Conecte-se conosco

Reviews

Review – Doraemon Story of Seasons

Publicado

em

doraemon story of seasons bg 1

Harvest Moon sempre teve um espacinho especial no meu coração, e não é porque a franquia trocou de nome que significa que a qualidade caiu ou que mudou radicalmente. Este título em específico possui sim uma mudança radical, que na verdade é só um crossover bem inesperado: trata-se de um Harvest Moon protagonizado por Doraemon e seus amigos.

Acredito que a maioria aqui vai se perguntar “o que diabos é um Doraemon?”. Doaremon é um personagem muito famoso no Japão, mas proporcionalmente desconhecido aqui no ocidente. Basicamente, é uma animação de um gato robô do futuro que volta para o passado para entrar em muita confusão com uma turminha do barulho.

De fato, é um título totalmente de nicho e me surpreende que tenha sido lançado no ocidente, afinal é um personagem majoritariamente apreciado somente no Japão. Seria quase a mesma coisa que lançar um Story of Seasons protagonizado pelos personagens de Castelo Rá-Tim-Bum na terra do sol nascente. O mais impressionante disso tudo é que, mesmo com personagens que nunca ouvimos falar na vida, Story of Seasons continua tão incrível quanto eu me lembrava.

Sementes mágicas e viagens temporais

Quem está acostumado com o modelo antigo de Harvest Moon pode estranhar algumas coisas deste título. Antigamente, simplesmente éramos apresentados à nossa fazenda e já íamos ao trabalho, sem enrolação, você aprendia tudo na marra e conhecia as pessoas do vilarejo aos poucos e no seu tempo. É claro que não dá para encaixar os personagens de Doaremon em uma fazenda fora de contexto, então aqui teremos todo um enredo por trás.

Um certo dia, Doraemon e seus amigos encontraram uma semente mágica e a plantaram. Isso fez crescer uma árvore gigante que abriu uma fenda no espaço-tempo, sugando os amigos para uma realidade desconhecida. Acordando em um pacato vilarejo, eles descobrem que voltaram no tempo e estão em um lugar onde todos trabalham para sobreviver – até mesmo as crianças. Como todos lá são muito bonzinhos, Nobi (o outro protagonista da animação e o personagem que controlamos) ganha uma fazenda e agora cabe a ele fazê-la prosperar.

doraemon 3
Até que são personagens legais, mesmo pra quem não conhece a animação.

Assumo que a primeira hora de jogo me deixou um tanto impaciente. O título da série que mais joguei na vida foi A Wonderful Life e lá as coisas eram quase imediatas: você começava um novo jogo, era apresentado à sua fazenda e já começava a trabalhar. Aqui, tudo que você fará no início será assistir a muitas cutscenes que vão apresentar os personagens chave do jogo e todos que moram no vilarejo (no mesmo estilo de Stardew Valley). É legal, mas quem está acostumado com o modelo antigo da série pode sentir o mesmo.

O jogo possui algumas cenas em animação, o que o deixou ainda mais atraente, mesmo que você não conheça aqueles personagens. O visual é extremamente charmoso e colorido, todo feito com uma arte semelhante a lápis aquarela que de alguma forma te transmite muita paz, deixando quem joga relaxado. Essa é outra sensação que só jogos como Harvest Moon conseguem transmitir.

O vilarejo é bem grande e possui muitas áreas para explorarmos e fazermos outras atividades. Como de costume na série, todos os personagens possuem uma personalidade e gosto pessoal, sendo possível criar laços individuais com cada um deles, seja conversando com cada um todos os dias ou os presenteando com coisas que eles gostam. Esse é mais um fator que torna o jogo mais legal, pois ele cria uma identidade para aquele universo e te deixa cada vez mais imerso naquele mundinho, sempre querendo passar mais tempo por lá. É óbvio que nesse título não dá para casar, como é possível nos demais, então é um dos poucos jogos da saga que não conta com romances, o que é bem compreensível.

doraemon 1
O mapa indica onde cada habitante da vila está.

Colheita feliz

 

Com respeito às nossas atividades dentro da fazenda, o jogo traz tudo que você dispõe nos demais títulos. Você precisa plantar, cultivar vegetais, adquirir e cuidar de animais, lucrar com sua produção e por aí vai. O progresso vem aos poucos e a sensação de recompensa após conquistar cada coisinha em sua fazenda continua impagável.

Story of Seasons tem um fator que julgo ser crucial em farming simulators e que poucos conseguem fazer com a mesma perfeição desta franquia (com exceção de Stardew Valley, que é o mais próximo que tivemos de um Harvest Moon). A repetição da nossa rotina é algo inevitável, pois todos os dias você precisará ser regrado e religioso em suas atividades: regar as plantas, dar comida para as galinhas, tirar leite das vacas etc. Você repetirá isso todo santo dia, mas nunca ficará chato! Você sempre se sente motivado a jogar mais e fazer mais pela sua fazenda e é isso que mantém o jogo sempre vivo.

doraemon 2
As primeiras sementes a gente nunca esquece.

Para quebrar a rotina, ainda temos várias outras atividades para fazer pelo vilarejo, além dos festivais e eventos especiais que servem para fugir do trabalho pesado da fazenda. O bom disso tudo é que agora você pode salvar a qualquer momento e não somente no seu quarto, como era nos jogos antigos, então você não precisa interromper atividades ou se forçar a jogar até ter a oportunidade de salvar o jogo novamente, assim como não corre mais o risco de perder muito progresso.

Doraemon Story of Seasons é ótimo simplesmente por ser Harvest Moon. Você pode não conhecer aqueles personagens, mas conseguirá se divertir e ficar preso aquele mundo facilmente, graças a todos os fatores que tornam essa franquia tão viciante. Caso você conheça a animação, melhor ainda, pois ainda vai se divertir ao lado dos personagens que gosta. Esse título está aqui para provar que, não importa quanto tempo passe ou com quais personagens joguemos, Harvest Moon nunca fica velho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Possui tudo que faz Story of Seasons ser tão bom
  • Fator replay muito alto
  • Visual muito charmoso e cativante
  • Possibilidade de salvar o jogo a qualquer momento

Contras

  • Personagens de Doraemon podem não agradar a todos
  • Horas iniciais são bem lentas e arrastadas
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x