Conecte-se conosco

Reviews

Review – Disney Classic Games: Aladdin and The Lion King

Publicado

em

disney classic games bg

É sempre bom reviver alguns clássicos, principalmente aqueles em que você teve contato direto na sua infância. Acredito que muitos que estejam lendo isso já eram crescidinhos quando as animações de Aladdin e O Rei Leão foram lançadas nos anos 1990, mas não tenho dúvidas que quem era criança nessa época com certeza não sossegou até poder experimentar as adaptações de cada um desses longas nos videogames.

Quem jogou não se decepcionou. Independente de qual versão de Aladdin você tenha jogado ou se conseguiu ou não passar da fase dos macacos em O Rei Leão (eu sei que não conseguiu, não adianta tentar me enganar), esses jogos eram muito divertidos e vieram de uma época em que as adaptações das telonas para os games realmente funcionavam!

Aproveitando o embalo de suas respectivas versões live-action lançadas este ano, a Disney está relançando estes jogos em um pacote repleto de extras e muita nostalgia.

De volta às raízes

Levando em consideração a popularidade estratosférica da Disney nos dias de hoje, é estranho pensar o porquê deles terem relançado dois jogos de mais de 20 anos atrás ao invés de fazer novos, o que poderia atender um público muito maior. A questão é que esse é um pacote feito com o único intuito de ser nostálgico, então o público alvo é toda a criançada que hoje já é adulto e sente falta de jogar esses clássicos que marcaram sua infância. Ele até pode ser divertido pra quem não jogou na época e tem curiosidade, mas quem não se interessa por jogos antigos pode acabar quebrando a cara ao comprar este título.

Mas é claro que tem novidades, afinal seria sacanagem revender dois míseros jogos que podemos jogar de graça em emuladores sem ter nenhum atrativo adicional. Admito que fiquei receoso, pois achava que seria só mais um pacote “caça-níqueis” sem nenhuma novidade, mas felizmente fui surpreendido positivamente.

Disney Classic Games Aladdin and The Lion King 20191031232604
Há!

Primeiramente, todo tipo de trapaça que temos direito e que facilitam um bocado as nossas vidas nesses jogos antigos estão presentes. Isso inclui save states a qualquer momento e a função de rewind para voltar seus passos e evitar cometer o mesmo erro. O único problema é que só existe um slot de save, então não dá para você criar vários por segurança, o que achei um pouco sem sentido.

Em ambos os jogos foram adicionadas três dificuldades e a opção de jogar com um cheat de invencibilidade. Também deram uma atenção maior para os possíveis formatos do jogo na tela, afinal quanto mais antigo, pior fica em televisões modernas. Você pode jogar com bordas personalizadas, sem bordas, preenchendo parte da tela ou até esticar tudo para caber na tela inteira (vai ficar feio, mas pelo menos tem essa opção). Tudo é bem customizável, incluindo os controles, e isso é ótimo.

A cerejinha do bolo

A Disney realmente fez uma compilação de conteúdo muito legal para essa coletânea, tanto com relação aos jogos quanto aos extras. Esse pack inclui a versão de Mega Drive de Aladdin e O Rei Leão de SNES. Infelizmente, a versão de Aladdin para SNES não está inclusa no pacote, provavelmente porque foi desenvolvido pela Capcom e não pela Virgin Interactive, autora desses dois jogos.

Ainda assim, podemos jogar diferentes versões de cada título. Aladdin possui a versão original dos consoles, uma versão editada pelos desenvolvedores que conserta bugs e problemas de performance e até uma demo dos estágios iniciais do jogo. Também contamos com as diferentes versões regionais de O Rei Leão e as versões de Game Boy para ambos os títulos.

Disney Classic Games Aladdin and The Lion King 20191101232240
Trauma de infância detectado.

Agora, o que realmente me impressionou foi um modo chamado Watch, onde você pode assistir um walkthrough completo do jogo. A princípio não aparenta ser nada demais, apenas um vídeo, porém é possível assumir o comando daquele vídeo a qualquer momento. Com um simples apertar de um botão, o vídeo se torna um gameplay e você começa a jogar do ponto exato onde ele parou. Eu nunca tinha visto nada parecido em qualquer coletânea de jogos antigos lançada até aqui e achei essa função realmente inovadora.

Para fechar o pacote, a Disney ainda compilou muito material antigo para disponibilizar nessa coletânea. Existem documentários do making of de ambos os jogos, alguns gravados nos dias atuais e outros com imagens da época. Para quem gosta, é um prato cheio para descobrir quais eram os desafios dos desenvolvedores naquela época e como funcionava a parceria entre a Disney e os responsáveis pelos seus jogos.

Disney Classic Games: Aladdin & The Lion King é uma coletânea rechonchuda e um exemplo de como se deve relançar jogos antigos nos dias atuais. Sua quantidade de extras e novidades faz a compra valer a pena, porém o preço a que estão vendendo está muito alto, mesmo com tantos atrativos. Se você não vê a hora de botar as mãos nesses clássicos novamente, talvez seja melhor esperar por uma promoção que te permita ser uma criança de novo sem gastar demais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Recurso de walkthrough jogável é inovador
  • Bordas ajustáveis
  • Função de salvamento e rewind
  • Várias versões diferentes dos jogos disponíveis
  • Contém documentários históricos sobre a produção desses jogos

Contras

  • Não inclui o Aladdin de SNES
  • Só possui um único slot para salvar o jogo
1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raju
Raju
2 anos atrás

Gostaria de saber se existe a opção de ativar scanlines que, para mim, é sempre a melhor opção de imagem em HDTVs de jogos antigos em pixels.

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x