Conecte-se conosco

Previews

Abrindo as câmaras secretas de Phantom Abyss

Publicado

em

Phantom Abyss bg

Phantom Abyss foi anunciado durante a E3 2021 e as câmaras do seu templo já podem ser exploradas por todos aqueles que ousarem enfrentar seus desafios. Por enquanto, essa jornada que lembra Indiana Jones só está disponível em Acesso Antecipado através da Steam, então esteja ciente de que além de fantasmas, sua aventura será dividida com alguns ajustes e conteúdos que ainda estão sendo produzidos.

Em desenvolvimento pela Team WIBY e publicado pela Devolver Digital, Phantom Abyss chamou a atenção em seu anúncio, mostrando cenários atraentes e muitos obstáculos perigosos. O jogo promete uma experiência frenética e conta com um multiplayer assíncrono que é bastante curioso, resultando em percursos mortais que escondem valiosas relíquias, itens que são primordiais para seu progresso nesse mundo. Será que você é capaz de superar os obstáculos e encontrar todos eles?

Imagem do jogo Phantom Abyss
Dá só uma olhada no que te espera.

O preço da liberdade

Phantom Abyss é um roguelike de plataformas e aventura que te prende em um imenso templo mortal. Já no início você descobre que, se reunir as relíquias sagradas, poderá ter uma possibilidade de sair dali. Como é de se esperar, isso requer muita agilidade, pois as câmaras reservam diferentes obstáculos que podem ceifar sua vida bem rápido. Além disso, a julgar pela quantidade de altares aguardando esses tesouros, o preço para a sua libertação aparenta ser bem alto.

Altec, Deus do Abismo é quem te recepciona e dá as informações sobre o funcionamento deste templo. Essa entidade também está presa neste local e será como um guia nessa narrativa, apresentando as opções do jogo de forma bastante contextual. Fora esta parte ser muito agradável, conta com legendas em português, tornando acompanhar a história algo bem simples.

Imagem do jogo Phantom Abyss
Um dia sairemos daqui, Altec.

A maior parte da área central de Phantom Abyss é reservada aos altares para colecionar as valiosas estatuetas. Meus olhos brilham, só de imaginar esse lugar cheio de artefatos no futuro. Existem outros locais nesse cenário como o seletor de chicotes, item necessário para suas explorações e, por fim, o portal que te leva para as câmaras mortais, através dele os modos de jogo são exibidos.

Há três formas de explorar as fases do templo: a Aleatória, onde as salas são definidas pelo jogo, podendo ser totalmente novas, geradas proceduralmente ou alguma em que outros jogadores já padeceram. Em caminho específico, você poderá inserir um código compartilhado por seus amigos para tentar superá-los em seus percursos. Também existe um modo que permite seguir um determinado jogador, porém este ainda não está disponível.

Imagem do jogo Phantom Abyss
É glorioso coletar os artefatos de Phantom Abyss.

Antes de enfrentar os desafios é necessário escolher um chicote. Esse acessório ajuda a pular entre as plataformas, quebrar vasos, entre outras funcionalidades que vão auxiliar na sua sobrevivência. Inicialmente você começa com o básico, mas conforme reúne tesouros, novos modelos vão surgindo. Cada um com seus prós e contras. Exemplo disso é o chicote surpresa que adiciona um coração a sua barra de vida, mas, ao mesmo tempo, te deixa frágil ao entrar em contato com a água.

Usar o chicote é extremamente divertido e proporciona momentos únicos, daqueles que te fazem suspirar profundamente quando, por exemplo, uma queda no abismo é evitada no último segundo. Além disso, conforme progride em Phantom Abyss, você mesmo cria novas habilidades de salto usando sua criatividade para encontrar atalhos ou formas de evitar as armadilhas. Quando notar isso, o orgulho será inevitável.

Imagem do jogo Phantom Abyss
Colete os tesouros, você vai precisar!

Enchendo os bolsos

Para ter acesso aos outros chicotes você precisa ter itens especiais encontrados nos baús durante as sessões. Inclusive, as fases de Phantom Abyss estão repletas de caminhos que podem resultar em armadilhas ou baús com moedas, chaves e itens necessários para obter esses chicotes. Isso faz você reduzir um pouco a sua velocidade e aumentar ainda mais a atenção ao seu redor, mesmo quando as plataformas estão prestes a desabar.

Com as moedas adquiridas é possível obter alguns benefícios durante a partida como cortes de caminhos, isso está disponível em alguns trechos, bastando prestar atenção nas portas, elas darão seu preço e cabe a você decidir: superar o desafio ou evitar problemas deixando para trás parte do seu precioso tesouro.

Imagem do jogo Phantom Abyss
Quanto custa o atalho mesmo?

Quando menciono que as moedas são preciosas, não tenha dúvidas, elas são! Eis o motivo: elas podem ser utilizadas nos Altares de Bênçãos que oferecem benefícios como recuperação de vida, duplo pulo, maior alcance do chicote, aterrissagem suave e entre outros. Entretanto, o tesouro é escasso, as graças cedidas pelo altar trazem apenas duas opções e, pra piorar, você paga antes de saber quais serão os benefícios, sendo sempre aleatórios. Isso com certeza te deixará apreensivo.

Então, o que fazer com essas moedas? Cortar caminho ou pedir uma benção? E se não tiver o benefício que necessito, devo esperar outro altar surgir? Vai surgir? Todas essas questões deixam a experiência de Phantom Abyss extremamente desafiadora e ao mesmo tempo, instigadora. Te fazem, até mesmo, esquecer que as relíquias são o maior objetivo.

Imagem do jogo Phantom Abyss
O que será que ele escolheu?

Existem portas que necessitam de chaves e você terá que procurá-las por aí. Mas esteja atento, pois, o que não falta em Phantom Abyss são meios de atrapalhar a sua progressão. Entre as armadilhas presentes estão, por exemplo: pisos falsos, plataformas móveis, plataformas giratórias, bolas de pedras, flechas, armadilhas com espinhos, lanças, abismos, pêndulos e muitos outros que, em qualquer deslize, vão te fazer voltar rapidinho e de mãos vazias para a salão central.

E se você acha que é só isso, está enganado. Mesmo em Acesso Antecipado o jogo já apresenta muitas características. O multiplayer assíncrono é uma delas. Nesse formato os jogadores não estarão juntos em tempo real, o que realmente acontece é que o registro da partida fica salvo e aquele fantasma que vemos nas câmaras são os percursos feitos por outras pessoas. Inclusive, você pode até observá-los para evitar cair nas mesmas armadilhas.

Imagem do jogo Phantom Abyss
Os rastros sempre rendem dicas curiosas.

Perseguindo os fantasmas do passado

Ver fantasmas nas fases soa engraçado e ao mesmo tempo interessante, pois significa que ele perdeu em algum momento desta sessão. Isso porque o registro só é feito quando o personagem padece, com exceção das partidas em que você salva o código de compartilhamento. No contexto do jogo, quando você morre, seu fantasma fica aprisionado naquela câmara e só será libertado quando alguém finalmente resgatar a relíquia. Inclusive, quando isso ocorrer, aquela câmara deixa de existir, deixando a experiência mais complexa.

Além dos fantasmas, as câmaras também aprisionam os chicotes e alguns dos itens encontrados por você. Contextualmente isso é muito interessante, mas, na prática, é um pouco triste quando você se junta ao grupo de fantasmas em diversas salas. Sério, Phantom Abyss consegue ser bastante desafiador. Ao menos é possível comprar chicotes, caso não queira aguardar que alguém o recupere.

Imagem do jogo Phantom Abyss
Me questiono se isso aqui é um Big Brogher…

Fique sabendo que as relíquias também são protegidas por deuses que despertam e se irritam conforme você se aproxima do artefato. Por enquanto são eles: O Profanador Mascarado, que arremessa bolas de gás que te deixa lento e sem vida. A Raiva Profunda vai te perseguir por todo o trajeto, parece fácil evitá-lo, mas do nada, ao olhar para trás, você se depara com a entidade sugando sua saúde. Já o Olho da Agonia emite raios de calor a todo instante, adicionando mais um obstáculo em seu caminho.

As fases de Phantom Abyss geralmente se dividem em quatro camadas até o final do percurso. É na segunda etapa que um dos deuses despertará e, conforme você progride, eles aperfeiçoam seus poderes, seja atirando mais bolas de gás, lançando raios com mais frequência ou te perseguindo mais rapidamente. Essa experiência não dará trégua e, detalhe: Lembrando você que só estamos falando do primeiro cenário até aqui! Imagine o restante…

Imagem do jogo Phantom Abyss
Lá está a recompensa, mas você consegue alcançá-la?

Antes de partir para a última etapa de uma fase, você pode escolher entre atravessar a porta que te leva aos últimos desafios que, se forem superados, finalmente revelam a cobiçada recompensa. Ou seguir para um lugar mais profundo com recompensas e relíquias ainda melhores. Claramente os desafios serão ainda mais complicados e pra piorar, sua vida pode não estar nas melhores condições. Assim, mais uma vez, o jogo te proporcionará momentos decisivos e que testam a sua ganância.

A única decisão fácil sobre Phantom Abyss é que vale a pena ficar de olho e acompanhar seus ajustes até a versão final. Da forma em que está, o título já funciona muito bem, tanto que durante toda a experiência, não houve problemas com bugs ou travamentos. O conteúdo disponível garante uma boa dose de diversão, daquelas indispensáveis para quem curte este gênero de jogo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x