Conecte-se conosco

Reviews

Review – Bus Mechanic Simulator

Publicado

em

Bus Mechanic Simulator bg

Infelizmente, com a demanda crescente de locomoção, andar a pé deixou de ser algo trivial para alguns. Tornando-se um luxo ao invés de uma necessidade, para muitos um carro é a solução, mas para a grande maioria o “busão” é a solução. Diariamente os ônibus levam milhões de pessoas pelas ruas de todo o mundo. Seja para o trabalho, suas casas ou qualquer que seja a atividade destinada. Bus Mechanic Simulator nos coloca como um membro pivô deste sistema viário, um mecânico responsável pela circulação correta dos ônibus.

Assim somos encarregados do dever de revisar, avaliar e assegurar de que todos estes problemas sejam resolvidos. Tudo antes que estes mastodontes de metal, faísca e óleo retornem para as pistas e causem um acidente digno das primeiras páginas dos jornais, seja utilizando o básico dos ensinamentos mecânicos como soltar uma roda e trocar o óleo, até conhecimentos mais avançados como manutenção das portas pneumáticas do ônibus ou mesmo retirar, desmontar e remontar um motor.

Próxima parada: garagem

Bus Mechanic Simulator tenta trazer uma experiência semelhante à de Car Mechanic Simulator, com a diferença de que agora os ônibus dominam a pista. Em uma oficina com diferentes pistas para atendimento, o jogador deve seguir à risca os prontuários de cada veículo e averiguar o que está listado lá. Desde uma simples troca de óleo até a retificação das camisas de pistão do motor, o jogador deve estar atento para a montagem e desmontagem de cada sistema. Afinal, como na vida real, um pequeno erro pode comprometer todo o veículo.

Imagem do review dde Bus Mechanic Simulator
Cheguei do serviço da mecânica, hora de começar o jogo de mecânica.

Contando com uma oficina “completa” à sua disposição, o jogador deve aumentar sua reputação e qualidade de serviços. Assim, dessa maneira se desbloqueia novas ferramentas, equipamentos, peças, sendo capaz de oferecer mais às empresas que solicitarem seu serviços. Com a capacidade de poder ver cada sistema de maneira separada, Bus Mechanic Simulator tem ótimas ideias, mas que acabaram sendo mal executadas.

O maior problema de Bus Mechanic Simulator, que enfrentei pessoalmente e vi outros sofrendo, é a estranha queda de framerate. Mesmo sendo apenas em um ambiente fechado, no caso dentro da garagem, o jogo acaba rodando de maneira arrastada. Até nas configurações baixas e resolução mínima, continuava apresentando esse problema. Mas isso é algo que pode ser resolvido com um patch, no entanto não paramos por aí.

Por favor libere a área do elevador

Outro grande problema que enfrentei em Bus Mechanic Simulator é a questão das ferramentas. Entendo a questão de não ter acesso a um painel completo logo de cara, mas tê-las espalhadas pela oficina mostra que resolveram seguir tudo à risca. Sim, concordo que todo e qualquer procedimento de montagem e desmontagem de um maquinário automotivo deva ser seguido assim, sem atalhos ou gambiarras.

Mas forçar o jogador tirar rodas de um ônibus utilizando uma chave combinada é algo estranho. No meu ver, uma empresa, mesmo que pequena, que vá lidar com veículos de alta carga e peso como ônibus, no mínimo deve ter as ferramentas que facilitem o trabalho logo de cara, como pistolas pneumáticas, chaves de torque e jogos de pitos estriados e sextavados, por exemplo.

Imagem do review dde Bus Mechanic Simulator
Melhor trocar do que ficar completando.

Além da falta de ferramentas logo no começo do jogo, outro grande fator que atrapalha o jogo nesta parte é o número de ferramentas que podemos levar conosco. No começo, podemos levar apenas uma ferramenta, e com o tempo vamos melhorando nosso personagem e podemos levar até três. O que é estranho, pois as peças que carregamos podem ser colocadas em uma cesta de “despejo” que podemos usar para armazená-las ou carregá-las todas conosco.

Sejam apenas parafusos ou rodas inteiras de um ônibus, não há limite de inventário para peças, apenas ferramentas. Com isso em mente, o jogador também deve se familiarizar com os modos de interação com o veículo. O primeiro é o de exploração, no qual o jogador pode explorar as peças e descobrir a sua atual vida útil e nome. Utilizando Q e R, navegamos a aba de ações. A próxima é a de desmontagem, que como o nome diz, é utilizada para desmontar. Assim, parafusos, porcas, arruelas e lacres são retirados utilizando essa ação e são remontados com a de Remontagem, que fica ao lado dela na aba de ações.

Imagem do review dde Bus Mechanic Simulator
Assim reconhecemos uma mecânica insegura.

Segurança em primeiro lugar!

Apesar de Bus Mechanic Simulator se mostrar hábil em explorar os conceitos mecânicos de um ônibus, o jogo peca demais na execução. Mesmo dando a oportunidade de explorar diversos sistemas hidráulicos e elétricos dos ônibus, fracassa em suas mecânicas principais de interação. O fato de poder carregar um número mínimo de ferramentas por vez, não possuir uma caixa de ferramentas próxima e até mesmo a falta de instruções deixam o jogador perdido. É como trabalhar em uma oficina onde as ferramentas ficam toda espalhadas e ninguém sabe o que está fazendo.

Mesmo trabalhando com veículos automotivos há 7 anos, nunca tive a oportunidade de estudar ou mexer em um ônibus. Mas acredito que, caso seja necessário ou a oportunidade venha a surgir, gostaria de aprender em um ambiente mais controlado e supervisionado. Claro, é um jogo, uma simulação, mas ainda assim alguém pode acabar se voltando a ela como uma maneira de aprender um pouco sobre o assunto. E uma informação mal dada, ainda mais em uma área tão delicada quanto mecânica automotiva, pode ter consequências pesadas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Sistemas bem detalhados
  • Pode ser bem educativo

Contras

  • Mecânica enjoativa
  • Poucas ferramentas logo de início
  • Não há muita guia em serviços complexos
  • Queda de fps
  • Pouco chamativo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x