Conecte-se conosco

Reviews

Review – Amazing Cultivation Simulator

Publicado

em

amazing cultivation simulator bg 1

A cultura chinesa talvez seja uma das mais desconhecidas para os brasileiros. Em um país cujo fluxo de imigrantes japoneses começou e se intensificou bastante no século XX, os traços e o impacto desse povo na cultura nacional são notórios até a atualidade, mas a cultura chinesa não teve o mesmo caminho por aqui. Amazing Cultivation Simulator é, antes de tudo, um tributo à cultura chinesa, uma viagem aos mitos antigos, às seitas religiosas – ou, como são conhecidos, Xiantiandao – e aos mistérios do Feng Shui.

Se comportando como um gerenciador de colônias à primeira vista, é muito fácil a comparação entre o jogo e títulos como Dwarf Fortress e RimWorld. Contudo, o objetivo por aqui é gerenciar uma espécie de escola de discípulos religiosos e, por conta disso, as mecânicas relativas ao desenvolvimento espiritual dos discípulos dão uma cara especial a esse título chinês.  Amazing Cultivation Simulator é um título ambicioso que busca dar uma repaginada no estilo tão consagrado por jogos de complexidade elevada.

A resiliência mental do discípulo

Não irei falar muito das mecânicas comuns de gerenciamento, pois elas funcionam de maneira similar à jogos como RimWorld. Colete recursos e utilize-os como matéria prima para as construções do seu templo. Não há nada de diferente nas primeiras horas de jogo, onde você deverá coletar a maior quantidade possível de matéria prima, fazer um estoque e transformá-la em algo útil para satisfazer as necessidades dos discípulos.

Amazing Cultivation Simulator muda completamente de cara quando o seu primeiro discípulo transcende e, utilizando os termos do jogo, deixa de ser um Outer Disciple e passa a ser um Inner Disciple. Nesse ponto as mecânicas de cultivation aparecem, mostrando toda a sua complexidade e requerendo a sua atenção dobrada.

20201124131958 1
O caminho para a evolução é representado pela imagem do homem meditando.

Os Inner Disciples não realizam trabalhos convencionais. É necessário balancear a quantidade desses discípulos, caso contrário o templo ficará sem trabalhadores para realizar os serviços essenciais necessários para a sobrevivência. Seu trabalho é apenas cuidar da mente e da sua energia, coletando pontos para desbloquear habilidades mais fortes e focando no espiritual a fim de transcender a níveis mais altos. O caminho do Inner Disciple é doloroso e, se ele obtiver sucesso nas diversas provações espirituais, ele pode ser recompensado com a última das dádivas: a ascensão.

Don’t bend! Ascend!

Todo Inner Disciple recém formado precisa escolher um caminho da lei, caminho esse que está atrelado a um elemento do Feng Shui. Antes de mais nada é preciso explicar o que é o Feng Shui e como ele foi transformado em um sistema dentro do jogo.

Feng Shui é a geomancia chinesa, uma arte metafísica que inclui o uso de elementos energéticas para equilibrar o ambiente como: fogo, terra, metal, madeira e água. Todos os objetos, sejam eles construídos pelos discípulos ou presentes naturalmente no ambiente, possuem um elemento atrelado, e o seu valor influencia no equilíbrio do ambiente.

20201124145500 1
Os níveis dos elementos do Feng Shui são influenciados pelo ambiente.

Um discípulo que escolhe uma lei baseada no elemento fogo, por exemplo, ficará enfraquecido e terá problemas caso esteja em um ambiente cuja presença do elemento água seja constante, mas ficará mais forte ao ser exposto a um ambiente do elemento madeira. Os elementos do Feng Shui devem ser levados em consideração na hora de se construir o templo, já que salas com um elemento dominante garantem bônus.

Os Inner Disciples passarão a maior parte do seu tempo juntando Qi, que é uma espécie de energia necessária para utilizar poderes, criar artefatos e realizar milagres – o processo para juntar Qi lembra muito a transformação de um Super Sayajin. De tempos em tempos eles ficarão fartos mentalmente da rotina de treinamento espiritual, sendo necessário dar uma pausa e utilizar as construções de lazer do templo.

20201121193246 1
Assim como no episódio em que o Goku se transforma no SSJ3, o Qi demora bastante até ser construído.

As árvores de evolução são grandes. É possível investir em habilidades secundárias também, como, por exemplo, a criação de artefatos e a alquimia, já que elas utilizam os mesmos pontos da árvore principal. Para evoluir o personagem, ele precisará juntar uma quantidade de energia interna até atingir o próximo nível, onde será necessário passar por uma provação espiritual para ser digno de progredir na transcendência espiritual. O processo de evolução é demorado e torna o ritmo do jogo bem lento.

Um mundo em constante mudança

A progressão da sua seita se dá através da reputação. No decorrer do jogo, algumas missões surgem em pontos específicos do mapa, sendo necessário descolar um Inner Disciple até o local para revolver o problema. Cada missão é composta por eventos que trarão consequências para a sua seita ou para ou discípulo enviado. Não há muito mistério em resolver essas missões, a menos que elas exijam entrar manualmente no território em questão.

20201124145836 1
O mundo de Amazing Cultivation Simulator está sempre movimentado.

Caso você não seja rápido o suficiente, as outras seitas no mapa poderão realizar a missão e adquirir as recompensas. O mapa do jogo permite o recrutamento de discípulos, o envio de presentes e a realização de atos de bondade ou maldade. As mecânicas de troca são bem primárias, geralmente feiras através da visita de um mercante dentro do seu templo.

Após decorrido um certo tempo de jogo, é possível gerenciar indiretamente um vilarejo. Um Outer Disciple pode ser enviado como uma espécie de prefeito e ordenar a construção de edifícios que lhe oferecem uma quantidade fixa de recursos por dia. Além disso, os vilarejos controlados indiretamente oferecem pontos de experiência que ajudam na transcendência dos discípulos, pontos esses que são coletados através de um Inner Disciple.

De boas intenções o inferno está cheio…

Apesar das mecânicas complexas, Amazing Cultivation Simulator não é muito claro no seu funcionamento. Não é difícil ficar perdido na primeira vez que um discípulo transcende e se torna um Inner Disciple, já que as mecânicas são variadas e não é muito fácil de se compreender o seu funcionamento. O fator sobrevivência é muito mais fácil quando comparado a jogos similares, mas o processo para tornar um discípulo forte é bem complexo e exige muita estratégia.

20201121175503 1
Até mesmo os animais de estimação possuem mecânicas e podem se tornar seres poderosos.

Não é raro longos períodos de ociosidade no jogo. Eventos dentro do templo ocorrem, mas, como o fator sobrevivência é relativamente fácil, às vezes o jogo corre por dias na última velocidade até que aconteça algo que mereça a sua atenção. Esperar o progresso dos discípulos demora um tempo considerável, mas vê-los se transformando em uma espécie de Goku extremamente poderoso é muito recompensador.

Obvio que, por ser um jogo de um pequeno estúdio, gráficos de última geração não são esperados, mas o estilo de arte de Amazing Cultivation Simulator não agrada nem um pouco. Os personagens parecem buddypokes correndo pelo mapa e os elementos da interface se assemelham a um jogo mobile. Realmente não dá pra imaginar um discípulo capaz de parar uma chuva utilizando suas habilidades espirituais como um boneco que mais parece ter saído de um jogo desenvolvido em flash para crianças.

Sim, o jogo possui tutoriais que explicam os aspectos do jogo, mas é meio ingênuo achar que a maioria das pessoas estão dispostas a passar mais de 1 hora apenas jogando os guias disponibilizados – que, mesmo aos montes, não cobrem todo o conteúdo. Até que se entenda a diferença de proposta desse título para outros similares, horas e horas serão necessárias testando elementos e progredindo na tentativa e erro.

20201120134642 1
Os jogadores dispõem de uma ferramenta de feedback inserida dentro do jogo.

Em suma, Amazing Cultivation Simulator é um jogo bem ambicioso em sua proposta, mas que ainda precisa ser refinado para atingir o seu potencial máximo. Acredito que algumas atualizações de qualidade de vida possam resolver a maioria dos seus problemas, porém esse é um jogo não muito intuitivo em seu estado atual. Claro que os fãs de jogos de nicho estão acostumados em passar horas e horas descobrindo como usar de forma eficiente todos os recursos e mecânicas disponíveis e, por causa disso, esse título é extremamente recomendado por apresentar uma proposta bem diferente dos gerenciadores de colônia no mercado. Contudo, se você não está acostumado com jogos de gerenciamento e sistemas complexos, esse definitivamente não é o jogo ideal para ser utilizado como introdução ao gênero.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Sistema de Feng Shui muito bem pensado
  • Mecânica de cultivation dá um ar especial ao jogo
  • Progressão dos personagens extremamente satisfatória
  • Retratação da cultura chinesa muito bem feita

Contras

  • Não oferece nenhuma novidade nas mecânicas de gerenciamento
  • Visual feio
  • Pouco intuitivo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x