Conecte-se conosco

Reviews

Review – Asterix & Obelix XXL: Romastered

Publicado

em

Asterix Obelix XXL Romastered bg

Asterix & Obelix XXL: Romastered resgata uma das aventuras mais queridas da famosa dupla de gauleses em uma versão que apresenta mais do que visuais e trilha sonora renovados, trazendo também novidades que tornam a jogatina ainda mais recheada. Tudo isso, certamente, fará você sentir um misto de nostalgia, diversão e às vezes, um pouco de decepção também.

Essa é a versão remasterizada do título que originalmente foi lançado em 2003 e, com ela, a trilogia XXL dos heróis agora está completa em todas as plataformas atuais, para a alegria dos saudosistas e amantes dos personagens criados por Albert Uderzo e René Goscinny. Mesmo que hajam alguns problemas, essa é uma boa oportunidade para conhecer ou revisitar essa história dos irredutíveis gauleses.

Resgatando seus amigos

Caso não conheça ou não se recorde, nessa história, Asterix e Obelix retornam para casa após um dia comum de caça aos javalis, mas o que a dupla não esperava é se deparar com sua vila em chamas, finalmente dominada pelos Romanos, quem diria. Além disso o ilustre imperador César concluiu seu plano maléfico e raptou todos os aldeões. Sua missão agora será persegui-lo, derrotando as imensas hordas de romanos para enfim, encontrar e salvar todos os seus amigos.

Asterix Obelix XXL Romastered 01
Caixas ou romanos? Difícil saber qual o mais volumoso.

Essa tarefa exige que os gauleses deixem Gália para fazer um tour divertido pela Normandia, Grécia, Helvécia, Egito e, por fim, Roma. Cada local oferece diversas fases para explorar, mas você só percebe essa separação de níveis quando percorre pelo mapa. Dentro dos ambientes de Asterix & Obelix XXL: Romastered você vai se deparar com um vasto cenário repleto de itens escondidos, inimigos para jogar pelos ares e muitas caixas para quebrar. Sério, muitas caixas mesmo!

No total Asterix & Obelix XXL: Romastered possui seis ambientes e por mais que os cenários sejam amplos e lotados de conteúdos, eles podem não durar muito, ainda mais se você ignorar a coleta dos itens, isso tornará a missão de resgate em uma viagem bem rápida.

Imagem do jogo Asterix & Obelix XXL Romastered
Os puzzles combinam as habilidades de ambos os personagens.

Encontrando todos os artefatos

A dica é curtir a jornada e coletar todos os itens possíveis, isso tornará sua viagem mais proveitosa e também renderá outras recompensas, por isso valem o esforço. Além disso, como todo bom jogo de plataformas, será divertido resolver os puzzles ou procurar pelos itens secretos.

Solucionar os diversos puzzles ou procurar nos confins dos cenários por todos os itens não trará apenas orgulho para a sua jornada, mas isso também rendem boas recompensas. Capacetes romanos são abundantes e com eles você poderá comprar vidas extras ou novos combos. Eles também ajudam a desbloquear outros colecionáveis como as artes de Asterix & Obelix XXL: Romastered onde cada pedaço do quadro tem um custo diferente de recursos.

Imagem do jogo Asterix & Obelix XXL Romastered
Pegue todos os capacetes possíveis, você vai precisar!

Há outros objetos que você pode encontrar durante sua missão, eles estão um tanto mais escondidos e requerem mais atenção. Cada fase possui, por exemplo, uma determinada quantidade de coroas de louro, aquelas mesmas coroas de César e, ao recolher todas elas, você ganhará acesso a novas vestimentas para os personagens que deixam o visual deles ainda mais bonito. São várias atividades que te mantém ocupado durante a jogatina, o que é muito bom.

Uma das novidades desta remasterização, ironicamente, é o modo retrô que permite alternar o visual para aquele de 2003. Desta forma você está livre para modificar, a qualquer momento, entre as aparências, semelhante ao que acontece em Halo: The Master Chief Collection. É legal comparar ambas as versões e ver como tudo ficou ainda mais bonito, natural e equalizado, também fica notável como alguns efeitos e cores da versão original são exagerados.

Imagem do jogo Asterix & Obelix XXL Romastered
Às vezes, o visual retrô mostra que ainda é tão bom quanto o moderno.

Além de mudar o visual, em Asterix & Obelix XXL: Romastered você poderá escolher algumas especificações no menu como deixar a aparência moderna com a trilha-sonora e efeitos retrô, o que sinceramente, não recomendo. Também dá para remover as faixas pretas do modo antigo deixando a tela em widescreen mas, isso não é tudo. Aqui vai uma dica, alternar entre os visuais ajuda a encontrar um outro colecionável.

Conhecendo as novidades de Asterix & Obelix

Em meio às novidades também há as moedas do modo retrô, elas estão bem escondidas e obviamente só podem ser encontradas ao utilizar o aspecto antigo. Isso te obriga mudar, constantemente, a aparência de Asterix & Obelix XXL: Romastered, o que não é ruim, afinal é interessante comparar os detalhes desta produção durante a jogatina.

Imagem do jogo Asterix & Obelix XXL Romastered
Este é o grupo de inimigos mais divertido do jogo.

Além dos itens, o jogo também apresenta novos desafios como o modo percurso onde é necessário apanhar todas as moedas no tempo determinado, inclusive é neste momento que você precisará alternar entre os visuais para encontrar aquelas moedas que só estão disponíveis no modo antigo.

Asterix & Obelix XXL: Romastered ainda tem outros dois desafios que incluem um modo contra a ampulheta, onde é necessário alcançar a linha de chegada o mais rápido possível mas, claro que, seu caminho estará repleto de obstáculos e inimigos que vão tentar te impedir. E se você achar que está tudo muito fácil dá para enfrentar o nível extremo que deixa os romanos mais fortes e numerosos. Acredite, são muitos deles para pouco de você, é desumano.

Imagem do jogo Asterix & Obelix XXL Romastered
Os puzzles de Asterix & Obelix ainda são divertidíssimos.

Em alguns momentos você terá a ajuda da poção mágica do druida Panoramix, ela te tornará ainda mais forte e ajudará nas batalhas, mas sinto que isso poderia ser mais abundante no jogo. Além disso, vez ou outra é possível alternar entre os gauleses para resolver os puzzles e encontrar itens ou abrir passagens. O legal é que todas as atividades são bem construídas e divertem um bocado.

Problemas de viagem

Asterix & Obelix XXL: Romastered é, sem dúvidas, muito divertido, porém ele herdou problemas da versão original que podem incomodar. Exemplos disso são os erros de colisões com paredes invisíveis ou a falta delas, algo que permite você atravessar lugares indevidos. E infelizmente o novo visual também trouxe outros bugs, resultando em texturas esquisitas, erros de iluminação e quedas de frames, essas coisas ocorreram frequentemente e atrapalharam um pouco a diversão durante a minha viagem.

Imagem do jogo Asterix & Obelix XXL Romastered
O que tinha na poção, Panoramix?

Houve uma atualização recentemente que resolveu alguns problemas mas, ainda há erros a serem consertados e torço para que os desenvolvedores continuem dando suporte para tornar esse tour ainda mais nostálgico e satisfatório.

Mesmo com esses problemas, Asterix & Obelix XXL: Romastered é maravilhoso e nostálgico. Os diversos itens para encontrar vão agradar os fãs e garantir a diversão tanto para os saudosistas quanto para os novos jogadores. Só não espere um jogo tão longo, pois essa missão de resgate pode acabar antes do que você imagina.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • A aventura é divertida e nostálgica
  • Está repleto de itens para encontrar
  • É possível alternar entre os visuais
  • Os desafios dão um novo recheio para o jogo

Contras

  • Tem alguns problemas de colisão e iluminação
  • Podia ter novas fases
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x