Conecte-se conosco

Reviews

Review – Desolate

Publicado

em

Desolate bg

O mundo é cheio de mistérios, seja nas intrigantes esculturas da ilha de Páscoa ou no enigmático Triângulo das Bermudas. Essa anômala aura de segredos e enigmas pairam no ar e continuam sem resposta. Apostando nesse tema, a desenvolvedora indie Nearga nos traz o survival horror Desolate.

Se passando em um universo distópico onde a humanidade se encontra vivendo uma eterna era Vitoriana, os jogadores são convidados a sobreviver na ilha de Granichny. Porém, não será tão simples quanto se imagina: aqui, qualquer pequena sombra pode ser a última visão do jogador.

Linha tênue entre a sanidade e o desespero

Desolate é uma mistura radical entre Green Hell e a organização fictícia SCP, aqui chamada de Nova Luz. Sua função é a mesma da SCP: catalogar e examinar criaturas e anomalias que ocorrem ou surgiram em nosso mundo, sejam monstros, buracos negros, espíritos e até mesmo sombras.

20190128220325 1
Um clássico da arte psicopata moderna: homem crucificado com asas de sangue.

No game o jogador faz parte de uma equipe de voluntários que são enviados para a ilha de Granichny, para descobrir o que houve com a sede de Nova Luz e porquê tudo virou de ponta-cabeça. Lá você encontrará muita coisa sem sentido, como campos eletromagnéticos, tufões que surgem do nada, mudanças meteorológicas repentinas e aparições fantasmagóricas.

Uma vez na ilha os jogadores poderão enfrentar a missão sozinhos ou em um grupo de até quatro jogadores (em partidas privadas ou abertas), que devem se unir para vencer as adversidades. Ao deixar a sala de início, o jogador é lançado em um acampamento no extremo do mapa. À partir desse momento ele está por conta própria até encontrar um dos assentamentos.

O jogo conta a história através de missões que são dadas aos jogadores por outros voluntários ou membros da Nova Luz, sejam elas personagens principais ou secundárias. Documentos com informações são as únicas pistas a serem encontradas, pois os rádios transmitem apenas músicas como “Claire de Lune” de Claude Debussy e “Requiem” de Mozart. Enquanto explora a ilha, os jogadores notarão diversas construções e veículos abandonados. Claro que muitos estarão recheados de tesouros e recompensas, sendo a maioria protegidos por homens que se tornaram loucos com as aparições, bem como saqueadores, guardas da Nova Luz e até mesmo criaturas terríveis.

20190128212934 1
400 é um homem que demonstra carregar muita culpa consigo.

Existem momentos congelados no tempo: uma vez que o jogador entra em determinadas áreas, é possível que haja uma ruptura temporal. Caso isso ocorra, sombras do passado aparecerão em um jump scare. Também há uma garotinha que está sempre chorando pelo mapa e surge toda ensanguentada, além de diversos corpos encontrados enforcados. O clima é bem tenso, do começo ao fim.

Não seria prudente sair em combate com tais adversidades apenas em combate corporal, enquanto estamos desarmados. É aí que o inventário entra em cena: inicialmente, o jogador pode carregar até 40kg. Será necessário dividir a carga entre armamento, vestiário, medicamentos, alimentos e peças para a confecção de itens futuros.

Uma vez que tenha chegado ao assentamento dos voluntários, os jogadores terão acesso a uma base e nela poderão criar uma mesa de armas, uma bancada para itens de cura e um fogão para o preparo de alimentos. Os aventureiros também recebem um quarto individual nessa base, o qual pode ser decorado de acordo com o gosto do jogador, inclusive com cartazes encontrados pelo mapa.

20190128213506 1
Um passo em falso e sairemos na porrada, rapá!

O combate em Desolate é mais físico do que a distância. Mesmo havendo armas de fogo, a munição é extremamente escassa. Além disso, as armas brancas possuem um medidor de qualidade: quanto menor a barra, mais próxima de se quebrar ela está. Por fim você pode utilizar a moeda do jogo, chamada de sucata, para reparar as armas sem bancadas ou comerciantes.

A sucata pode ser adquirida em baús, caixas e afins pelo mundo do jogo, assim como ao reciclar itens do inventário. Os jogadores também podem achar ou negociar plantas que contêm instruções para a criação de novos armamentos, com efeitos como veneno, elétrico e fogo.

20190128221425 1
Prima distante de Chernobyl.

O ambiente na ilha de Granichny é extremamente hostil com as formas de vida que lá habitam. Os seres humanos, diferentemente das criaturas interdimensionais e sobrenaturais devem estar preparados para as adversidades aqui encontradas. Fome, frio, sede e estresse são os verdadeiros inimigos.

Você deve estar sempre alimentado e hidratado, para que sua saúde possa se recuperar lentamente com o passar do tempo. Ficar exposto ao frio pode fazer com que a personagem adoeça e o estresse excessivo acarretará em diversos problemas psicológicos, como crises de pânico e desânimo. O jogador também pode sofrer fraturas de ataques e pulos altos demais, gerando empecilhos na jornada.

20190123195513 1
Tragam o xarope.

Visualmente, Desolate não é feio mas passa a impressão de ser um jogo antigo. Ainda assim ele consegue ter seu próprio charme, remetendo aos jogos baseados no universo SCP, tais como SCP: Containment Breach e SCP-087. Utilizando uma trilha sonora estéril, o jogo conta com jump scares para causar medo e pânico nos jogadores. Quando encontrado você ouve um som que indica que foi avistado por algo, seja por humanos ou as diversas aberrações. É legal mas não precisava ter, pois tira um pouco a imersão de sobrevivência.

Saia daqui, voluntário

O mapa é bem extenso e a viagem rápida só aparece em um momento mais tardio do game, através de elevadores pneumáticos que se conectam pela ilha. Agora caso os jogadores estejam se sentido corajosos, existem grandes esferas vermelhas e brancas – chamadas de buracos negros – que podem transporta-los para lugares aleatórios. Caso resolva entrar nessas esferas, tenha certeza de fazer de dia e caso esteja muito bem equipado. Uma vez que a noite tenha caído, os problemas se multiplicam.

Desolate é um dos games mais escuros que já joguei: mesmo com a lanterna normal ou com a luz ultravioleta, o jogo consegue ser um verdadeiro breu. Isso pode dificultar bastante o combate, assim como desviar das anomalias no mapa ou até mesmo evitar cair em buracos.

20190123195748 1
Entrar nessa floresta escura sem uma lanterna e só com este gancho? Mas nem pagando!

Após tanta exploração e combates com criaturas bizarras, o jogador irá receber pontos de experiência para subir seu nível. Você distribui os pontos em atributos como força, vigor e vida, além de gastar pontos em habilidades aleatórias e outras passivas. Após atingir um certo nível, o jogador recebe pontos de relocação que permitem trocar habilidades já escolhidas por outras.

Eu acreditava que a experiência de Desolate seria algo mais complexo do que realmente foi. Esperava uma história mais profunda e até mesmo mais criaturas bizarras para poder lutar, mas ainda assim foi uma experiência muito boa. Felizmente o jogo possui menus e legendas em PT-BR, o que facilita e muito na compreensão dos objetivos. Porém o game não está livre de algumas falhas, como ragdolls de inimigos que atravessam o mapa voando, criaturas que surgem do nada em pleno ar e até mesmo anomalias que te acertam a 5 metros de distância. Em alguns momentos os itens simplesmente não funcionam, o forçando a fechar e abrir o jogo novamente.

20190128215146 1
Lar, doce bunker anti bombas nucleares e com resíduos radioativos.

Desolate é uma experiência longa e que requer calma e dedicação dos jogadores para que encontrem as respostas. Se ficar perdido, basta encontrar os altares que além de servirem de checkpoints dão informações sobre os mistérios a serem descobertos na ilha de Granichny.

Jogando sozinho não tem a mínima graça. Afinal de contas, o trabalho em equipe se mostra essencial em muitos pontos do game. Portanto se você está querendo um bom jogo para reunir amigos, Desolate certamente oferecerá uma boa experiência e vários sustos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Ótimo sistema co-op
  • Servidores estáveis
  • Sistema de craft interessante
  • Dificuldade acessível para todos

Contras

  • Gráficos ultrapassados
  • Pequena gama de inimigos
  • Poucas criaturas realmente bizarras
  • Trilha sonora fraca
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x