Conecte-se conosco

Previews

A beleza do espaço infinito de Everspace 2

Publicado

em

Everspace 2 preview

Jogos de exploração espacial são sempre muito amplos, com ambientes oferecendo muita coisa diferente para ser feito. Junto com a exploração, boa parte deles oferecem mecânicas complexas de gerenciamento, crafting e árvores de habilidades ou perks. Everspace 2 traz tudo isso de forma mais simplificada, além de oferecer uma exploração espacial tão interessante, que você se perde nessa parte, mesmo com algumas limitações.

O jogo desenvolvido por ROCKFISH Games ainda se encontra em acesso antecipado e está previsto para ter seu lançamento completo em 2023. Mas o que ele já oferece garante dezenas, até centenas de horas sem muita dificuldade. No fórum oficial na página da Steam, alguns jogadores dizem ter passado da casa de centenas de horas de jogo. E o que garante tudo isso de conteúdo? É simples, na verdade: exploração.

Everspace 2 preview 2
As áreas de exploração em Ceto são assim

Explorando o infinito

Everspace 2 tem uma história que serve mais como pano de fundo, do que como algo que mereça tanto foco (pelo menos nesse momento de acesso antecipado). O jogo já te solta em um sistema solar com bastante coisa a ser feita. Nele você terá missões principais e secundárias e esse quesito funciona igual a qualquer outro RPG. Quanto mais missões secundárias vocês fizer, mais experiência, itens e evolução em geral você terá.

Apesar de não ficar muito claro, o jogo oferece um “mapa mundo” em que você viaja para pontos específicos onde acontecem as missões, ou uma simples exploração. Ao navegar pelo sistema solar Ceto, o primeiro disponível, você viajará em super velocidade para um ponto que você designou. Durante o trajeto, alguns pontos desconhecidos passarão por você e ficarão salvos no mapa, caso decida explorar. Geralmente são regiões com muitas rochas (ou meteoritos) e naves destruídas espalhadas.

É possível encontrar itens, além de enfrentar inimigos no estilo “dog fight”, mas sem o frenesi de batalhas com caças do estilo Ace Combat. Essas áreas exploráveis podem ser finalizadas ao completar um objetivo simples, como achar um item específico ou derrotar os inimigos da área. Portanto, em relação a exploração, não vá esperar que o jogo permita que você vá onde quiser, existem limites. Se você sair da área, o jogo traz você de volta. Eu não consegui explorar um outro sistema solar por não ter conseguido destravar o mecanismo para isso, mas já chego nessa parte.

Everspace 2 preview 4
Essa é uma viagem rápida entre regiões. É possível mudar o trajeto na hora

Existem diversas bases espalhadas pelas regiões e nelas é possível consertar sua nave, fazer melhorias, comprar e vender itens. É possível também equipar a nave com armas diferentes, até duas, e trocar entre elas durante o combate. Eu particularmente não vi uma grande variedade de armas ainda. Tem os canhões mais simples que funcionam como metralhadora, shotgun, sniper, e as armas mais elaboradas como mísseis e minas. Dá pra ficar com as duas categorias equipadas ao mesmo tempo.

Nunca foi tão bonito explorar o espaço

Ao encontrar NPCs, é possível destravar vantagens específicas deles, além das próprias vantagens do protagonista. Existem materiais que você coleta que podem ser vendidos por um bom preço, ou usados para melhorias de vantagens com ouro, ferro, cobre, cristais entre vários outros. Ao completar cada área opcional, você ganha um módulo de melhoria. Juntando quatro, você consegue adicionar um ponto a poder de fogo, resistência, estrutura, precisão, expertise e utilidade. Estes são atributos da nave.

Graficamente falando, o jogo é lindíssimo. Gastei muito tempo admirando o cenário. Apesar de ser muito só espaço, esse espaço é muito bonito. Os efeitos de iluminação e sombra causados pelo sol é algo que merecem ser admirados. Os diferentes planetas que você passa perto, neblina (sim, neblina), e outros efeitos são de cair o queixo. Eu tive só uma missão em que se passa dentro de um planeta desértico e é muito admirável.

Everspace 2 preview 5
A exploração também acontece nos planetas

Boa parte das outras ambientações, fora o próprio espaço, são cavernas e interiores de espaço naves destruídas. Não sei dizer ao certo, embora tenha quase certeza, mas o jogo deve permitir explorar muitos planetas diferentes dado o tamanho dele. Em relação a beleza, algo que contrasta são algumas texturas que não carregam, dando aquela impressão de algo lavado, sem detalhe. Mas o jogo está em acesso antecipado e já faz bem bonito, fora que problemas como esse devem ser corrigidos na versão final.

Everspace 2 é muito promissor

Você começa com uma nave bem simples, mas é possível comprar outras. O problema é ter dinheiro pra isso, e não é fácil conseguir mais créditos (moeda do jogo), então, nesse quesito, um bom grinding será necessário. Falando nisso, Everspace 2 é exigente com evolução de nível e existe um certo desequilíbrio com o nível dos inimigos. A grande parte deles será do mesmo nível que você, mas serão bem mais fortes. Esse é um dos motivos que me impediram de avançar no jogo.

A missão principal em que parei, exige o mesmo nível que eu estou, mas se você é cercado pelas naves inimigas, como o que acontece nessa missão, você não tem a mínima chance. Tentei evoluir mais, mas por ter explorado muito o sistema solar Ceto, não restou muito a se fazer para evoluir. A dificuldade desbalanceada é algo que a desenvolvedora está ciente, e que também os jogadores já reclamaram no fórum de discussão.

Everspace 2 preview 3
Olha esses efeitos! O jogo tem gráficos AAA

Durante esse tempo em que joguei, Everspace 2 recebeu uma atualização gigantesca adicionando outros sistemas solares, o que garante muito mais conteúdo para ser jogado. Certamente estarei acompanhando a evolução do jogo e espero ver esse desequilíbrio na dificuldade corrigido. Voltarei e continuarei explorando todos os outros sistemas solares. Sei que já disse isso, mas que jogo bonito!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x