Conecte-se conosco

Reviews

Review – Contra Anniversary Collection

Publicado

em

Imagem do jogo Contra Anniversary Collection

Fechando a trilogia de coletâneas de aniversário da Konami, que incluem os já lançados Arcade Classics e a coleção de Castlevania, temos Contra Anniversary Collection. Esta coleção resgata os clássicos títulos das eras 8 bit, 16 bit e dos arcades. Os ports estão a cargo da M2 que também trabalhou na coletânea de Castlevania.

Assim como as outras coletâneas lançadas pela Konami nos últimos meses, este não trás todos os jogos da franquia, mas os principais e mais memoráveis. Aqueles que marcaram época e definiram o sucesso da mesma, neste caso indo desde o primeiro até Contra Hard Corps – título exclusivo de Mega Drive. Incluindo as versões européias de Contra III: The Alien Wars e Contra: Hard Corps, Super Probotector: Alien Rebels e Probotector respectivamente.

A lista de jogos é seleta: Contra (Arcade), Super Contra (Arcade), Contra (Nintendinho), Super C (Nintendinho), Contra III: The Alien Wars (Super Nintendo), Operation C (Game Boy), Contra Hard Corps (Mega Drive), Super Probotector Alien Rebels (Super Nintendo versão Européia), Probotector (Mega Drive versão Européia).

Try Hard Mode

Um dos pontos de destaque desta coletânea é a presença das versões japonesas e europeias dos jogos, totalizando assim 15 títulos. Essas contam com ligeiras diferenças das versões oferecidas em terras norte americanas, tanto na questão narrativa – principalmente -, quanto em certos elementos do jogo, como por exemplo, nas versões europeias (Probotector) que trocam os protagonistas por robôs. Um dos jogos que me surpreendeu nesta coleção foi Operation C, versão do clássico Game Boy de Super Contra.

Uma das grandes vantagens desta coleção é poder experimentar as versões arcades dos jogos originais. Pois boa parte dos jogadores conheceram as versões caseiras da franquia, mas talvez nunca tenham jogado suas respectivas versões para os fliperamas. O grande problema dessas versões é a resolução. Jogar um jogo arcade em tela horizontal é realmente uma experiência pouco agradável. E a coisa só piora no modo portátil do console da Nintendo. Uma solução que poderia ter sido empregada no caso do Switch seria a possibilidade de se jogar com a tela na vertical em modo portátil.

Imagem do jogo Contra Anniversary Collection
A definição visual do é Contra.

Os jogos em si dispensam qualquer apresentação, são clássicos inegáveis e que fizeram a infância de muitos em seus Nintendinho e/ou Super Nintendo. Todas as versões dos jogos estão bem otimizadas e funcionam plenamente – como era de se esperar. Com todos os sons, efeitos e reproduzidos da melhor maneira como foram concebidos originalmente – incluindo suas maravilhosas trilhas sonoras. Inclusive, todos os títulos podem ser jogados em multiplayer local – exceto Operation C.

Um dos pontos mais interessantes de Contra Anniversary Collection é o “Bonus Book”, que conta com as características de cada jogo, e entrevistas exclusivas com os figurões da franquia, como Nobuya Nakazato, produtor de inúmeros jogos de Contra e o ilustrador Tom duBois, que fez algumas das artes de capa da série – assim como de diversos títulos da Konami na época -, sem falar dos detalhes da história e timeline de toda série e dos documentos de design dos jogos – materiais exclusivos dessa coletânea.

Clássicos otimizados

Durante o gameplay, podemos acessar as configurações especiais da coletânea, que nos permitem realizar certas alterações nos jogos. Dentro destes menus, temos algumas opções interessantes, como salvar o replay, salvar o progresso a qualquer momento da partida – vulgo save state -, alterar a configuração dos comandos, alterar a imagem de fundo de tela (para que as bordas não fiquem pretas) e a mais interessante, a configuração de display.

Imagem do jogo Contra Anniversary Collection
O clássico de muitas tardes.

Nesta opção, podemos alternar entre as seis possibilidades de visualização, dentre elas a original (resolução nativa do jogo), Pixel Perfect que comprime a imagem para aumentar o nível de detalhes, resolução 16:9 que estica a imagem para o formato widescreen – que fica bem distorcida, diga-se de passagem -, além das mesmas opções com adição das Scanlines, que para os nostálgicos despertará uma boa memória das telas CRT (clássicas TVs de tubo).

Não preciso comentar que para os fãs de longa data da franquia, esta é uma coletânea indispensável. Contra Anniversary Collection é um prato cheio, não apenas pelos jogos, mas principalmente pelos extras contidos no pacote, com informações bastante interessantes para quem deseja se aprofundar na história da série. Para aqueles que desejam se aventurar pela primeira vez na franquia, esta pode ser uma boa porta de entrada. Mas fica o aviso: morrer é via de regra nestes jogos. Além disso, com a já anunciada chegada de Contra: Rogue Corps, esta coletânea pode ser um belo aquecimento.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Excelente seleção de títulos
  • Reproduções fiéis aos originais
  • Ótimas opções de configuração da coletânea
  • Multiplayer local para quase todos os jogos
  • Extras com conteúdo exclusivo
  • Versões inter-regionais dos jogos

Contras

  • Versões arcade reproduzidos na horizontal
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x