Conecte-se conosco

Previews

Explorando a beleza do carteado cyberpunk de Haxity

Publicado

em

Jogos de carta fazem parte da cultura popular. Pensando na sua magia, desenhos como Yu-Gi-Oh e os baralhos de Magic fizeram parte do passado de muitas pessoas, mantendo uma geração de amantes que confiam no coração das cartas. Pensando nesse público, Haxity é mais um jogo de cartas que pretende juntar elementos de roguelike para entreter um público apaixonado pelo gênero.

Com uma temática cyberpunk, o jogo busca inserir o jogador dentro de uma cidade futurística repleta de lugares relevantes e inimigos. Contando com uma mecânica inovadora, esse é um título que promete bastante, mas ainda está cru em seu estado atual.

Ei, vai um hack aí?

Em Haxity as coisas funcionam um pouco diferente do modelo padrão do gênero de cartas. Escolhendo uma sequência de três cartas, cada uma delas irá duelar com a outra da mesma posição, podendo neutralizar ou ser neutralizada caso enfrente uma carta de um tipo diferente. A premissa parece complicada, mas no geral é bem simples já que existem apenas três tipos de carta. É um jogo de pedra, papel e tesoura constante.

Além do carteado que envolve o jogo, no final de cada turno será possível utilizar os hacks, que funcionam como ferramentas para modificar o rumo do combate. Com os hacks é possível, por exemplo, mudar a posição de duas cartas para encontrar duelos mais favoráveis às mesmas. Os hacks não são ilimitados e gastam pontos de energia, sendo necessário utilizá-los sabiamente.

20200630005547 1

Cartas corpo-a-corpo podem fazer muito mais do que apenas dar dano.

Quando uma carta é neutralizada, ela não surte efeito no turno e deixa o seu dono na mão. As cartas à distância, por exemplo, neutralizam as corpo-a-corpo, fazendo com que seu dano, escudo, cura ou efeito especial não seja ativado. O posicionamento também contará para algumas cartas e, por isso, é necessário estar atento ao baralho do seu oponente se quiser vencer.

Uma grande ideia em um jogo cru

Contando com uma ideia interessante para tornar o carteado envolvente, Haxity não possui muito conteúdo fora do combate. Ambientado em uma realidade cyberpunk, eventos aparecerão fora do combate que poderão dar cartas, hacks, dinheiro e melhorias ao jogador. Atualizar seu baralho e manter seus hacks em dia é essencial, seja comprando com o dinheiro adquirido ou escolhendo nos eventos.

O modo campanha não é o único presente aqui, pois Haxity já conta com um modo competitivo online. Com um sistema de ranking incluído, é possível enfrentar jogadores do mundo inteiro em busca de uma colocação melhor, enfrentar seus amigos pela diversão ou simplesmente jogar contra a inteligência artificial.

20200630005909 1

Os elementos roguelike de Haxity são bem simples.

Por se tratar de um jogo indie, às vezes é difícil achar jogadores interessados em duelar online. Contudo, os desenvolvedores criaram um discord oficial que funciona como uma espécie de clube da luta, mostrando os jogadores que estão interessados em cair na porrada.

Por fim, Haxity é um jogo cheio de potencial que apresenta uma proposta interessante: introduzir uma mecânica de carteado criativa em uma temática cyberpunk. Não é difícil entender o que deve ser feito e como funcionam as coisas por aqui, mas para se jogar realmente bem é necessário uma boa dose de atenção e inteligência por parte do jogador. Ainda na fase de acesso antecipado, os fãs do gênero de cartas ficarão bem satisfeitos com o que é apresentado por aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x