Conecte-se conosco

Reviews

Review – Below

Publicado

em

Below bg

Sozinho e sem a mínima noção do que está buscando, você desembarca em uma ilha sombria, cheia de segredos guardados por armadilhas e criaturas nos vastos labirintos de Below. Prepare-se para uma jornada onde sua experiência será tão importante na vida quanto na morte.

Below é um roguelite com elementos de sobrevivência e RPG que proporciona uma experiência bastante particular para cada jogador – suas interpretações vão depender de suas próprias vivências e da forma como joga. Com uma bela atmosfera e uma jogabilidade estranhamente instigante, esse título com certeza merece sua atenção.

O ciclo da vida e da morte

Below começa após um longo e calmo prólogo apresentando a chegada do viajante na ilha The Depths, já esclarecendo que o ritmo do jogo pode ser bastante lento e que não esperemos por explicações, tutoriais ou narrativas. Você assume o controle sem saber o porquê está ali, nem qual o seu objetivo primordial.

Imagem do jogo Below
Quando você chegar neste local você poderá armazenar seus itens para liberar espaço no inventário.

O sistema de sobrevivência consiste em manter seu personagem bem alimentado, aquecido e hidratado. Felizmente, esse sistema não é muito rigoroso, já que demora para esvaziar os medidores, principalmente no caso da água, um item em abundância no jogo. Ainda assim, manter o viajante saudável será uma das suas prioridades.

Em poucos passos você vai se deparar com um vasto cenário. Entre os itens importantes para que você sobreviva, é possível encontrar: alimentos, gravetos, cordas, flechas e muitos outros – mas seu personagem não poderá carregar tudo, já que há um limite na bolsa deste viajante. Após um tempo você desbloqueia o acesso à sala ‘bolso’; para acessa-la, você precisará dormir na fogueira, onde é possível guardar os itens do seu inventário em locais maiores.

Por toda a ilha há locais para acender fogueiras. Elas servem para cozinhar alimentos (assim lhe darão mais energia), criar equipamentos, vestimentas, poções e ainda podem servir de viagem rápida. Essa última função requer uma quantidade específica de gemas e não pode ser utilizada em todas as fogueiras, tendo que escolher entre duas delas para se transportar.

Imagem do jogo Below
Você está preparado para se aprofundar nos labirintos?

Esteja ciente que Below possui uma exploração lenta e arrastada. Você percorrerá diversas salas à procura de itens e muitas vezes não saberá qual sua utilidade. Quando o fim chegar, você perderá todos seus itens.

Eu, eu mesmo e a lanterna

Embora a exploração seja silenciosa e solitária, você terá dois grandes aliados (calma que você já vai entender): a primeira será a lanterna, que é única em Below, te ajudando à enxergar na profunda escuridão abaixo da ilha, além de servir como arma para enfrentar inimigos e como chave para algumas portas.

Quando você morrer pela primeira vez, poderá ficar frustrado ao perceber que recomeçará tudo do início, mas você também vai descobrir que terá uma grande responsabilidade em preparar a ilha para o próximo viajante. Assim, o segundo peregrino será você mesmo, desbravando um novo jogo com muitas das mudanças que você causou na ilha durante a exploração com o outro personagem.

Imagem do jogo Below
Sua lanterna também será útil para acessar novas áreas da ilha.

Na pele de um segundo viajante, as salas podem ser um pouco diferentes. Encontrar o cadáver do viajante anterior será tão importante quanto a sua sobrevivência, não apenas devido aos seus consumíveis e equipamentos, mas principalmente por possuir a lanterna, necessária para continuar se aprofundando na ilha. Pode parecer um sistema bastante rigoroso e punitivo, mas acaba lhe dando a possibilidade de criar estratégias para explorar tudo – o mapa pode indicar onde está o cadáver, basta observá-lo e conforme se aproximar do local onde o corpo pereceu, um indicador vermelho mostra a sala na qual ele se encontra.

Conforme sua vivência evolui no submundo desta ilha, você vai entender que durante a vida do viajante é preciso ser corajoso para encarar os sufocantes labirintos, encontrar itens úteis para progredir e ser forte o bastante para planejar a sua morte – mesmo que isso possa decepciona-lo. É a melhor maneira de ajudar o próximo viajante a encontrar seu corpo, do contrário as próximas partidas podem ser cruéis.

Below pode ser comparado à trajetória humana: dedicamos a vida inteira para encontrar nossos objetivos com a única certeza de que um dia a morte vai chegar. Assim, tentamos deixar tudo preparado e encaminhado para que nossas futuras gerações não cometam os mesmos erros, saibam enfrentar os perigos e tenham uma direção para seguir.

Imagem do jogo Below
A lanterna ou o fogo mostram as armadilhas com mais facilidade, mas não deixe de ser cauteloso.

A trilha sonora proporciona uma atmosfera desolada, misteriosa e sombria, além de passar um constante sentimento de solidão e ansiedade, mostrando que essa jornada é apenas sua e que ela não será fácil. Você deverá aprender e descobrir sozinho como sobreviver o máximo possível neste profundo ambiente.

Um submundo perigoso e insondável

Aqui não há amigos, ao invés disso os labirintos estarão cheios de criaturas sombrias que talvez nunca tenham visto a luz do sol. Por sorte, você sempre estará equipado com uma espada, escudo ou arco e ao derrotá-los será recompensado com gemas para recarregar sua lanterna.

A ilha também esconde diversas armadilhas e animais, que podem ser fáceis de enxergar caso você ande com a lanterna acesa. Isso consumirá suas gemas, e é preciso gerenciar essa quantidade com cuidado, pois um passo errado irá mata-lo.

Imagem do jogo Below
Mesmo estando fora dos labirintos, os cenários são sombrios graças a uma forte tempestade no local.

Below deixa subentendido que não se pode ficar chateado pelas mortes, pois o ciclo da vida é assim. O importante é aprender a explorar a ilha gerenciando seus itens para fazer boas descobertas. Uma hora, uma de suas gerações chegará ao final desta jornada completando aquilo que o primeiro viajante iniciou.

Esse conjunto de mecânicas podem tornar o jogo repetitivo, punitivo e até cansativo. Mesmo assim, Below é uma jornada cativante que instiga o jogador à continuar para chegar cada vez mais fundo nesta ilha de cabeça para baixo e descobrir todos os seus segredos. Talvez não seja para todos os jogadores, já que requer muita paciência e dedicação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Partidas instigantes do início ao fim
  • Estilo artístico muito bonito
  • A trilha sonora é de tirar o fôlego
  • Possui uma ambientação incrível

Contras

  • Enquanto utiliza a fogueira ou visualiza o mapa os inimigos ainda podem te atacar
  • As vezes as coisas ficam tão pequenas na tela que podem passar despercebidas
  • A progressão pode ser repetitiva e demorada
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x