Conecte-se conosco

Reviews

Review – Disney Afternoon Collection

Publicado

em

disney afternoon collection bg

O tempo passa, mas os clássicos nunca morrem. Provavelmente sob esse pensamento a desenvolvedora Digital Eclipse espanou a poeira de alguns cartuchos, resgatou e emulou alguns jogos que a Capcom outrora criou para o NES, entre os anos de 89 a 94, e fez um pacotão. Disney Afternoon Collection traz seis jogos: Ducktales, Chip ‘n Dale Rescue Rangers, Talespin, Darkwing Duck, Ducktales 2 e Chip ‘n Dale Rescue Rangers 2.

Resgatar jogos do passado como estes, que foram muito queridos à época, é sem dúvida um atrativo especial para a galera que tem aquele pezinho no trem da nostalgia. É possível com esta compilação revisitar um momento muito especial na história dos consoles, quando os jogos, por mais bobinhos que parecessem ser, guardavam um nível de desafio absurdo camuflado pela inocência de um Tio Patinhas ilustrando a capa do título.

Ducktales (1989) e Ducktales 2 (1993)

ducktails 2
Ranzinza e aventureiro.

Em ambos os jogos, você se aventura na pele do rabugento e avarento Tio Patinhas, que segue em busca de cinco tesouros que aumentarão sua fortuna. Ele tem de explorar lugares bizarros, com obstáculos diversos, criaturas que ficam atrapalhando sua evolução e fazendo por muitas vezes que você acabe voltando à estaca zero. Morrer é uma das coisas mais fáceis nesse game, portanto é sempre bom conter a afobação pra não acabar caindo de um precipício ou saltando errado pelas plataformas.

Armadilhas tem por todos os cantos, por isso ser cuidadoso é um ponto positivo. Alguns diamantes também seguem escondidos pelo cenário, seja observador e use das suas habilidade que, por mais limitadas que sejam já que você só tem um salto e uma bengala a seu favor, fazem toda a diferença na hora de capturar as relíquias perdidas.

Outro ponto importante para que você consiga obter mais ouro é salvar seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luizinho, que se meteram nessa aventura com você e vez ou outra são capturados por vilões ou estão perdidos precisando de resgate.

Ducktales tem cinco fases disponíveis: African Mines, The Amazon, The Himalayas, Transylvania, e The Moon. E eles, normalmente, precisam ser jogados por várias vezes até tudo ser descoberto. De primeira é praticamente impossível.

Em Ducktales 2, ao contrário de seu antecessor, sua bengala lhe concede novas habilidades, que faz com que esta interaja mais com alguns itens como canhões ou até mesmo como rampa para pular entre fendas. É possível, também, ao terminar uma fase, voltar à mesma para coletar mais diamantes e ouro e ir à loja disponível no game para fazer upgrades.

Ambos os games podem ser completados na ordem que o jogador quiser, uma vez que as fases seguem abertas desde o início.

Talespin (1991)

talespin
Top Gun #sqn

Neste você joga com os ursos Baloo e Kit Cloudkicker, que trabalham fazendo entregas para Rebecca Cunningham. Mas claro que nada é tão simples quando se tem um concorrente querendo que o seu negócio quebre. Ao enfrentar o vilão Shere Khan, você terá de fazer as entregas em meio à ataques de piratas do ar, que querem a todo custo atrapalhar seu trabalho.

O nível de dificuldade de Talespin realmente é algo a ser levado em consideração. Manejar o aviãozinho pode ser uma tarefa nada divertida quando alguns ataques são difíceis de prever. Quando você se dá conta, já está dentro da água, voltando ao princípio da fase.

É possível acertar os inimigos com as armas acopladas ao seu avião, o que torna algumas fases mais tranquilas, mas em sua maioria, você deve recolher as encomendas que seguem em lugares não tão acessíveis e seguir viagem. Falar é fácil, fazer…

Caso você seja um ás voador com Baloo, você ganha um bônus que o faz subir no ranking de entregas e fazer viagens com Kit Cloudkicker, num avião com mais recursos e melhor para enfrentar os piratas.

Darkwing Duck (1992)

drak
Pato ousado.

Na minha concepção o mais divertido de todos. Neste shooter plataforma, você entra na pele do herói Darkwing Duck, que segue combatendo uma onda de crimes misteriosos em St. Canard. Ao todo são seis vilões que o pato precisa enfrentar para conseguir salvar sua cidade.

Darkwing começa com uma arma, a Gas Gun, mas ao longo do jogo é possível encontrar outras pelo caminho. São elas Thunder, Heavy, e Arrow. Cada arma tem um papel de acordo com a fase explorada, e só é possível carregar uma por vez.

Quem jogou Mega Man no NES irá se familiarizar com o gameplay de Darkwing Duck, pois ambos se parecem. Caso os títulos da compilação citados anteriormente o façam sofrer demais, este com certeza tem uma jogabilidade mais simples e divertida.

Chip & Dale: Rescue Rangers 1 e 2 (1990 e 1994)

chip
Perigo sempre à frente.

Jogando com os famosos esquilinhos Tico e Teco, a experiência em ambos os jogos foi pensada no modo cooperativo. Nestes é possível escolher com qual personagem você quer encarar a aventura, assim como também dá pra chamar aquele amigo para uma partida.

Chip & Dale: Rescue Rangers, tanto no 1 quanto no 2, você tem apenas uma missão a seguir. Nada de explorar ambientes, destravar itens escondidos, ou algo mais complexo. No primeiro jogo você precisa salvar o gatinho perdido de uma garotinha chamada Mandy; já no segundo game ambos devem correr contra o tempo para desativar uma bomba colocada em um restaurante.

As habilidades em ambos os títulos são bem simples, e, assim como em Ducktales, é um gaem plataforma, cheio de obstáculos. Passe por eles, atinja o objetivo e feche o jogo. Simples, mas nem tanto, claro.

A esperança é a última que morre

Para o jogador não sofrer tanto e economizar o coração ao passar nervoso, é possível salvar seu progresso ao término de cada level. Ou seja, morreu, não precisa voltar láááá do início e seguir por todo um gameplay com lágrimas nos olhos. No entanto, como não tem checkpoint, é bom ficar de olho e lembrar de salvar seu progresso manualmente. Caso contrário, vai rolar estress.

Conteúdo Especial

galeria disney
Pra quem gosta de curiosidade.

Na compilação, existem duas áreas para quem gosta de conteúdo exclusivo. Em “Galeria”, você explora todo o conteúdo criativo sobre os jogos, desde as artes conceituais, o desenvolvimento dos rascunhos dos personagens à arte final. É possível também ver fotos das caixinhas originais dos games. Curiosidades, comerciais de televisão, toda a parte de mídia da época para vender o game e outras coisinhas mais estão disponíveis para serem conhecidas.

Em “Música”, você tem acesso à todas as trilhas sonoras dos jogos e de suas respectivas fases. Este serve mais pra matar a curiosidade mesmo, uma relíquia digital para ser guardada.

Batendo o martelo

Embora esta seja uma coleção montada com muito carinho, como é possível observar, num veredito bem direto, devo dizer que Disney Afternoon Collection talvez só faça sentido para a galera da velha guarda ou para quem realmente tem paixão por games retrôs.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Sensação de nostalgia
  • Possível jogar com tela cheia ou moldura temática

Contras

  • Jogo somente em inglês
  • Podia ser mais barato
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x