Conecte-se conosco

Reviews

Review – Assault Android Cactus+

Publicado

em

Assault Android Cactus

Você já jogou algum game que, a cada segundo que passa nele, mais se vê apaixonado pelos detalhes? Óbvio que citaria alguns AAA, certos indies aclamados pela mídia, mas inclua nessa lista Assault Android Cactus+. Se pudesse resumir em uma palavra, diria que o ponto mais importante dele é a personalidade. Tudo que você vai ver e experimentar é cheio de carisma, de atitude e mostra o extremo carinho dos desenvolvedores com cada elemento presente.

O jogo da Witchbeam começa no espaço, mostrando a agente policial galáctica Cactus sendo atacada por uma nave. Ao invés de seguir as ordens do seu comandante, ela inicia um confronto e entra na gigantesca embarcação. Após uma bela entrada, ela mostra-se descuidada, impulsiva e cheia de si. Porém, salva as tripulantes que estavam sendo atacadas por robôs fora de controle. Agora, ela e as outras personagens têm de parar Medulla, que está controlando todo o sistema robótico do local.

Uma odisseia no espaço

Essencialmente, Assault Android Cactus+ te colocará em fases com hordas de inimigos a serem derrotadas. São 25 níveis com seis chefões prontos para desafiar suas habilidades. À sua disposição, quatro andróides estarão do seu lado para enfrentar os inimigos. Esse também é o número de pessoas que podem jogar simultaneamente, preenchendo o que você e seus amigos tem para escolher se jogarem co-op.

Porém é a partir disso que o game se revela. Destes 25 níveis, cada um tem particularidades que complicam demais seu objetivo. Devo elogiar o level design imensamente aqui, porque jogar cada uma delas e vencer é imensamente satisfatório. Há níveis cuja luz apaga subitamente, outros que mudam sua estrutura a cada 10 segundos, outros que se preenchem conforme você e os inimigos caminham e muito mais. Inclusive, quando você acha que o jogo é apenas uma arena fechada com hordas, há surpresas. Há fases sequenciais, inclusive, que te obrigam a avançar antes que o chão caia.

Assault Android Cactus 01
A barra de bateria, que fica no centro da tela, é sua maior preocupação.

Uma das principais mecânicas de Assault Android Cactus+ são os dois medidores que você terá na tela. Um deles é o que podemos considerar o HP, e quanto mais danos você levar, mais ele diminui. Mas quando chega ao fim, você não morre, apenas é derrubado. Outro é a sua bateria, pela qual deve se guiar com cuidado. Se ela acabar, é game over. Enquanto encara as hordas, aparecerão itens para recarga que te ajudarão e até esse ponto tudo bem. Mas nas lutas contra os chefões são bastante escassos e exigem que seja bem estratégico para sair vitorioso.

Para completar, cada personagem escolhida tem uma arma principal e secundária diferentes. Enquanto Cactus possui uma espécie de metralhadora, você encontrará Coral com uma espingarda, por exemplo. Todas possuem taxa de tiros e danos distintos, então encontrar uma que combine com seu estilo é primordial. Além disso, há mais cinco personagens desbloqueáveis. Elas também contam com um arsenal diferente, então as opções solo e em grupo serão imensas.

Assault Android Cactus 07
Cada arma tem uma quantidade de tiros e dano diferente.

O verdadeiro guardião da galáxia

Falando em opções, ressalto que isso não falta em Assault Android Cactus+. Você tem a campanha, mas também inclua os modos Infinity Drive e Daily Drive na conta. O Infinity Drive funciona como um modo Survival e o Daily Drive te entrega fases com missões diferentes diariamente. Depois que finalizar tudo, você ainda tem a Campanha+ e o Boss Rush. Cada uma delas tem uma leaderboard, que permite que sempre busque o topo nas pontuações.

Apesar de parecer simples, há toda uma mecânica de rankeamento ao redor dos pontos. De D ao A, é o básico de matar com combos e atingir o máximo que puder. Para chegar ao rank S, é necessário que você não seja derrubado nenhuma vez. Porém, é para chegar ao S+ que sua vida ficará completamente complicada. Para atingir essa posição, não pode perder o combo de mortes nenhuma vez durante a fase. Isso entre ser golpeado e trocar de armas beira o impossível. Para o combo sumir, é questão de pouquíssimos segundos e manter o ritmo é bastante complicado.

Assault Android Cactus 06
No modo Collections, você adquire artes do jogo e outros bônus.

Além de tudo isso, você também terá a Collections. Nela, todo o crédito que juntou à sua pontuação pode comprar itens diversos. São artes conceituais, músicas do game e também tem o destaque das EX Options. Ela te dá várias opções para alterar o jogo base. Você pode adquirir alterações musicais dependendo da ação no game, retirar os elementos HUD da tela, transformar o jogo num visual totalmente psicodélico ou pós-apocalíptico e até mudar as personagens de “super-deformed” para o padrão humano comum.

Mas não são apenas opções visuais. Você também pode comprar co-op controlado pela inteligência artificial do game, adquirir mega armas e até mesmo mudar completamente a forma de jogar. É possível retirar a perspectiva isométrica, removendo todo aspecto tridimensional das fases, e também jogar o game inteiro em primeira pessoa, transformando-o num FPS. Algumas delas, quando ativas, te retiram do sistema de pontos, então se atente a qual escolherá.

Aprendizes de Samus Aran

Assault Android Cactus+ também tem personagens muito carismáticas, todas com bastante atitude e que você poderia facilmente se identificar. Seja pela agente relapsa que dá nome ao game ou a pacífica Holly, todas parecem estarem mais vivas e agindo conforme seus gênios. Se prestar atenção nas cutscenes, também vai perceber que os chefões tem conversas diferentes para cada personagem que usar. Pode ser algo pequeno, mas é o que dá um retoque mais do que especial na gameplay.

Assault Android Cactus 04
O humor faz parte da personalidade de Cactus.

É importante ressaltar que nas comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, que será neste 8 de março, também é relevante a imensa representatividade que ele possui. Todas as heroínas são femininas, salvando o dia e trazendo a paz de volta à galáxia.

Os únicos personagens masculinos são mostrados apenas por voz ou oponentes não-humanoides. Apesar do mercado estar mais aberto às mulheres, jogos que as mostram como principais protagonistas ainda são escassos. Com certeza este chegou para fazer alguma diferença no cenário.

Nada neste game soa como genérico ou que foi feito de forma ruim. Até mesmo em um dos únicos pontos negativos que possui, que são coisas demais na tela ao mesmo tempo, há formas de se guiar. Seus tiros, os dos oponentes, os pontos e as habilidades especiais que te concedem vantagens, cada uma é distinta por cores. Mesmo no caos, ainda te dão recursos para que não fique tão perdido assim.

Assault Android Cactus 03
São apenas seis bosses entre os 25 níveis.

Outro detalhe que não podemos deixar de comentar é o quanto o jogo é curto. As 25 fases podem ser finalizadas com os amigos numa tarde facilmente, que mesmo com toda a diversão deixa aquele gosto de quero mais. O fator replay é o que te moverá a continuar conquistando todas as opções e trazendo uma variedade maior.

O que salva o game nisso são os demais modos, que manterão os jogadores ocupados por um bom tempo. Até mesmo depois de uns dias, jogá-lo uma ou duas vezes sem compromisso ainda é possível e totalmente válido para manter a pontuação lá no topo dos placares.

Audaciosamente indo onde nenhum jogador jamais esteve

O + do nome não é à toa. Este é um port para o Nintendo Switch do game original que foi lançado para PlayStation 4, Xbox One e PCs. Essa versão traz novos trajes, a já citada Campanha+. que você libera após fechar que traz coisas novas às fases e chefões e também a inserção das MegaWeapons. No Switch, você também possui o game completo rodando a 60fps e o único com opção de jogar de forma portátil.

Assault Android Cactus 09
Apesar de simples, Assault Android Cactus+ é diversão garantida.

A acessibilidade dele também é um fator importante. Assault Android Cactus+ está disponível nos idiomas inglês, italiano, espanhol, francês, alemão e japonês. Você ainda tem a opção de utilizar, além dos joy-cons, o controle Pro do Nintendo Switch ou até mesmo o controle de Gamecube com o adaptador.

Assault Android Cactus+ é um game espetacular e merece figurar na sua fila daqueles que merecem ser jogados. A variedade de opções e de personagens com atitude é incrível e te deixará ocupado por muito tempo, apesar da campanha ser curta. Além disso, é ideal para se divertir em grupo, tendo a ajuda da galera para liberar os demais itens disponíveis.

Vale a pena também por sua representatividade, pela quantidade absurda de modos e de inimigos diferentes e a empolgação para atingir o topo das leaderboards. A campanha curta não atrapalha quando você pode se aventurar pela Campanha+ e pelo Boss Rush, que te desafiam bastante. Vista seu traje, empunhe a arma e ajude a combater as hordas de robôs que a diversão é garantida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Variedade gigantesca de opções
  • Muita diversão
  • Ação desenfreada do início ao fim
  • Design de níveis excelente
  • Personagens carismáticas e cheias de atitude
  • Fator replay grande

Contras

  • Campanha curta
  • Muitos elementos em tela simultaneamente
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x