Conecte-se conosco

Reviews

Review – Filament

Publicado

em

filament bg

Ficar preso sozinho em um local de difícil acesso é (ou deveria ser) um dos maiores medos que alguém pode ter. Se tratando de uma estação espacial, as possibilidades de resgate nessas condições são mínimas, principalmente se ninguém souber do seu paradeiro. Tendo essa proposta em mente, Filament é um jogo de quebra-cabeças que explora esse tema.

A história é apenas um plano de fundo para um jogo que oferece um estilo de quebra-cabeça bem envolvente e difícil. Na tentativa de ser um herói e salvar a pessoa que está presa na nave, o jogador deverá passar por quebra-cabeças e, desse modo, ir desbloqueando as salas, descobrindo toda a história nesse processo.

Hey me, watch the corners…

Como dito anteriormente, a história é apenas um plano de fundo para uma sequência de quebra-cabeças dentro da nave. Controlando uma especie de astronauta com um cabo de luz acoplado ao seu uniforme, você deverá encostar em estruturas no mapa a fim de iluminá-las e mudar de fase. O conceito pode parecer simples, mas as diversas disposições do cenário e os vários obstáculos geram uma dificuldade intensa em alguns momentos.

Filament não deve ser subestimado, pois é possível passar horas no mesmo mapa até descobrir a maneira correta de intercalar todas as estruturas. Ouvir as histórias da única pessoa da nave funciona como uma recompensa por passar por esses níveis tão complexos existentes por aqui.

20200427230224 1
Não deixe esse conceito te enganar, pois a dificuldade dos níveis é elevada.

Os cenários são, além de desafiadores, criativos na maneira com que a dificuldade aumenta. Os estágios iniciais apresentam conceitos mais simples, como apenas passar o cabo sem se preocupar com mais nada. Contudo, ao se avançar no jogo, algumas estruturas terão uma ordem certa para serem acessas, dificultando o processo e limitando a criatividade do jogador.

Não esqueço o misto de sentimentos que tive quando o primeiro nível que exigia uma ordem correta nas estruturas apareceu. Achei que tudo seria simples e fácil de ser resolvido em apenas alguns minutos, mas passei quase uma hora tentando descobrir qual o melhor jeito de se começar e ligar os pontos. Certamente esse é um jogo que exige um bom nível de concentração e resistência à frustração para ser batido.

Filament e a beleza da simplicidade

Não há muito mais a se falar sobre os aspectos técnicos do jogo além do que foi dito. O conceito por trás disso tudo é realmente muito simples e, ao mesmo tempo, complexo para o jogador. O que impressiona são as variações de cenários disponíveis utilizando desse conceito, criando situações muito criativas e desafiadoras.

20200428171625 1
Parar e analisar o que está sendo feito é um tarefa que será realizada várias vezes.

Vale a pena frisar que tudo isso é acompanhado de uma trilha sonora espacial bem envolvente, deixando as coisas ainda mais interessantes. Já que você provavelmente irá passar um bom tempo travado analisando, observando o mapa e analisando as suas opções, nada melhor que uma boa trilha sonora que não enjoe em poucas horas.

Por mais que a variação dos cenários seja criativa e muito bonita esteticamente, o conceito repetido várias vezes poderá cansar os jogadores. A mesma receita apresentada de maneiras diferentes pode ser interessante, mas uma hora irá encher o saco. Como a duração do jogo dependerá das suas habilidades de entender o cenário e fazer o que é necessário, o tempo de jogo poderá variar bastante de pessoa para pessoa.

Filament é um jogo que consegue ser complexo e simples ao mesmo tempo. Uma criança consegue entender o seu conceito, mas a dificuldade é tão grande que algumas pessoas ficarão travadas por horas em determinadas fases. A sua história e a maneira com que ela se desenvolve funcionam como recompensas após fritar o cérebro tentando deduzir o que fazer para avançar de fase. Esse é um jogo recomendado para fãs do gênero de quebra-cabeças, mas, caso você não goste de fritar seus neurônios para descobrir as soluções das salas, é melhor ficar longe desse título.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Desafiador
  • Boa trilha sonora
  • História intrigante
  • Variações de desafios

Contras

  • Dificuldade elevada
  • Repetitivo em conceito
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x