Conecte-se conosco

Reviews

Review – Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics

Publicado

em

Clubhouse Games 51 Review Capa JPEG

As reuniões em casa com os amigos vão, definitivamente, mudar com o Nintendo Switch. Antes você chamava a galera em casa e curtia um Super Mario Party, um Mario & Sonic at the Olympic Games 2020, Mario Kart 8 e até mesmo Super Smash Bros. Ultimate para a diversão de todos. Agora, entrou na briga Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics.

Como o próprio nome já traduz, o título traz cinquenta e um jogos clássicos dos mais variados gêneros que pode imaginar. De xadrez e dama, passando por paciência e truco e terminando no minigolfe e sinuca, é impossível que não tenha ao menos dois ou três que você já tenha jogado bastante e se divertido com sua galera no passado.

Hora de jogar!

O primeiro conceito que achei interessante é, ao iniciar o Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics, o jogo questiona quantas pessoas jogarão e te libera os jogos a partir do número que inserir lá. Uma pessoa ou duas liberam todos, já que os demais podem ser preenchidos pela máquina. Três ou mais, aí já varia bastante. Por exemplo, quatro pessoas não conseguem jogar xadrez juntas, então eles tiram estes que são impossíveis com mais gente e te deixam com as opções acessíveis.

Tendo isso em mente, cito aqui que testei as opções solo e com dois jogadores. Estamos em época de pandemia e, infelizmente, mais do que isso é inviável em nossa situação. Mas, para quem passa pelo mesmo, também pode contar com o modo online dele que te coloca em partidas com pessoas do mundo todo.

Imagem do review de Clubhouse Games
São 51 jogos de várias culturas do mundo inteiro.

O que desanima um pouco em Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics é saber que, mais de duas pessoas, a maioria dos jogos que ficam disponíveis são de carta. Para estes, você precisará de outros Nintendo Switch e fazer o download do guest pass, que permite uma cópia gratuita que funciona em sincronia com quem possui a fita ou o jogo digital comprado. Ou seja, só com o joy-con as opções não são tão vastas.

Apesar disso, existem alguns deles que compensam com o uso do comando de movimento, vão te lembrar bastante da época do Nintendo Wii. Exemplos como o boliche ou dardos são os primeiros que me vem à cabeça e, apesar de não seguirem a mesma linha dos antigos, cumprem sua função no Switch. Outros também tem a opção de usar o touchscreen para jogar e, caso não se incomode com as marcas de dedo, é uma ótima para simular como seria nos tabuleiros de verdade.

Imagem do review de Clubhouse Games
Durante o jogo também rolam curiosidades sobre seus games.

O modo online dele é muito sólido e não experimentei nenhuma falha de conexão ou lentidão no processo. Isso considerando que a minha internet não é lá essas coisas. Como são layouts simples e sem a necessidade de esforço gráfico, isso deve ter facilitado bastante para implementar a função e deixar todos confortáveis durante a gameplay.

E não se engane, apesar dos gráficos não serem o destaque aqui, o jogo está muito bonito e alguns deles farão você querer mais uma partida só pra observar melhor os detalhes. Confesso que o xadrez, qual sou fã assumido, tem peças muito bem renderizadas e que me fez desejar comprar um tabuleiro real com aquele estilo.

Imagem do review de Clubhouse Games
Quem quer jogar uma partida de xadrez contra mim?

Clubhouse Games para todos

Porém, você acabou de comprar Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics, tem cinquenta e um títulos ali na sua frente e acabou se deparando com alguns que nem sabia da existência. Por pegar jogos de tabuleiro do mundo todo e de várias culturas, isso não seria difícil nem impossível, né? Aí acha que devia deixa-lo de lado por não saber as regras e nem ter o costume deles? Achou errado.

O sistema de tutorial dele é muito competente e, mesmo se você não for fluente na língua inglesa, traz táticas intuitivas para facilitar tudo. Nenhum deles te deixará muito perdido ou não te dará ferramentas para que consiga vencer o nível mais fácil ao menos. Confesso que conheci bastante coisa nova e que achei muito interessante, como o Mahjong. Sempre ouvi falar, mas nele foi a primeira vez que consegui testar.

Imagem do review de Clubhouse Games
Todo game tem um tutorial detalhado para aprender.

Já as dificuldades se dividem em Normal, Hard, Amazing e Impossible. Porém, alguns jogos são muito mais difíceis que os outros e isso varia da sua própria coordenação. No xadrez, por exemplo, cheguei até o Amazing e o modo Impossible está totalmente fora de órbita enquanto eu desenferrujo. Já snooker e air hockey consegui zerar todas dificuldades sem muitos problemas. Também há casos em que o jogo apresenta diversas modalidades e tipos de regras diferente, o que torna a abrangência ainda maior.

Sendo sincero com vocês, Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics é daqueles jogos que não vai sair da sua tela inicial do Switch por um bom tempo. Mesmo que não sejam todos do seu agrado, com certeza terá uma lista de top 5 que vão te prender e te farão voltar a jogar ao menos algumas vezes pela semana.

Imagem do review de Clubhouse Games
É possível se tornar mestre de cada um dos 51 jogos.

É difícil dizer se há um melhor ou pior, já que todos eles preenchem o coração de alguém em algum lugar do mundo. Como afirmei acima, meu preferido é o xadrez, mas tenho amigos que amam dama. Outros não vivem sem pôquer. Meu pai é fã de sinuca. E por aí segue, as várias opções servem para todos estes gostos. Excluiria apenas o modo piano, que não adiciona muito e nem faz tanta diferença ali. De resto, o jogo não tem erro e traz algum que te marcou.

Com uma vasta coleção e um catálogo que dará inveja a muitos games familiares, esta hoje é a melhor opção de diversão em grupo que a Nintendo vai te oferecer desde o lançamento do aparelho. Chegando timidamente, anunciado sem tanto alarde num Direct e sendo lançado de forma rápida e sem chamar tanta atenção, este vale o seu olhar e o dinheiro. Acredite, não haverá arrependimentos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • São 51 jogos de todo o mundo!
  • Tutorial ensina bem os que você não sabe
  • Melhor jogo de família do Switch em 2020
  • Multiplayer online é muito bom
  • Sistema de dificuldades desafiador

Contras

  • Jogos com 3+ jogadores exigem outros Nintendo Switch
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x