Conecte-se conosco

Reviews

Review – Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise

Publicado

em

Fitness Boxing 2 Rhythm Exercise bg

Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise chegou para tirar você desta cadeira gamer e finalmente começar aquele tão sonhado projeto verão 2021. É tarde? Talvez seja. Contudo, já dizia o ditado: Antes tarde, Duke Nukem! Essa é a nova versão do jogo de treinamentos diários que te dá a chance de se exercitar enquanto aprende golpes de boxe, resultando na queima de calorias. Sem dúvidas, é uma excelente opção nestes tempos de quarentena.

Essa sequência chegou após dois anos desde o lançamento do primeiro título. Ela traz novas músicas instrumentais, um visual limpo e até mais organizado, além de outras funções. Mas comparado ao título anterior, fica notável que não há tantas mudanças assim e isso, certamente, cria um questionamento: será que as novidades justificam a migração para o novo título? Ao longo desta análise, você fica livre para decidir qual quer jogar. No fim das contas, o importante é encontrar um meio de se exercitar.

Entrando no ritmo do Fitness Boxing 2

Nestes tempos de isolamento foi comum deixarmos os exercícios de lado, passando mais tempo em frente a TV ou PC e isso, claramente, não é uma atitude saudável. Os esportes não só beneficiam o corpo, mas a mente também. Just Dance, Jump Rope Challenge, Ring Fit Adventure são alguns exemplos de jogos que favorecem essa prática necessária e, Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise chegou para agregar nesta missão de colocar os jogadores em movimento.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Vocês estão prontos?

Se você não conhece, saiba que ele é um jogo de exercícios baseado em movimentos que você realiza com os Joy-cons para cumprir sessões de treinamentos com golpes de boxe como jabs, ganchos, uppercuts, cruzados e até esquivas. Desde já adianto: é indispensável o uso do grip nos Joy-cons, você não vai querer vê-los voar pela sala durante um combo de socos, aproveito para recomendar o uso de uma toalha para os pequenos controles que, certamente sofrerão com o suor de suas mãos. Por fim, reserve uma garrafa de água e prepare-se para o treino.

Antes de começar, Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise precisará de algumas informações como sua idade, peso, altura e metas de peso. Com isso o jogo vai estimar a quantidade de calorias que você precisa queimar por dia e também informar, conforme o seu progresso, o quanto você eliminou durante as sessões. Nada com exatidão, são apenas estimativas, inclusive, se você jogou o primeiro título, é possível importar todos os seus dados para esta versão e de tempos em tempos, o jogo pedirá para que você atualize esses dados para reajustar o seu programa.

Com os dados configurados, você passa por um tutorial que apresenta a postura e os comandos básicos dos treinos. Logo fica notável que não há muitas diferenças por aqui. Os diálogos, animações, golpes e outros detalhes são praticamente os mesmos do primeiro título. As mudanças mais significativas ficam por conta dos cenários e interface que, além de ser mais agradável, agora informa a posição do passo para que você tenha mais facilidade em acompanhar o ritmo do treino.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Mantenha o foco em suas metas.

A todo vapor!

No modo Daily Workout de Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise, você vai realizar o treino recomendado para atingir as metas estabelecidas lá no início. Mas é possível ajustar coisas como: o objetivo do dia (queimar energia, exercícios difíceis ou rotina leve), definir qual parte do corpo quer trabalhar, podendo escolher até mesmo o corpo inteiro, ativar (ou não) os alongamentos, a duração da sessão, golpes, música e cenário. Todas essas escolhas tornam o exercício único e conforme você avança, o próprio jogo oferecerá outros movimentos, mantendo a sua rotina sempre atualizada.

Ao final da sessão os gráficos mostram o quanto você já eliminou e se não for o suficiente, é possível criar um percurso de exercícios através do modo Free Training, nele você escolhe cada um dos golpes que quer. Também dá para escolher a música e o cenário, além do ritmo que vai do leve ao difícil. Isso é ótimo para complementar os exercícios diários, além de ajudar a melhorar seu ritmo e descobrir, rapidamente, novos combos e conteúdos como os itens para os treinadores, algo que explicarei mais adiante.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Qual vai ser a sessão de hoje?

Dentro dos treinos de Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise você deverá realizar os golpes no tempo certo, é como se fossem os passos de dança do Just Dance. O início pode ser pausado e lento, mas, com o tempo, surgem novos movimentos que vão se conectando uns aos outros para criar combos que, além de gerar muitos pontos vão, também, te fazer suar bastante. Sério, o negócio pode ficar muito intenso. Não esqueça de beber água.

A captação dos movimentos através dos joy-cons ocorre de forma curiosa. Elas aparentam exigir golpes intensos e boa postura para que sejam registrados. De fato não adianta dar um soco de leve, é necessário por força no movimento e realizá-lo com agilidade, caso contrário os golpes serão desconsiderados. No entanto, a maioria dos movimentos podem ser registrados apenas chacoalhando os controles como se estivesse tocando uma bateria. Isso pode ser um pouco frustrante.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Força, falta só mais um combo!

Dedicando-se aos treinos

Os golpes também podem ser realizados enquanto estiver sentado, por exemplo. Mas de que vale burlar os exercícios? Você enganará a si mesmo se fizer desta maneira, porque ao adquirir Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise, no mínimo o jogador está tentando criar uma rotina de exercícios, então vale a pena aprender e movimentar-se conforme as instruções dos treinadores, mesmo sabendo que dá para registrar os comandos de maneira bem mais simples.

É uma questão de confiança, o jogo está oferecendo uma maneira segura e divertida de te ajudar a queimar algumas calorias e em troca disso, você precisa se empenhar e executar os movimentos da maneira correta, só assim o seu corpo sentirá os efeitos das sessões. Também vale lembrar que essas execuções alternativas podem ser uma forma de tornar o jogo acessível para aqueles que possuem alguma limitação física podendo, desta forma, se adaptar para realizar as aulas.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Não é obrigatório, mas é importante se alongar antes e depois do treinamento.

As semelhanças com o primeiro jogo são constantes, elas estão nas animações, nos modos de treino e até aquela sessão de alongamentos que continua a mesma, pelo menos agora ela informa quais as áreas do corpo estão sendo beneficiadas. A vantagem disso é que fica fácil se acostumar com esse novo ambiente mas, mesmo com alguns diálogos diferentes e pequenas melhorias nas animações, Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise poderia sim, ter outros movimentos de alongamentos, novos modos e ainda mais conteúdos.

É possível escolher entre nove instrutores, sendo que três deles são novos personagens. Além disso, conforme se exercita e conclui sessões você ganhará novas músicas, mais combos e conquistas. Essa última recompensará com inúmeros tickets e com eles, você poderá comprar itens para os treinadores como: óculos, luvas, inúmeras roupas e sapatos. Assim eles podem ficar com o visual que mais te agrada.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
São diversas opções de roupas e acessórios.

Combinando músicas e movimentos

Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise possui seis tipos de cenários que são dinâmicos, daqueles que ficam mudando fundo durante o treinamento, além disso o jogo trouxe uma nova playlist com 23 músicas que incluem: Girls Just Want to Have Fun de Cyndi Lauper, What Makes You Beautiful de One Direction, Something Just Like This de The Chainsmokers e Coldplay. A seleção de músicas são boas mas, nem todas possuem um ritmo propício para exercícios, além disso, poderiam haver muitas, mas muitas outras músicas e cenários, pois, treinando diariamente, esse conteúdo logo fica enjoativo.

Este não é um jogo que possa ser utilizado no modo handheld, embora no Switch comum, você pode remover os controles e realizar as sessões olhando para o tablet. Já os donos de Switch Lite vão precisar de um par de Joy-cons adicionais para fazerem as aulas. E se seu amigo quiser te acompanhar, é possível convidá-lo em todos os modos de jogo e, na falta de outro par de controle, cada um pode usar um dos controles para realizar os movimentos, o que torna o jogo bastante acessível e mais fácil também, já que um dos braços será registrado automaticamente.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Os cenários são lindos e mudam constantemente.

Diariamente, ao concluir uma sessão você poderá marcar um selo no calendário, indicando que aquele dia está concluído, isso é bem legal mas, novamente, dá para burlar o sistema, pois, mesmo saindo antes do término do treino, o jogo permite que você cole o adesivo, sem opções para pular este momento. Acredito que isso só deveria ser ativado quando a meta de calorias fosse atingida, faria mais sentido. Outro problema é que o jogo não se importa se você não fizer os alongamentos, ele poderia cobrar isso, ao perceber que os controles estão parados mas, nada acontece se ignorá-los.

No fim das contas, Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise é um ótimo jogo de exercícios, realizar os movimentos enquanto ouve as instruções dos treinadores, a música de fundo e todos aqueles efeitos na tela, é realmente empolgante e garante muito suor. Além disso, basta alguns dias de treino para sentir os efeitos pelo corpo, como se tivesse acabado de começar uma academia. Claramente é necessário muita dedicação dos alunos, porque fica fácil burlar os conteúdos só para ganhar pontos e desbloquear itens.

Imagem do jogo Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Se tiver dificuldades, treine um pouco com este guia.

Comparado ao título anterior, o jogo apresenta poucas novidades, mas, ainda assim, vale a pena conhecê-lo, seja para mudar a playlist de músicas, ter outras opções de cenário ou um novo instrutor para suas sessões. Como citei no início, o importante é encontrar um meio de se exercitar e Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise é sim, uma boa pedida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Os treinamentos são divertidos
  • Dá para personalizar as sessões
  • Faz um belo acompanhamento de treino
  • Os exercícios são acessíveis
  • Tem boa variedade de golpes

Contras

  • Poderia ter mais músicas e cenários
  • A captação de comandos, às vezes, é falha
  • Dá para burlar a maioria dos exercícios
  • O jogo não cobra a execução dos alongamentos
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x