Conecte-se conosco

Reviews

Review – Children of Morta

Publicado

em

Children of Morta bg 1

É através da família que cultivamos sentimentos e boas memórias, mas também não dá para fugir de algumas situações que não são tão legais assim. Children of Morta conta a história de uma família de heróis que, por muitas gerações, protege uma sagrada montanha. Os Bergson são formados por verdadeiros guerreiros, mas, ainda assim, são uma família como qualquer outra e não estão livres dos conflitos do cotidiano familiar. Neste jogo você vai acompanhar a jornada emocionante de uma família que não tem intenções de salvar o universo mas sim de se manterem unidos para enfrentar o mal e evitar que ele corrompa este mundo.

Children of Morta é um lindo jogo de ação e aventura com elementos de RPG e Rogue-lite em que você vai acompanhar a luta da família Bergson para impedir que o mal se espalhe pela sagrada montanha e pelo mundo. Entretanto, durante essa difícil batalha, você também vai presenciar o dia a dia desta família em seus momentos comuns, que são de extremo valor quando estão juntos compartilhando experiências e diversões. Com um visual extremamente encantador e uma história envolvente, aqui você vai encontrar personagens que podem ser semelhantes a membros da sua família e, através disso, se emocionar com o amor inigualável que um tem pelo outro.

Fortalecendo os laços de família

Numa noite estranha, Margaret acorda assustada, a senhora com poderes ancestrais tenta contatar a deusa Rea para verificar se estaria tudo bem com a montanha, mas tudo estava quieto. A velhinha pede que seu filho John vá até o grande santuário para averiguar o local. Em seu retorno, o bravo guerreiro relata que presenciou o mal ceifando animais e transformando-os em criaturas obscuras e famintas. Definitivamente algo muito ruim estava acontecendo, mas do que se trata essa ameaça? Após os longos anos de paz na montanha Morta, agora é hora de amolar os equipamentos e voltar a proteger o lugar.

Imagem do jogo Children of Morta
Lutar não é uma obrigação, as crianças podem e devem brincar.

A história de Children of Morta é contada por um locutor. É ele quem vai dar o entendimento do que está acontecendo nas belas cenas pixeladas. A narração é bem produzida e transmite a emoção dos acontecimentos, tornando a história envolvente e fazendo com que os jogadores realmente fiquem aflitos a cada nova situação. O melhor disso é que é fácil acompanhar essa aventura já que o jogo possui legendas em português.

Por muitas gerações, a família Bergson protege a montanha mística e, desta forma, a maior herança que eles cultivaram e compartilham são seus talentos para lutar, mesmo que seja indiretamente, como o Tio Ben, que é um excelente artesão criando os melhores equipamentos para os demais, e a vovó Margaret que, com sua profunda sabedoria mística, ajudará a entender o que essa família vai enfrentar ao longo desta jornada.

As habilidades de cada um são diferentes: a jovem Linda, por exemplo, prefere manter distância das criaturas e acertá-los com seu poderoso arco e flecha, enquanto que John prefere cortá-los ao meio com sua espada super afiada. São seis membros da família, com equipamentos e técnicas diferentes que vão proporcionar combates únicos, você pode escolher aquele que mais se identificar para explorar o interior da montanha, mas alguns só serão desbloqueados com o tempo. Se houver um amigo (ou irmão) para te acompanhar nesta aventura, Children of Morta possui um modo cooperativo local assim, 2 personagens podem progredir juntos e fazer partidas ainda mais agitadas. Seria interessante se houvesse um modo online em que ambos os personagens pudessem se aventurar nas fases.

Imagem do jogo Children of Morta
Lar doce lar.

Toda vez que você retorna para casa dos Bergson, sempre há novos diálogos que demonstram o cotidiano da família. Os dias na casa vão se passando e seus avanços nas Dungeons podem refletir na vida dos personagens. Desta forma, sempre há coisas novas acontecendo: brigas entre irmãos, reconciliações, jantares, treinamentos e momentos familiares, daqueles que a gente nunca se esquece. Isso é tão legal e tão cativante que você acaba criando um verdadeiro laço com a família e ainda pode sentir que está sempre progredindo no jogo mesmo com suas falhas nas fases.

Ainda dentro de casa, você poderá trocar suas moedas com o Tio Ben, que fará melhorias em seus equipamentos, ou melhorar sua força, através dos conhecimentos místicos da velhinha. Além disso, todos os seis heróis possuem níveis de experiência que, ao subirem, vão recompensar com pontos para você desbloquear novas habilidades. O interessante é que cada personagem possui sua árvore de habilidades, mas compartilham o traço familiar que são habilidades ou melhorias que vão ser aplicadas para todos os membros, tornando todos eles cada vez mais fortes e mostrando que eles dividem seus conhecimentos uns com os outros.

Imagem do jogo Children of Morta
Os pensamentos dos personagens ajudam a interpretar o cotidiano da família.

Unindo diferentes habilidades

Dentro das temíveis masmorras você vai enfrentar hordas com diversos tipos de inimigos que, além de serem muitos, também possuem vários ataques que podem ser corpo-a-corpo ou a distância, portanto, você precisa aprender a combater com cada personagem e também é necessário saber lidar com cada oponente. A quantidade de criaturas faz a partida ser desafiadora e o combate bastante agitado deixa a tela cheia de belos efeitos, conforme você cria combos e utiliza poderes.

As terras sagradas de Children of Morta sabem o quanto a família se dedica para manter a paz, por isso a vida espiritual irá ajudá-los neste combate, oferecendo amuletos de proteções ou poderes em seus santuários e obeliscos espalhados pelo cenário. São diversas opções de talismã que vão te tornar mais poderoso. Alguns podem trazer benefícios momentâneos e outros permanecem com você enquanto estiver na masmorra. Dos diversos poderes que esses espíritos podem te oferecer há, por exemplo, criaturas que recuperam sua saúde e outras que lutam ao seu lado.

Imagem do jogo Children of Morta
As fases também possuem puzzles que recompensam com poderosos itens.

A corrupção mudou drasticamente o ambiente das florestas, templos e masmorras deste mundo, não adianta você decorar o caminho para os santuários ou locais com maiores recompensas, pois a cada partida o lugar estará diferente. Essas mudanças de cenários fazem com que as fases nunca se repitam, o que é muito bom para manter o jogador instigado a descobrir mais. E, pra melhorar, às vezes você pode se deparar com outros membros da família lutando contra os inimigos, a vovó estudando os desenhos nas paredes, ou animais sendo ameaçados e diversas outras situações incomuns que podem te deixar surpreso durante as partidas.

As masmorras de Children of Morta são verdadeiros labirintos cheios de mistérios. Progredir não é extremamente desafiador, no entanto, às vezes pode ser difícil encontrar itens de recuperação e, consequentemente, você pode perecer com frequência. Enquanto estiver por lá, você vai se surpreender com a beleza extraordinária das artes em pixel que dão vida aos cenários. Todos os ambientes deste jogo são incríveis, possuindo níveis de detalhe absurdos. A trilha sonora ajuda a experiência ser ainda mais cativante. É realmente um visual sem precedentes.

Imagem do jogo Children of Morta
Baús e tantos vasos só podem indicar uma coisa: Perigo!

A linda união dos Bergson e todas suas histórias emocionantes funciona muito bem, não há bugs durante as partidas, mas há alguns travamentos que podem incomodar. Geralmente eles ocorrem durante as transições de uma sala para outra ou durante os carregamentos, que também sofrem com uma mudança abrupta de trilha sonora. Essa alteração acontece bem no finalzinho do carregamento, dura apenas alguns segundos mas chama a atenção, já que o volume é bem mais alto. Outro problema é que não há blocos de salvamento, assim não dá para apagar os dados ou criar perfis de jogo para outros usuários.

Children of Morta é sem dúvidas um jogo impressionante, mas oferece muito mais que sua beleza para os jogadores, trazendo também uma emocionante e envolvente história, diversas opções de personagens, muitos inimigos para derrotar, divertidas partidas cooperativas, segredos para descobrir e uma preciosa montanha para proteger. Através de suas difíceis batalhas, essa família tem muito a ensinar para os jogadores e, com certeza, vale a pena prestar atenção na mensagem que eles querem transmitir.

selo nuuvem

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Visual sensacional
  • História envolvente e cheia de mistérios
  • Há opções de personagens e cada um tem habilidades únicas
  • Cooperativo local
  • É desafiador, mas acessível para qualquer um

Contras

  • Ocorrem alguns problemas de transição de cenas
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x