Conecte-se conosco

Notícias

Áudio 3D do PlayStation 5 ganha elogios de desenvolvedores de Returnal e Resident Evil

Publicado

em

Profissionais elogiam sistema do PlayStation 5

Sabe aquele murmúrio macabro atrás de você no corredor? O perturbador grito de um monstro vindo pela esquerda, se aproximando? O áudio 3D aumenta a imersão do jogador e a tecnologia do PlayStation 5 tem conquistado elogios dos desenvolvedores.

Batizado de Tempest, o sistema de áudio 3D do novo console da Sony foi tema de um bate-papo com desenvolvedores de Returnal e Resident Evil Village. A tecnologia é um dos pilares do PlayStation 5, lado a lado com o armazenamento em SSD e o controle DualSense.

Para Wataru Hachisako, Diretor de Áudio de Resident Evil Village, “é muito importante no gênero horror aplicar o medo à imaginação do jogador por meio de elementos que ele não pode ver”. Ele explica: “quero que os jogadores possam desfrutar da experiência de encontrar um novo inimigo, mesmo antes de terem visualmente avançado sobre ele”. Sobre o poder do PlayStation 5, ele é só elogios: “acredito que o áudio 3D tem as especificidades para realmente amplificar o que estamos buscando”.

O diretor de áudio de Returnal,  Loic Couthier, faz coro. Para ele, o Tempest do PlayStation 5 “dá uma consciência total e em tempo real do campo de batalha”. Desta forma, o jogador recebe informações essenciais sobre “o que está acima, abaixo, atrás de você”.  “É uma ação de memória instantânea e muscular de virar e apontar para o inimigo. Sem o áudio 3D, você teria que navegar pela câmera até ver onde está o inimigo, e provavelmente sofreria algum dano devido ao tempo gasto na busca. A vantagem tática é enorme porque você ganha em tempo de reação e pode planejar uma estratégia de acordo com sua consciência do campo de batalha”, completa.

Da próxima vez em que usar seu fone de ouvido no PlayStation 5, lembre-se das palavras de Hachisako: “Seja uma brisa fria de inverno tremulando um telhado, a ausência de som que dissimula a presença de algo escondido na escuridão, um adversário que pula na frente do jogador, ou a melodia pacífica do quarto seguro, todos estes elementos são distintos e mais profundos com a adição de áudio e música apropriada”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x