Conecte-se conosco

Previews

Quebrando o gelo com Project Winter

Publicado

em

Project Winter bg

Project Winter irá prendê-lo em um ambiente hostil e congelante, onde sua personagem pode morrer de frio, fome ou ainda servir de lanche para os famintos animais. Neste lugar é difícil e talvez impossível sobreviver sozinho, mas felizmente você terá a companhia de até 7 pessoas, com as quais é preciso desenvolver um relacionamento de confiança e muito trabalho em equipe para que talvez todos consigam sobreviver.

Esse é um jogo multiplayer cooperativo com elementos de sobrevivência, com uma proposta instigante que envolve a comunicação, a confiança e até mesmo a desconfiança como a base para conseguir ficar vivo neste mundo. Com um visual agradável que só o clima frio poderia proporcionar e mecânicas que funcionam muito bem, é divertido guiar esse grupo de desconhecidos enquanto procuram por suprimentos e aguardam o resgate.

Brincando e fazendo novas amizades na neve

Antes de jogar, você verá diversas telas cheias com informações sobre como sobreviver neste mundo, que vão desde os comandos para movimentações até dicas para progredir no jogo, no entanto mesmo com todos seus detalhes este guia é pouco intuitivo e somente na prática foi que realmente comecei a entender a dinâmica e os comandos do jogo. Talvez, nas futuras atualizações, essas dicas sejam implementadas como um tutorial dentro do gameplay.

Imagem do jogo Project Winter
Há muitos bunkers guardando itens interessantes, mas sozinho você não conseguirá abri-los.

As coisas podem parecer confusas e até difíceis na primeira tentativa de sobreviver ao deserto gelado, pois além dos diversos comandos, há tarefas que requerem atenção e sincronia com o restante da equipe. Felizmente a comunidade online está bastante receptiva e aqueles que já estão bem situados no jogo geralmente ajudam os novatos ensinando truques ou até mesmo guiando-os para realizarem as missões. Sem dúvida essa cooperação é uma característica muito positiva do multiplayer de Project Winter.

Embora o clima deste jogo seja frio, sua dinâmica acaba quebrando o gelo com os relacionamentos entre os jogadores, porque aqui não há competição mas sim um foco no companheirismo, onde todos ganham quando trabalham juntos. Mesmo se você morrer, ainda será recompensado de alguma maneira e talvez isso torne Project Winter cada vez mais cativante, principalmente para aqueles que, assim como eu, querem fugir da alta competitividade geralmente atribuída ao multiplayer online.

Ainda que todos estejam na mesma neste deserto gelado, há quem prefira trair o grupo de sobreviventes e agir contra eles, ou seja, discretamente há jogadores que tentam atrapalhar as tarefas da equipe para que você e o restante do grupo jamais escapem deste lugar. O traidor é designado aleatoriamente no início das partidas, e obviamente o jogo não mostra quem é esta pessoa. Uma hora você poderá desempenhar este papel, porém aqui é preciso agir sorrateiramente – é divertido, embora pareça maldoso. Há algumas caixas especiais com itens e armas que podem ajudá-lo a destruir antenas de sinais, recursos e até mesmo os próprios sobreviventes. É engraçado que, mesmo estando oculto para os demais, essas caixas são um meio de denunciar os traidores já que somente eles podem abri-las.

Imagem do jogo Project Winter
Desconfie desta pessoa que está arrumando a estação meteorológica, nunca se sabe se ela está apenas disfarçada.

Decepções podem vir de quem você menos espera

Ainda como traidor, você pode fingir ser aliado e acompanhar os sobreviventes nas tarefas em grupo e, quando a missão estiver concluída, ficará fácil sabotar o resultado. Mas é preciso ter cuidado, pois sabendo que pode haver um traidor no grupo, os jogadores tendem a observar atentamente as ações de todos os sobreviventes e qualquer deslize pode denunciá-lo. Isso faz com que a partida ser realmente divertida, seja lá qual for o papel que vá desempenhar.

Project Winter ainda dá a possibilidade de criarmos personagens com diversas opções de vestimentas e cores. Surpreendentemente, neste Early Access, já é possível ganhar muitos itens de customização através de loot boxes que são adquiridas com as pontuações recebidas durante as partidas, sendo também possível adquirir itens com as microtransações – felizmente, neste último caso, todos eles são apenas cosméticos.

As partidas possuem tempo para encerrar e a comunicação através do microfone não só é recomendável como necessária, já que é a melhor maneira de organizar e cumprir as missões que acionem o resgate e mantenha todos a salvo. O que mais chama a atenção é a comunicação baseada na aproximação, ou seja, caso você se afaste do grupo, não poderá ouvi-los a não ser que tenha um rádio comunicador. Infelizmente, por enquanto, pode ser difícil dialogar com outros jogadores em partidas públicas, já que raramente há outros brasileiros, mas isso deve melhorar com o tempo – por enquanto, a solução é criar um grupo fechado com os amigos.

Imagem do jogo Project Winter
As customizações são engraçadas e deixam a personagem cheia de estilo.

É através da sobrevivência que Project Winter quer mostrar o quanto os relacionamentos podem ser frágeis, e que realmente é preciso ser fortalecida através do companheirismo e da comunicação. Dependendo de suas atitudes com a equipe, você poderá ser um suspeito como traidor mesmo que não seja, e isso pode trazer consequências severas, pois os membros do grupo podem exilá-lo da equipe e até mesmo matá-lo. Portanto, o jogo de certa forma pede que você mantenha contato e sempre demonstre que é um aliado.

Enquanto isso, o resgate pode vir por diversos meios como caminhões, aviões, helicópteros e até submarinos, mas sua chegada não significa o fim do jogo, pois é necessário caminhar até o ponto de encontro e essa jornada pode ser interrompida por uma forte nevasca que com toda certeza diminuirá – e muito – sua saúde. Além disso, nem sempre há espaço para todos. O avião, por exemplo, envia uma cápsula que comporta apenas uma pessoa e, no final das contas, também há um tempo limite de espera destes resgates tornando estes momentos os mais acelerados e desafiadores.

Imagem do jogo Project Winter
Sempre que for preciso, passe na cabana para descarregar ou carregar itens na sua mochila.

Felizmente, para sobreviver neste deserto, não é preciso ter excelentes habilidades de caça, pois as ações são mecanicamente fáceis de realizar. Alguns consumíveis ou itens que são difíceis de encontrar podem ser doados pelos outros jogadores através do compartilhamento de itens dentro de uma cabana. Neste local ainda é possível guardar os consumíveis e equipamentos, que também ficam disponíveis para os outros sobreviventes fortalecendo a cooperação entre os jogadores. Quando ocorrem nevascas, todos retornam para a cabana para não morrerem congelados, e além de manter todos aquecidos, esta cabana também oferece uma mesa de criação de equipamentos e um fogão para cozinhar alimentos, sendo uma boa maneira para esperar a tempestade passar.

Embora haja combate e tiroteios nas partidas, eles são simples, então não é preciso ser o melhor atirador. Há diversos tipos de equipamentos e armas para encontrar e, ao menos por enquanto, elas parecem um pouco desbalanceadas. Ainda assim, a melhor arma de Project Winter sem dúvidas é a comunicação com o microfone – imagine utilizá-lo para plantar dúvidas nos sobreviventes sobre os possíveis traidores.

Já a ambientação de Project Winter está impressionante, tornando-se tão envolvente que pode te deixar realmente preocupado com seus amigos e com sua própria vida. A trilha sonora muitas vezes é nula, deixando-nos apenas com o som da ventania, mas é a comunicação por aproximação que de fato mostra o quão grande e imersivo esse espaço pode ser e que sozinhos podemos realmente ficar perdidos.

Imagem do jogo Project Winter
Em alguns pontos, você pode admirar horizonte e ver a beleza do cenário.

Naturalmente, como todo Early Access, este aqui possui alguns problemas, sendo o pior deles dificuldade de encontrar partidas. Mas isso é algo compreensível desta versão, e fora esse detalhe poderia facilmente dizer que esta já é a versão final deste jogo. Embora haja alguns bugs, eles também não ocorrem com muita frequência e na maior parte da jogatina tudo está muito bonito e fluido, sem problemas graves que atrapalhem a experiência.

A proposta de Project Winter e todos os seus aspectos possuem um nível de qualidade que chama a atenção e faz a experiência ser muito prazerosa, ainda por cima proporcionando novas e boas amizades. Desde já esse título garante muita diversão e mal posso esperar para ver o que ainda será adicionado. Enquanto isso, continuarei tentando sobreviver neste deserto gelado com meus novos amigos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x