Conecte-se conosco

Reviews

Review – Dream Alone

Publicado

em

Dream Alone bg

Em Dream Alone, uma doença tem afetado a população de uma cidade, infectando e até mesmo matando diversas famílias. Quando a família do nosso herói também é infectada, ele inicia uma jornada perigosa para encontrar uma feiticeira, a Senhora Morte, que aparentemente possui poderes que podem parar e reverter a doença.

Com personagens cabeçudos e de olhos grandes, Dream Alone imediatamente remete aos filmes de Tim Burton. Neste jogo plataforma 2D, a estética dos cenários e a narrativa sombria também reforçam a inspiração, sendo formado por diversas fases com armadilhas e inimigos perigosos, e a falta de atenção e de timing nos pulos farão jorrar sangue em sua tela! Seja cauteloso durante seu progresso – observe os movimentos do cenário ao seu redor e calcule suas ações.

O Estranho Mundo de Dream Alone

As fases possuem diversos quebra-cabeças que geralmente farão você pensar muito até conseguir resolvê-los. Para dificultar as coisas, as armadilhas e os inimigos são difíceis de visualizar em meio ao ambiente escuro e quase monocromático de Dream Alone – até ao jogar no modo portátil do Switch as coisas podem ficar tensas, mesmo com o brilho da tela no máximo.

Imagem do jogo Dream Alone
Olha só essa aranha, parece inofensiva né? Resposta: não é.

Passamos por diversos ambientes como florestas, cemitérios, uma cidade abandonada e vários outros. O nível de detalhes é maravilhoso e a experiência é ainda mais interessante porque há uma qualidade expressionista na imagem, trazendo memórias de filmes como Nosferatu (1922). Há também um filtro que simula chuva, relâmpagos e uma forte neblina, tornando o clima ainda mais sombrio e misterioso, mas também acaba contribuindo para a dificuldade na visão. Além disso, fora o uso do filtro, percebe-se que boa parte do ambiente carece de animações, com plantas e árvores que não reagem à forte chuva, por exemplo.

É impossível não comparar Dream Alone com Limbo, porém enquanto o segundo mantinha uma jogabilidade uniforme durante todo o progresso, o primeiro adiciona algumas habilidades ao personagem, aumentando a dinâmica durante o jogo e também o nível de criatividade dos desafios. Entre essas habilidades, uma nos concede o poder de transporte para uma realidade alternativa ainda mais tenebrosa, fazendo surgir novas passagens e plataformas por um tempo limitado – seja rápido, pois quando o tempo se esgotar as plataformas adicionais somem e você pode acabar caindo para sua morte.

Certas armadilhas e obstáculos devem ser desativados por uma alavanca, e para ajudar também ganhamos habilidades que permitem iluminar o ambiente ao redor e até mesmo criar clones do personagem. Mesmo com estes poderes ao seu dispor, às vezes a morte é inevitável devido a pequenos bugs, como um erro de colisão entre uma plataforma e outra ou permanecer no plano avermelhado mesmo que o tempo de permanência tenha se esgotado – isso ocorreu pouquíssimas vezes e não tornam a experiência ruim, mas acabaram colaborando com as minhas incontáveis mortes durante o jogo.

Caminhos Perigosos

Imagem do jogo Dream Alone
Se bem observados, alguns momentos podem causar arrepios!

Os inimigos são perturbadores: há aranhas gigantes, besouros e outras criaturas que geram uma certa apreensão, e infelizmente não é possível combatê-las e sim evitá-las. Caso toque nelas, a tela será coberta com jatos de sangue e através dele, será possível ver o corpo dilacerado do nosso personagem. Os inimigos se movimentam de forma a atrair o jogador para armadilhas – é necessário observá-los por um tempo, aprender com seus movimentos e com isso tentar ultrapassá-los com saltos ou usando suas outras habilidades.

Conforme a história se desenvolve, descobrimos mais sobre o personagem e alguns segredos que podem ser bastante desconcertantes, mas é preciso bastante atenção durante seu progresso para compreender essa narrativa, pois infelizmente Dream Alone não tem legendas em português.

Dream Alone pode parecer um simples jogo indie e até ser ofuscado por seu lançamento próximo ao de Limbo no Switch, mas é um título que certamente merece sua atenção, possuindo um trabalho visual belo e repleto de diversas referências, uma narrativa misteriosa e sombria, além de fases bem produzidas e desafios que vão te prender do começo ao fim até que aprenda a superá-los.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Cenários bonitos e detalhados
  • Gameplay desafiador
  • Narrativa misteriosa
  • Cheio de referências

Contras

  • Jogo somente em inglês
  • Alguns bugs
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x