Conecte-se conosco

Reviews

Review – Blood Bowl 2: Legendary Edition

Publicado

em

a3f3baf2e62941dfa030a30b4e1277d0

Qual seria o resultado de uma sessão de brainstorm entre fãs de futebol americano, RPG e literatura fantástica? A equipe criativa da Cyanide provou que tudo isso pode ser mesclado perfeitamente com Blood Bowl 2, a sequência do jogo de 2009 que coloca várias criaturas da fantasia em um esporte tático e sangrento, onde você deve conseguir o touchdown a qualquer custo, muito semelhante ao futebol americano.

O jogo é atrativo para toda uma variedade de jogadores, por mais distintos que seus gostos possam ser. O primeiro grupo de jogadores são os fãs do esporte, que automaticamente já se interessam pelo título por ele ser uma espécie de NFL hardcore. O segundo grupo seriam os fãs de fantasia, pois o jogo traz vários times com as mais variadas criaturas, dentre elas Orcs, Elfos, Anões e afins. Por fim, a novidade da vez é que até mesmo fãs de RPG tático poderão aproveitar muito bem o game, pois a sua mecânica de gameplay foi radicalmente alterada em relação ao primeiro.

Captura de Tela 62
O jogo possui um sistema tático em turnos que agrada até mesmo fãs de jogos de esporte.

Futebol Americano em Turnos

Enquanto o primeiro jogo tinha um sistema de gameplay em tempo real, Blood Bowl 2 adotou um sistema de turnos. Isso é ruim? Muito pelo contrário! Esportes são todos baseados em táticas, posicionamentos e jogadas ensaiadas, e agora você poderá fazer tudo isso com perfeição. Cada turno te permite mover individualmente cada jogador e posicioná-los aonde quiser, mas nem tudo é tão simples como parece, pois em determinadas ações os adversários poderão nocautear seus jogadores mesmo não estando no turno deles, e isso dá um tom bem imprevisível para as partidas.

As partidas ainda contam com eventos aleatórios que podem virar o jogo, como invasões da torcida no campo, mudanças climáticas e até mesmo uma pedra gigante que pode cair na cabeça de algum jogador e nocauteá-lo sem mais nem menos. A parte defensiva das jogadas é sempre a mais complexa e difícil de se manter o controle, pois sempre que você tenta derrubar um jogador do time adversário, dois dados são rolados e o êxito da sua ação dependerá dos símbolos tirados. Quase sempre tudo que você consegue é um empurrão, e isso é um fator bem frustrante considerando que os bots sempre conseguem resultados melhores.

Captura de Tela 86
O game conta com uma vasta diversidade de criaturas fantásticas, que muita gente provavelmente só tinha visto no Skyrim.

Campanha Solo vs Multiplayer Online

Agora o jogo conta com uma campanha solo, onde acompanharemos a carreira do time humano Reikland Reavers, esse que está em decadência há um bom tempo e caberá a você, como técnico, trazer sua ascensão de volta. Esse modo não foge muito do padrão de campanhas em jogos de esportes, onde vamos montando o time a nosso gosto, jogando uma partida atrás da outra e acompanhando o progresso do campeonato em algum programa de esportes. Os comentários do programa da vez ficam a cargo do vampiro Jim Johnson e do troll Bob Bifford, que comentam os eventos no campo em tempo real e deixam tudo com um tom muito mais engraçado e descontraído.

A campanha ainda permite ao jogador ter o seu próprio estádio e customizá-lo como bem entender, onde cada raça possui um estádio e você poderá alterar a seu gosto conforme vence partidas e ganha dinheiro. O modo solo é uma boa adição para os jogadores mais solitários, mas não oferece tanto desafio como deveria. A dificuldade vai aumentando paulatinamente conforme se avança no campeonato, mas a inteligência artificial nunca deixa de ser limitada demais. Em quase todos os jogos, os oponentes se preocupam exclusivamente em massacrar o seu time e acabam não dando a mínima para a bola. Sabendo disso, basta o jogador pegar a bola e cruzar o campo por uma das laterais para fazer um touchdown fácil e garantir a vitória.

Captura de Tela 84
Em partidas online, você tem diversas opções de formações para os times já existentes, e ainda pode customizar tudo do seu jeito.

Felizmente, existem outros meios de se jogar Blood Bowl 2. O jogo ainda oferece um modo multiplayer online onde podemos enfrentar outros jogadores ou jogar ao lado deles. A experiência pode ser totalmente diferente, pois enfrentar outras pessoas com estratégias imprevisíveis deixa tudo muito mais divertido. Nesse modo, o jogador tem um total de 16 classes para escolher, cada uma possuindo 3 times diferentes, e cada classe possui suas singularidades, onde os anões tem uma boa defesa, os elfos são bons em passar a bola, os Skaven são os mais rápidos, e por aí vai. Dessas classes, apenas oito fazem parte do pacote básico do jogo, e as outras oito podem ser adquiridas via DLC, onde elas são apenas variações das classes já existentes.

A versão Legendary Edition é um pacote único incluindo todos os times extras, até mesmo os que foram lançados como DLCs exclusivas em determinadas plataformas. Com sua nova engine, visual, mecânicas repaginadas e todas as novidades, é um título bem versátil que agradará um público muito variado e angariará novos fãs para o esporte mais sangrento de todos os tempos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Ótima campanha e multiplayer online
  • Gameplay tático e estratégico
  • Customização de estádios
  • Maior variedade de times com mais particularidades

Contras

  • Inteligência artificial muito limitada
  • Modo campanha pouco desafiador
  • Sistema de combate pouco preciso
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x