Conecte-se conosco

Reviews

Review – FORM

Publicado

em

form bg

Esteja preparado para a melhor experiência audiovisual já feita para o mundo virtual. Chamar FORM de jogo seria um desperdício, tamanho potencial e imersão promovida por ele. É algo único onde todos deveriam poder experimentar e sentir as sensações oferecidas pelo VR. FORM é um puzzle game que explora o visual de uma forma devastadora onde por momentos você ficará encantado e completamente parado, apenas admirando o ambiente.

Para onde vou?

Você é o Dr. Devin Eli, um físico experiente trabalhando em uma estação de pesquisa no Alasca. Seu objetivo é descobrir o significado de um artefato alienígena que emana um sinal misterioso. Durante o processo de descoberta do artefato você será transportado para um ambiente fora da Terra, onde as profundezas da consciência humana serão demonstradas de uma forma lógica como se fosse um complexo maquinário.

form 1
Preparado para uma viagem muito doida?

Seu objetivo é seguir os caminhos da consciência humana através dos puzzles e com isso abrir novos caminhos para compreensão da mente humana. Apesar do roteiro enigmático e meio clichê, o jogo nada mais é que um conjunto de puzzles com manipulação dos artefatos alienígenas num ambiente bastante holístico e tranquilo. O melhor de FORM é proporcionado pelo visual e som imersivo, deixando os puzzles em segundo plano.

Todos os puzzles são fáceis e bastante intuitivos, o que deixa a desejar para os mais exigentes. Mas o real defeito do jogo é sua duração: apenas 1 hora de gameplay, sem mais nem menos. Não, não é um jogo em fase de acesso antecipado, mas sim um game completo. Deveria oferecer pelo menos umas 4 horas, com desafios cada vez maiores. Mesmo sendo curto e fácil, FORM ainda é uma excelente opção para demonstrar aos amigos o poder da realidade virtual. A experiência é tão única que o jogo fez um enorme sucesso desde que saiu no Steam.

form 2
Um dos belos puzzles encontrados em FORM

E aê, roda lá em casa?

Não é novidade que os jogos VR exigem bastante do PC. O jogo foi testado em um processador i7 com uma placa GeForce GTX 1080 e rodou sem engasgos ou problemas técnicos referentes à fluidez e jogabilidade. Não é necessário muito espaço físico para jogar, pois você ficará a maior parte do tempo em pé e manipulando objetos. É muito recomendado utilizar um bom fone de ouvido e, caso possível, o uso do HTC Deluxe Audio Strap, que deixa a experiência bastante confortável em praticamente todos os jogos.

Chegando ao fim do jogo, fica a sensação que deveria ter muito mais. Na real, gostaria que fosse interminável, com novos puzzles sendo adicionados com atualizações. É uma pena que o jogo acabe tão rápido. O desfecho deixa muitas dúvidas no ar e aquele gostinho de jogo nitidamente inacabado. Mesmo assim é altamente recomendado e vale o investimento. FORM é um excelente início para a desenvolvedora indie Charm Games, que entrou no mundo virtual com o pé direito. Manda mais!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Visual perfeito
  • Som envolvente
  • Ótimo para demonstrar VR

Contras

  • Muito curto
  • E muito fácil também
  • Ideia mal explorada
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x