Conecte-se conosco

Reviews

Review – Chroma Squad

Publicado

em

chroma squad bg

Não é só a chegada do homem à lua que está fazendo aniversário este ano, mas também uma das principais séries de televisão japonesas que consagraram o gênero tokusatsu no Japão e no mundo. Sim, estou falando de Kamen Rider, que também completou 50 anos de existência em 2019, mas é claro que não podemos deixar de fazer menções honrosas a Jaspion, Ultraman e todos os Super Sentai que encantaram tantas crianças com seus robôs gigantes e monstros de massinha.

Chroma Squad nasceu com o intuito de homenagear essas séries. O estúdio nacional Behold conseguiu fazer um jogo engraçado, recheado de referências, divertido, desafiador e todo charmosinho, sendo impossível entortar o nariz para esta belezinha. Lançado originalmente em 2015 para tudo quanto é console, o único que ainda precisava ser agraciado com a chegada deste título era nosso querido Nintendo Switch, e finalmente este momento chegou.

É hora de chromar!

Quem gastou boa parte da infância assistindo Power Rangers todo santo dia vai adorar cada linha de diálogo desta paródia. Quem não gastou também vai achar divertidíssimo, afinal eu mesmo nunca fui fã dos Power Rangers e adorei o jogo.

Chroma Squad conta a história de cinco dublês que já estavam cansados de atuar em cenas de ação genéricas e histórias bobas e superficiais – e o pior: nunca levando os créditos por nada que faziam na tela, já que apenas os atores principais apareciam sem máscara. Um belo dia, essa equipe decidiu abandonar seu trabalho e criar o seu próprio programa, tudo do zero. É claro que eles também terão de lidar com seu antigo diretor, que não superou a demissão de todos aqueles talentos. Agora cabe a você fazer de Chroma Squad o novo Super Sentai favorito da garotada.

chroma 4
Assumo que eu assistiria um programa desses.

Quando eu digo que cabe a você, é porque o jogador comanda tudo mesmo. Começaremos com um estúdio praticamente vazio e com pouca grana para investir em recursos melhores, mas aos poucos vamos adquirindo novos contratos de extensão do programa para tornar Chroma Squad cada vez mais famoso.

Por incrível que pareça, este é um RPG tático, então é um jogo muito estratégico com batalhas em turnos. Você sempre controlará seus cinco protagonistas contra monstros e supervilões – mas é tudo de mentirinha, pois estamos falando de um programa de televisão. Cada episódio traz uma ou duas batalhas, algumas contra chefes, além de objetivos opcionais que podemos cumprir. Fazer tudo direitinho nos recompensa com mais audiência e mais dinheiro pra torrar, enquanto deslizes como deixar um personagem cair em combate faz com que percamos audiência.

Você começa contratando atores para representar o seu time de dublês. Cada um será “um Ranger” de uma cor, que também influencia em sua habilidade única, mas não para por aí: cada personagem possui seus próprios atributos e desvantagens, então é necessário escolher bem para que a habilidade se case com os atributos daquela cor em específico. Além disso, cada um também tem um cachê diferente, então você também terá que administrar bem seus fundos.

chroma 1
Dream Team!

Todo esse esquema de gerenciamento de recursos misturado com os combates táticos fazem de Chroma Squad um jogo fácil de jogar, divertido, instigante e que demora muito para enjoar – pelo menos para quem é fã do gênero, é claro que essa afirmação não se aplica para todos. Tudo bem que os combates não fogem muito da velha fórmula do “bate e espera”, mas a variedade de objetivos e inimigos que enfrentamos torna tudo tão legal que você nem percebe o tempo passar enquanto joga.

Gravando!

 

Mesmo não apresentando uma variedade de poderes e combinações, o jogo não decepciona em deixar os combates mais próximos daquilo que conhecemos nos tokusatsu. Ainda dentro das limitações das mecânicas usadas, seus personagens podem fazer acrobacias e usar ataques combinados, tudo para deixar seus episódios ainda mais empolgantes. Não se preocupem, também tem robôs gigantes, isso não podia faltar.

Cada personagem pode ser equipado com armaduras, armas e habilidades diferentes conforme você libera ou compra na loja. Os inimigos também dropam materiais que podemos usar na criação de novos itens, então existe uma boa variedade dos métodos de melhoria para nosso time, o que é ótimo.

chroma 3
Essa caixa vai ver o que é bom pra tosse!

O visual é carregado de um pixel art muito simpático e colorido, com animações fluidas e bem agradáveis de se ver. Tudo isso é acompanhado de uma trilha sonora chiptune muito empolgante que leva qualquer fã de Anamanaguchi à loucura. O único problema que chega a incomodar neste port são as letrinhas minúsculas do modo portátil, tornando qualquer palavra consideravelmente mais complicada de se ler (a miopia agradece).

O jogo tem um tempo de campanha bem interessante, ficando em torno de 12 a 15 horas. Ele tem múltiplos finais a serem obtidos, então o fator replay é algo a ser considerado. Porém, um jogo com mais de 10 horas de campanha e com batalhas que sempre seguem a mesma receita de bolo podem ser fatores que desanimem algumas pessoas na hora de rejogar, então vai do gosto e paciência de cada um.

Chroma Squad é um game imperdível para os amantes de tokusatsus e RPGs táticos. O modo como trabalharam com esta temática tornou este título uma das melhores paródias que já vimos do gênero, tudo isso sem perder toda a carga nostálgica que carrega. A única coisa estranha é que é um jogo brasileiro que não está sendo vendido na eShop nacional, então quem quiser adquirir terá que caçá-lo nas eShops de outros países – mas vai por mim, vale a pena.

selo nuuvem

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Excelente paródia de tokusatsus
  • Administrar seu estúdio é bem legal
  • Sistema de batalha simples e divertido
  • Boas opções de customização

Contras

  • Letras minúsculas no modo portátil
  • Pode se tornar enjoativo rapidamente para algumas pessoas
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x