não aproveitar essa deixa seria extrema burrice por parte da desenvolvedora. Além disso, temos de concordar em algo: eles não são nada burros, nem de longe. Todas as deixas foram expostas e talvez você nem tenha percebido que o universo poderá se expandir.

A Torre dos Vingadores não está em Marvel’s Spider-Man à toa. A cena inicial do jogo mostra recado dos heróis para Peter, qual vê enquanto acorda. O Santo Sanctorum de Doutor Estranho também está presente, assim como a Cozinha do Inferno e a embaixada de Wakanda em Nova Iorque. O lore inteiro está ali, principalmente se levarmos em conta que o herói está há 10 anos vivendo suas aventuras.

Se você levar em conta que os novo capítulo desta franquia trará Venom e, possivelmente Kraven, também teremos histórias mais sérias e densas dentro deste universo. Peter passa o primeiro jogo inteiro se perguntando sobre Harry Osborn, qual está envolvido até os dentes com o simbionte enquanto o Doutor Octopus e o Sexteto Sinistro ameaçam a cidade. Miles Morales também possuiu algumas cenas que deu andamento ao que devemos ver neste quesito.

Marvel
Nas HQs, os dois personagens são companheiros de aventura.

Vamos combinar, caros leitores, ambos os vilões de Marvel’s Spider-Man 2 não são associados à tramas bobas ou simples. Eles exigem uma carga emocional gigantesca do herói, basta ler A Última Caçada de Kraven para ter uma ideia do que podemos esperar. A própria Insomniac também assumiu que Wolverine terá uma história adulta, com Logan tendo mais dor de cabeça na aventura do que cuidando de um bando de adolescentes na Mansão X.

Até este ponto, eu creio que não haverá misturas. Porém, acertar ambos os personagens no mesmo tom é uma das principais fórmulas para unir ambos no futuro. Não adiantaria nada os fãs jogarem algo extremamente divertido e bem-humorado como Guardiões da Galáxia e ver os personagens interagindo com algum herói enfrentando um drama pesado, por exemplo. No mínimo eles tem de estar equalizados na mesma linha para aquilo funcionar de forma coesa.

Voltando a citar o Universo Cinematográfico da Marvel, tivemos em Guerra Infinita o início do maior crossover destes filmes. Porém, se você acompanhou essa fase por completo, ela se seguiu de filmes com tons bem sérios. Em Thor: Ragnarok o herói perde o pai e sua terra-natal. Os Vingadores são separados em Capitão América: Guerra Civil. Guardiões da Galáxia Vol.2 mostra Peter sendo obrigado a matar Ego. O Pantera Negra também perde o seu pai e rei, ainda enfrenta um golpe de Estado em Wakanda. Isso sem falar no Doutor Estranho, que perde tudo, recupera e ainda tem de defender a nossa realidade do Dormammu.

Marvel
Não espere por uma história boba em Marvel’s Spider-Man 2.

Haja dor e sofrimento, mas isso que ditou o tom que deixou todos eles em sincronia para encarar Thanos e a Ordem Negra. Mesmo que demore anos para vermos algo assim acontecer no mundo dos videogames, até pelo tempo de produção ser maior, sincronizarem o peso das histórias é essencial para juntá-los em algo no futuro. E ao que tudo indica, esse fator será atingido de forma natural.

Se a Insomniac Games fizer tudo de acordo como manda o manual, um Universo de Games da Marvel pode surgir mais em breve do que esperávamos. Porém, como disse anteriormente, vai demorar para vermos isso em ação. Spider-Man 2 lançará apenas em 2023. Wolverine nem data prevista tem para chegar ao PlayStation 5. Uma união de ambos, apesar de ser extremamente possível, nem confirmada foi. Apesar disto, todos os elementos estão convergindo e se há um momento que podemos apostar que trará uma união justa, é este. Se vai acontecer ou não, apenas o futuro nos dirá.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x