Conecte-se conosco

Reviews

Review – Cartel Tycoon

¿Plata o plomo?

Publicado

em

cartel tycoon bg gamerview

Em 2021, tive a oportunidade de jogar Cartel Tycoon durante a fase de acesso antecipado. Naquela época, escrevi o preview mencionando a similaridade do jogo com a proposta da série Narcos, que explora o mundo do tráfico de drogas. Bem, como é de se imaginar, tanto a série quanto o jogo são indissociáveis, já que ambos mostram os trâmites necessários para construir e manter um império de ilegalidade. Agora, com o lançamento oficial, Cartel Tycoon busca seu lugar em um gênero onde os jogos normalmente tratam de atividades que são, digamos, um pouco mais convencionais.

Como de se esperar, Cartel Tycoon é um simulador de todo processo de gerenciamento de um cartel de drogas. Realizar atividades ilegais requer uma cadeia logística complexa, e é justamente esse o ponto que os desenvolvedores tentaram explorar. Disputas de poder, corrupção de políticos e esquemas de lavagem de dinheiro são elementos que nós, brasileiros, sabemos bem como impactam o dia a dia de forma negativa, mas em Cartel Tycoon todas essas práticas não são somente desejadas, como também tornam a experiência divertida.

Logística e eficiência

Não é fácil ser um chefe de cartel. Como dito nos primeiros parágrafos, os fatores que influenciam seu império de atividades ilícitas são variados, e manter-se no topo pode ser uma tarefa árdua. Cartel Tycoon foca, sobretudo, nos aspectos logísticos de um cartel, com todas as dificuldades de transporte esperadas de um verdadeiro rei do tráfico. 

O processo produtivo é apenas uma das etapas. Para obter sucesso nesse meio, é necessário criar toda uma cadeia complexa de fazendas, armazéns, veículos de transporte e pontos de exportação a fim de tirar proveito do dinheiro do tráfico – sem contar o preço das mercadorias, que varia constantemente. Toda essa integração, por si só, tomará boa parte do seu planejamento em Cartel Tycoon, mas o jogo não se resume a isso. Cadeias de substâncias mais complexas envolvem ainda mais processos relacionados com a ocultação do real produto, incluindo embalar entorpecentes com vegetais a fim de driblar a fiscalização.

20220717191339 1
As cadeias produtivas começam simples, mas depois crescem

Obter máxima eficiência nos processos produtivos é uma tarefa comum aos jogos tycoon forcados em logística. Apesar de Cartel Tycoon não ter a complexidade de títulos como Transport Fever, Simutrans e OpenTTD, essa atividade está longe de ser fácil. Muitas vezes será necessário escolher entre a eficiência de transporte e a eficiência do local de produção.

Money for Nothing

O dinheiro é o que mantém tudo funcionando. Obviamente, o lucro proveniente de atividades ilícitas não pode ser utilizado de forma direta, onde os grandes donos de cartéis apelam para o processo conhecido como lavagem de dinheiro. Para dar mais realismo ao mundo do tráfico, Cartel Tycoon implementa justamente um sistema que simula o dinheiro sujo, proveniente do tráfico, e o dinheiro limpo, proveniente de atividades honestas. 

Exportar entorpecentes gera lucro em dinheiro sujo, e tal dinheiro, apesar de ter origem ilícita, pode ser utilizado para construir edifícios. Entretanto, tal tarefa exige que os edifícios a serem construídos dessa forma estejam próximos à sua residência – ou que o dinheiro seja entregue manualmente. O dinheiro limpo, porém, não tem o mesmo problema, e é justamente por isso que ele é mais valioso.

20220717185027 1
A árvore de pesquisa é vasta

Para tornar um dinheiro sujo em limpo, uma variedade de atividades legais podem ser construídas pelo jogador. Cassinos, empresas de táxi, clubes de dança e até mesmo bancos podem ser gerenciados a fim de facilitar todo o trâmite ilegal. Certamente esse é um processo muito engenhoso, envolvendo a logística de transportar quantias de dinheiro dos locais de venda até a cidade, mas trata-se de algo necessário e, também, um elemento desafiador e único de Cartel Tycoon.

Plata o plomo

Nenhuma mídia que se proponha a representar a dinâmica do tráfico de drogas estaria completa sem as relações de poder. Cartel Tycoon investe em um sistema que coloca o jogador em contato direto com os prefeitos, a polícia e outras facções. Obter o máximo dessas relações é essencial para os negócios.

Produzir algo muito lucrativo e ver todo o seu estoque apreendido pelos policiais não é nada legal. Pensando nisso, o jogo conta com duas barras: uma de lealdade e uma de terror. O chefão deve ser temido e ter a lealdade do povo, mas caso seja muito temido ele acabará sendo morto por forças especiais, e caso não tenha a lealdade dos cidadãos ele será assassinado pelos mesmos.

20220717193526 1
Corra que a polícia vem aí!

Fora isso, as relações com os políticos das cidades são bem simples: caso precise de mais lealdade ou temor, peça um favor ao prefeito aliado. Agora, caso o prefeito não esteja dentro da sua zona de influência, converse com o mesmo e realize missões para que ele entre na sua causa. 

Sem dúvidas, Cartel Tycoon é um jogo que, apesar de ter elementos comuns em jogos do gênero, inova em mecânicas relacionadas à complexidade de atividades ilícitas. Alguns bugs referentes à jogabilidade e à tradução apareceram em meus jogos, mas é de se esperar que esses problemas sejam solucionados em atualizações futuras. Por agora, esse realmente é um jogo que apesar de ter uma jogabilidade simples esconde uma complexidade referente às escolhas do jogador – sobretudo na parte logística. Os fãs de jogos tycoon, de gerenciamento e de logística ficarão satisfeitos com a experiência.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Processos logísticos simples, porém desafiadores
  • Mecânicas relativas às atividades ilícitas
  • Trilha sonora

Contras

  • Torna-se repetitivo
  • Alguns bugs na versão 1.0
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x