Conecte-se conosco

Notícias

Foram longe demais: Super Mario 64 agora tem suporte a ray-tracing

Publicado

em

Não é de hoje que os jogos da Nintendo ganham versões não-autorizadas para o PC e a gigante japonesa finge que não vê (ou vê e mete o processo). Porém, desta vez os modders capricharam, adicionando suporte a ray-tracing no clássico Super Mario 64.

Oficialmente, nós já vimos esse tipo de conversão acontecendo com jogos antigos, como em Quake 2. Porém, essa é a primeira vez que a técnica é empregada em um título tão ancestral. Agora, podemos ver o Reino dos Cogumelos de uma forma inédita: todos os reflexos e iluminações do jogo foram substituídos por uma versão global renderizada com ray-tracing. O resultado impressiona pela proeza tecnológica, mas também pelo choque entre gerações.

Legalmente falando, essa versão de Super Mario 64 está em terreno pantanoso. O código fonte do jogo original foi liberado de forma pública pela Nintendo e qualquer um pode brincar, adicionar recursos e criar seu próprio jogo.

Entretanto, a partir do momento que esse código é compilado em um arquivo executável, a dona do Mario tem o direito de interromper a brincadeira. Se esse “port” for distribuído de forma gratuita ou comercial, então os advogados virão aos montes. Então, se você deseja ver Super Mario 64 rodando com ray-tracing em seu próprio PC, você precisará vasculhar os porões da internet ou pegar o código fonte modificado e compilar você mesmo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x