Conecte-se conosco

Reviews

Review – Escape Doodland

Publicado

em

Escape Doodland bg

Seria mais um dia feliz e tranquilo em Doodland se não fosse pela invasão do assustador e faminto Omnomus, um monstro que adora o sabor das pequenas criaturas habitantes deste mundo feito de papel, rabiscos e algumas cores. Para sobreviver, essas criaturinhas precisam correr longas distâncias fugindo deste insaciável monstro.

Escape Doodland é um jogo inesperado e maluco que te deixará surpreso e ao mesmo tempo confuso, mas vamos por partes… Trata-se de um jogo de plataforma arcade, mas que também pode ser considerado um runner 2D, pois aqui nosso principal objetivo é correr para fugir de Omnomus.

Fuja para as colinas

A maluquice desse jogo talvez te deixará desconcertado, mesmo que toda ambientação seja feita de rabiscos em cima de uma folha quadriculada (que proporciona um visual diferente e atraente). Ele possui uma atmosfera grotesca, cheio de personagens estranhos e com vozes esquisitas. Rapidamente essa arte deixará de ser perturbadora dando lugar para a diversão, pois mesmo com esse ambiente esquisito é hilário percorrer pelas fases vendo as reações amedrontadas dos nossos Doodlers e dos outros personagens ao redor.

Imagem do jogo Escape Doodland
Run Forest, run!!!

Os Doodlers são pequenas e distintas criaturas de papéis: você começa a fuga com Steve (que parece a Peppa Pig, só que roxo e com nariz verde) e vai destravando outros personagens pra também fugir do monstro. Para destravá-los será necessário coletar os feijões verdes que estão espalhados pelas fases.

Não se deixe enganar pelo visual bonitinho, pois Escape Doodland é assustadoramente difícil. Os obstáculos exigem bastante atenção do jogador, custando várias tentativas até superá-los. Aqui você terá de correr, nadar e voar para superar os vários e inesperados obstáculos. Esteja preparado, pois frequentemente você será comido, eletrocutado, queimado, envenenado ou simplesmente cairá nos precipícios.

As fases possuem apenas dois níveis de dificuldade, Hard e Harder, lembrando os Run ‘n Gun de Cuphead porém ainda mais difíceis. Tem até mesmo uma barra de porcentagem para mostrar seu progresso.

Imagem do jogo Escape Doodland
Não sei o que você é, mas agradeço imensamente pelo checkpoint!

Ao passar pelos humanos pelados (ou algo assim) que seguram placas de checkpoints, você receberá 3 corações (chances) para avançar à partir deste ponto. Se perder tudo, a fase reiniciará sem dó nem piedade. Se sobreviver até o próximo checkpoint, ganhará um coração extra pra prosseguir. Mas não pense que isso facilitará as coisas.

Algo em comum entre todos os Doodlers de Escape Doodland é que eles possuem um sério problema gástrico, peidando a todo instante. Sim, eu sei que é bizarro, mas isso será sua arma contra o monstro e pode ser usado como impulso para ajudar a superar os desafios.

Imagem do jogo Escape Doodland
Quem nunca viu um cachorro fazendo xixi assim?

Para tirar proveito de seus gases você precisará de fósforos, que você encontra espalhados pelas fases. Usando comandos simples, você pode soltar um pum na cara do inimigo para atordoá-lo por um tempo ou acender um fósforo e liberar gases como propulsores pra frente, aumentando a distância entre o inimigo, ou pra cima para alcançar plataformas mais altas.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Mesmo sendo desafiadoras, é inegável que as fases arranquem risos. A experiência tende a ser descontraída no início, porém quando a morte fica muito frequente a coisa ficará séria e você poderá sentir raiva por ter que repetir as fases. Se a coisa parecer impossível você terá três opções: 1) continuar tentando incansavelmente, verificando todos os padrões das plataformas; 2) ir até a lojinha da velha e comprar algumas melhorias ou desbloquear outros Doodlers, pois quem sabe com eles você consiga; 3) simplesmente desistir. Mas faça como eu e jamais desista!

Imagem do jogo Escape Doodland
Depois de um tempo você acaba desistindo de tentar entender as fases.

Entre as melhorias você pode comprar mais chances de checkpoints, maior tempo de atordoamento do peido ou a possibilidade de soltar um pum extra de atordoamento em uma fase. Algumas melhorias podem requerer feijões dourados, que também são requisitos para desbloquear novas fases.

Escape Doodland definitivamente é um jogo divertido e muito desafiador. Não há muitas fases ou modos de jogo, mas o que ele oferece funciona muito bem e rende boas horas de jogatina, além de muitas risadas. Agora se o seu pavio for curto, cuidado pra não se estressar à toa pois este game foi feito para os maratonistas mais persistentes.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Estilo artístico grotesco, mas cômico
  • A trilha sonora é agradável
  • Possui textos em português
  • Fases bastante diversificadas
  • Diferentes tipos de criaturas e personagens
  • Jogabilidade simples, mas desafiadora

Contras

  • Não possui outros modos de jogo
  • Não há opções para dois jogadores
  • Alguns obstáculos podem ser injustos, tornando-se uma tentativa e erro
  • Infelizmente são poucas fases
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x