Conecte-se conosco

Reviews

Review – Asterix & Obelix: Slap them All!

Publicado

em

Asterix Obelix Slap Them All bg

Asterix & Obelix marcaram presença em cada uma das gerações de consoles lançadas até aqui e é impressionante ver que essa tradição continua até hoje, levando em consideração a idade dos personagens. Provavelmente ninguém que nasceu após os anos 2000 conhece a dupla de gauleses mais porradeira da Roma Antiga, então usar os videogames certamente é a melhor forma de apresentar as grandes aventuras desses guerreiros para a garotada e mantê-los vivos através das gerações.

Apesar de já terem recebido muitos jogos ao longo dos anos, a maioria se resume a um gênero: beat ‘em up. Asterix & Obelix: Slap them All! é o mais novo jogo de porrada desenfreada a se juntar ao grupo, porém ele é especial: temos aqui um game totalmente inspirado nos quadrinhos dos personagens, desde o enredo até o visual. Eu cresci lendo as HQs de Asterix & Obelix e jogar isso aqui foi de uma nostalgia indescritível!

Abaixo a opressão romana

A história de Slap them All! mistura vários arcos das HQs dos personagens e os dividem em atos, onde cada um proporciona uma sequência de fases. Não existe um roteiro único para a campanha, nós apenas revivemos algumas de suas melhores histórias, então para quem não sabe do que se trata, aqui vai um breve resumo: Asterix e Obelix são dois guerreiros de um vilarejo isolado da Gália, uma pequena província da França. Eles vivem no ano 50 a.C., uma época onde o Império Romano já mostrava sua dominância e controlava o mundo – com exceção desse único vilarejo.

asterix obelix slap 1
É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo…

Graças a uma poção mágica que dá força sobre-humana aos seus guerreiros, os gauleses são capazes de enfrentar a opressão romana e manter sua independência. É claro que os romanos não dão um segundo de paz para eles, mas eles não se importam e até gostam de brigar com eles. Asterix e Obelix são os dois melhores guerreiros desse vilarejo e todo o resto se resume a suas aventuras, que são carregadas de teor histórico e, é claro, muitas paródias.

A primeira coisa que chama atenção em Slap them All! é o visual, que traz gráficos totalmente desenhados a mão! Você se sente dentro das histórias em quadrinhos e todo o resto do pacote reforça essa sensação. As cutscenes são contadas com bordas e diálogos, as pancadas têm onomatopeias e as animações dos personagens têm poucos frames, ou seja, eles mudam de posição e fazem movimentos bruscos de uma forma pouco fluida. Assumo que a princípio estranhei isso, mas logo percebi que é justamente para tornar a experiência mais fiel a uma HQ.

asterix obelix slap 2
Derrotar um batalhão inteiro de romanos sozinho? Moleza!

Já o jogo em si é tão simples quanto um beat ‘em up deve ser, pois você só deve andar para a direita e descer o murro em tudo que cruzar seu caminho. Quem for jogar sozinho pode controlar tanto Asterix quanto Obelix a qualquer momento, alternadamente. Cada um possui seu estilo de luta, onde Asterix é mais rápido por ser pequeno e Obelix compensa sua falta de velocidade com muita força bruta. Também é possível se juntar a um amigo e cada um controla um personagem por co-op local, o que deixa tudo mil vezes melhor.

Como nos velhos tempos

Ao mesmo tempo que é um jogo que pode ser facilmente aproveitado por qualquer pessoa, desde um jogador casual até alguém mais hardcore, essa simplicidade toda também traz alguns contras. Primeiro, ambos os personagens só possuem duas opções de ataque: um botão para ataques comuns e outro para especiais (além de mais um específico para coletar itens do chão, o que achei bizarro). É um jogo onde esmagaremos o mesmo botão do início ao fim e não teremos a oportunidade de aprender golpes novos ou mudar o gameplay de alguma forma, então fica repetitivo bem rápido.

A boa notícia é que parece que os desenvolvedores estavam cientes disso e por isso colocaram umas coisinhas para tentar disfarçar um pouco. O fato das fases serem muito curtas ajuda, mas o que realmente faz a diferença é o excesso de inimigos na tela. Em alguns momentos parece até que você está jogando um musou, pois são muitos romanos, bárbaros e seja lá quem mais juntos e misturados. Você só começa a metralhar o botão de ataque e torce para eles morrerem antes do seu personagem.

asterix obelix slap 3
Gauleses > Vikings

Esse excesso de inimigos acrescenta um nível de dificuldade interessante ao jogo e, quando a fase acaba, você só fica feliz de ter conseguido superar aquele desafio. É claro que isso também não invalida o fato do jogo ser super repetitivo, mas entre uma fase e outra ainda podemos jogar alguns minigames para sair um pouco da rotina. Não são nada demais, mas também são muito bem-vindos.

O problema mesmo está em como Slap them All! pode ser punitivo. Primeiro, as fases não têm checkpoints, o que na maioria não é problema, mas existem algumas mais longas onde você pode muito bem chegar até o chefe, morrer e voltar do começo – isso é muito frustrante! Além disso, quando jogamos em singleplayer, cada personagem possui uma barra separada de vida, mas se algum deles morrer você volta do início, mesmo que o outro ainda esteja com a vida cheia. É preciso ter cautela em dobro para trocar de personagem antes que algum deles morra e isso pode ser bem difícil.

Mesmo com esses pesares, Asterix & Obelix: Slap them All! ainda tem muito brilho e é um excelente beat ‘em up. É um jogo que não ousou ir além do que o gênero já entrega, mas é perfeito para matar a saudade dos personagens e ainda se divertir por algumas horas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Visual desenhado a mão é incrível
  • Relembra as melhores histórias das HQs
  • Divertido e desafiador
  • Fases com minigames quebram a rotina

Contras

  • Se torna repetitivo rapidamente
  • Poderiam ter alguns upgrades para os personagens
  • Se um personagem morre, os dois pagam o preço
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x