Conecte-se conosco

Reviews

Review – Attack of the Earthlings

Publicado

em

attack of the earthlings bg

Attack of the Earthlings é um jogo de combate e estratégia com elementos de stealth baseada em turnos, onde você controla uma alien nativa em defesa de seu planeta natal contra o ataque humano. A melhor maneira que encontrei de descreve-lo é chama-lo de “XCOM às avessas”, pois esse é exatamente o seu papel nesse jogo. Estamos cansados de defender a raça humana contra algum ataque alienígena mirabolante, está na hora da raça humana pagar por anos de “alienigecidio”.

Contatos Imediatos de Quinto Grau

É engraçado pensar no quão irônico é a premissa deste jogo. A raça humana se desenvolveu a ponto de viajar no espaço atrás de planetas para explorar, e num belo dia decidem invadir o planeta denominado X13, habitado pelas criaturas conhecidas como Swarmers e pela nossa carismática alienígena de quatro braços, a Matriarca. Bom, nesse caso eu diria que os humanos são os alienígenas ali.

O game se passa dentro da nave pertencente à megacorporação Galactoil, responsável pela extração de recursos de outros planetas, como fonte de energia para os humanos, utilizando sua gigantesca nave-broca para tal. Diante disso, seu objetivo é botar abaixo a máquina de destruição humana antes que ela devaste seu planeta.

Imagem de gameplay Attack of the Earthlings
Basicamente, toda a árvore de skills disponíveis.

Attack of the Earthlings é dividido por fases, sendo que cada uma representa um dos departamentos presentes na empresa/nave. Cada fase possui objetivos distintos para concluí-la, além de missões opcionais que rendem mais pontos no final. Os cenários em geral são relativamente grandes e repletos de acessos e caminhos possíveis, bastando apenas você definir a melhor estratégia para transpor seus inimigos, que não serão poucos.

Os pontos obtidos, no final das fases, são usados para adquirir novas habilidades. Diferindo de alguns jogos do gênero, não há uma gama enorme de possibilidades nesse sentido, se resumindo basicamente a três habilidades para cada alien. Porém, os pontos podem ser realocados da maneira como desejar, proporcionando ainda mais possibilidades de estratégia, pois a cada início de fase você pode distribuir esses pontos já planejando como irá agir.

Uma das ações presentes no jogo e que é bastante importante para sobreviver durante as fases, é a de se reproduzir, sendo você (literalmente) a Matriarca dessa raça, após absorver os corpos de suas vítimas, você adquiri pontos de Biomassa que são usados para tal finalidade, com isso você expeli os chamados Grunt, pequenas criaturas que podem se esgueirar por ventilações, porém são fracas contra inimigos armados.

Imagem do jogo Attack of the Earthlings
Fazendo das tripas aliens.

Utilizando também os pontos de Biomassa, a partir dos Grunt, você tem a possibilidade de evoluir para uma das três variações de aliens disponíveis no jogo. São eles, Goliath a classe pesada do jogo, mais resistentes e com ataques mais brutos, Disrupter a classe que tem como uma de suas características principais o ataque a distância, e por fim, Stalker a classe mais ágil, com habilidades de plantar armadilhas e a única outra classe a poder andar pelas tubulações além dos Grunt.

O conceito de estratégia

Há inúmeras possibilidades de estratégia, dependendo do alien utilizado, como se esconder em algum armário e surpreender o inimigo, utilizar a ventilação para dar o bote do outro lado da sala, fazer um ataque em grupo para matar um inimigo mais resistente, ou mesmo matar vários inimigos ao mesmo tempo, variedade não irá lhe faltar na hora de bolar a melhor estratégia para acabar com os humanos, até mesmo usar um deles como “drone” para explorar os cenários sem ser notado.

A melhor estratégia no jogo é tentar passar pelas fases sem ser visto, utilizando o máximo do stealth para explorar os cenários e chegar nos objetivos, pois seus inimigos ficam em alerta quando te notam no recinto, o que faz eles te atacarem logo que você entra no raio de visão deles, isso pode ser uma sentença de Game Over caso seu inimigo seja dos mais fortes.

Imagem do jogo Attack of the Earthlings
Parabéns Carlos, você foi promovido a alien honorário.

E estratégia será um elemento crucial para superar as fases do jogo, afinal elas são longas e repletas de inimigos, que cada vez vão ficando mais desafiadores. A variedade de inimigos no jogo é boa, o que é um ponto positivo, tendo em vista que vão desde as unidades mais fracas até as mais parrudas. Apesar delas não serem tão espertas ao ponto de analisar suas jogadas e planejar uma emboscada, por serem numerosas, e algumas vezes bastante fortes, vão te fazer pensar antes de simplesmente ir pra cima. Algumas dessas unidades exigem estratégias bem mirabolantes para serem derrotadas, mas nada que umas boas horas de observação e tentativas e erros não possam resolver.

Falando em tentativas e erros, uma característica que eu pessoalmente acho interessante citar, é a possibilidade de criar saves durante as partidas, assim como carregar algum ponto salvo anteriormente. Este recurso é bastante útil, principalmente quando você comete algum erro ou percebe que sua estratégia não irá funcionar, mas já é tarde para se recuperar. Isso evita a fadiga de ter de iniciar novamente uma longa fase, principalmente quando se está próximo ao final dela. Além da possibilidade de criar saves manualmente, o jogo também os cria em momentos oportunos ao concluir objetivos e a cada 5 turnos jogados.

Imagem do jogo Attack of the Earthlings
Não é só fumar que mata.

O jogo se complemente com uma bela pitada de humor, e o fato dos nossos queridos aliens não falarem, pelo menos não em uma linguagem que seja compreensível por nós, deixa esta tarefa a cargo do sádico Mr. Pecker, que volta e meia entra em contato com seus funcionários reclamando de produtividade ou mesmo da invasão alien. Seus diálogos (na maior parte sendo monólogos) são muito divertidos e agregam ao conjunto do jogo, que deixa a seriedade de uma história complexa por um humor descontraído e até bem colocado. Infelizmente Attack of the Earthlings não conta com nenhum tipo de localização para o português brasileiro, o que pode fazer você perder um pouco dessa vibe humorada, caso não tenha fluência na língua inglesa.

Apesar da comparação inegável com jogos da franquia XCOM, Attack of the Earthlings não decepciona e tem boas características frente a sua inspiração. Trazendo variadas possibilidades em meio ao gameplay, inimigos variados que irão te fazer pensar antes de agir, vastos cenários e longas partidas, sem falar do embora limitado número de aliens, eles são bem distintos e apresentam consigo boas possibilidades de estratégia, tudo isso embrulhado numa camada bem colocada de humor. Para os fanáticos por jogos do gênero, é uma boa pedida, mas não espere a complexidade de um XCOM. Também é recomendado para aqueles que querem experimentar algo diferente, o bom humor do jogo com certeza irá compensar.

selo gog

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Vastos cenários
  • Boa variedade de inimigos
  • Várias possibilidades de estratégias
  • Apesar de limitados, variedade de aliens bem distintos entre si
  • Humor bem colado (menção honrosa para os monólogos de Mr. Pecker)
  • É possível criar saves durante o jogo

Contras

  • Número limitado de habilidades disponíveis
  • Falta de localização para o português
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x