Conecte-se conosco

Previews

Elon Musk Simulator? Ixion te coloca para colonizar o espaço

Publicado

em

ixion background

O que faremos quando o planeta Terra não for mais habitável? Para alguns, essa pode ser apenas uma questão de aceitar o destino da extinção como inevitável. Entretanto, o campo da colonização espacial vem, aos poucos, deixando de ser ficção para se tornar realidade, com projetos para povoar localidades do sistema solar sendo levados a sério. Em Ixion, o futuro é agora, e você, na condição de administrador de uma nave colonizadora, deverá enfrentar desafios para garantir que a história da humanidade não acabe de forma prematura.

Apostando em uma fórmula que envolve elementos de city-building com um fator mais humano de gerenciamento, Ixion se propõe a ser uma experiência desafiadora no espaço, contando com personagens que, pelo que foi brevemente mostrado, possuem personalidades e características únicas. 

SpaceX ou NASA?

Como toda jornada espacial, é necessário, antes de tudo, ter os recursos corretos a fim de explorar o cosmo. Em Ixion, todo planejamento começa dentro da Tiqqun Space Station, que, como o nome já diz, é uma estação espacial cuja missão é oferecer uma alternativa à humanidade com a colonização espacial, já que o planeta Terra está, aos poucos, morrendo.

O funcionamento da base é o que se espera de um city-building, envolvendo a coleta e o armazenamento de recursos. De certo modo, a experiência lembra jogos como Frostpunk, pois, além do fator de gerenciamento e de logística, ainda há o componente narrativo, que se mostrou muito promissor durante a build de preview.

20220328011543 1
A vida espacial pode não ser tão tranquila

Não há muita novidade no que se refere à vida dentro da base. Você constrói os edifícios e aumenta a qualidade de vida dos cidadãos conforme a demanda, sempre se atentando para não ter menos trabalhadores que o necessário – pois, caso isso aconteça, os trabalhadores terão que fazer horas extras de serviços, podendo até morrer de exaustão. O maior desafio de Ixion, nesse espectro, é fazer toda a logística de serviços de forma eficiente.

Starless and Bible Black

Se o que tem dentro da estação espacial é o que se espera do gênero, os elementos mais diferentes de Ixion estão fora da nave. O espaço é o seu amigo, é onde você vai buscar grande parte dos recursos para a sua colônia. Com isso em mente, a exploração espacial é um menu à parte, onde você pode criar naves para minerar e transportar recursos valiosos, além de ganhar pontos de ciência com pesquisa.

Como esperado, os eventos também aparecem nas pesquisas espaciais. De acordo com a sua escolha, você pode arriscar a vida dos tripulantes em troca da possibilidade de obter mais recursos. A build de preview foi bem curta nesse aspecto, mas se espera que esses eventos tragam escolhas morais difíceis.

20220328013429 1
O sistema solar é muito pequeno para as ambições humanas

Fora o espaço e o que existe dentro da nave, há uma camada intermediária que compõe o exterior da estação espacial. Uma operação desse tamanho exige, além dos recursos, energia – muita energia, diga-se de passagem. O que proporciona eletricidade é o próprio espaço, através da radiação das estrelas. Para captá-la de modo eficiente, você deverá investir também em painéis solares, o que muda toda a configuração da estação.

Mas isso é tudo que foi mostrado, por enquanto, de Ixion. O jogo termina quando você completa todas as missões e vai explorar o espaço – falando nisso, a cutscene que antecede esse evento é muito boa. A combinação de city-building com narrativa não é particularmente nova, mas é um campo muito vasto a ser explorado por outras franquias. A temática espacial com esses elementos narrativos se mostra uma combinação muito promissora, e Ixion pode fazer frente a títulos mais consolidados da indústria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe
Felipe
2 meses atrás

Já vi que esse jogo será o meu novo vício!

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x