Conecte-se conosco

Reviews

Review – Golden Force

Publicado

em

Review Golden Force Capa 1

É impossível você iniciar Golden Force pela primeira vez e não lembrar dos bons tempos dos jogos de plataforma do Super Nintendo e do Mega Drive. E nem digo pelo estilo pixelado e pelo design dos personagens, mas por tudo remeter àquela época no mundo dos videogames. É instantâneo se você jogava nos anos 90, bateu o olho e toda a atmosfera desce sobre a sua cabeça na mesma hora.

Se esse era o objetivo da Storybird Studio, acertaram em cheio. Por tudo que eu vi no jogo, é perceptível a intenção da equipe de desenvolvimento de ressuscitar uma era e trazer ao Séc.XXI a experiência que foi participar dessa evolução. Porém, a sua grande dificuldade vai afastar muita gente nova que não está acostumada a não ter todos os recursos na mão na hora de enfrentar os desafios.

No pain, no gain

Sem muitas palavras ou diálogos, Golden Force aparece para tirar a sua paz. No primeiro trecho, ele te manda alguns pouquíssimos inimigos para você se acostumar com os comandos de ataque e movimentos e logo em seguida te joga um chefão para enfrentar. E não é um daqueles que você dá umas três espadadas no ponto fraco e ele cai. É um que tem três estágios completos de dificuldade e te levará ao limite em menos de um minuto.

Esse clima segue por todo o jogo. Em momentos que você acredita que as coisas serão mais simples e sem muitas emoções, vem uma bomba e te mostra que se a vida não é fácil, não vai ser o jogo que te dará um abraço e um cafuné. Alguns diriam “como nos velhos tempos”, enquanto outros vão reclamar e discutir sobre forçar o jogador a seguir em frente.

Imagem do review de Golden Force
Os pixels são lindos, já a dificuldade te fará chorar.

Convenhamos, o game é bem desleal. Por exemplo, você está numa colina e vê apenas umas moedas seguindo para baixo. Qualquer jogador que se preze sabe que aquilo é uma indicação de caminho seguro, pode pular ali que é a deixa da produção para te ajudar. A Storybird Studio ri de você quando vê que você pulou ali nessa garantia e caiu numa área cheia de espinhos que tirou um coração da sua vida.

E não é a única armadilha que colocaram para tornar a sua vida mais complicada não. Essa, com reflexos do Sonic, até que dá para se safar. Perdi as contas das vezes que saí correndo e tinham inimigos escondidos no chão, que estava enfrentando alguns dos oponentes e caíam outros bem em cima de você, entre diversas outras artimanhas que eu tenho certeza que foram feitas para te tirar a graça do dia.

Imagem do review de Golden Force
Eu nem citei a bendita fase da água por aqui, mas ela existe.

Isso foi feito de forma proposital. Não foi para tirar sarro de você ou te fazer xingar e jogar o controle longe, tenho certeza disso. Mas isso tudo foi criado dessa forma para resgatar a mesma sensação que tínhamos de um jogo nos desafiar a tal ponto que não vai ter uma salvação de forma simples. Jogar no multiplayer ajuda e torna as coisas um pouco mais divertidas, mas não espere por uma água de coco, sombra e alguém te abanando.

Veredicto: Golden Force é ruim?

Isso significa que Golden Force é um péssimo jogo? Obviamente que não, é um título bem simples de plataforma que homenageia todo o visual de uma geração e é bem fluído, diga-se de passagem. Tudo jogado em co-op é melhor e mais engraçado, mas até mesmo o single player te trará uma experiência agradável e digna de se investir o seu tempo e dinheiro.

O sistema dele é bem simples, você enfrentará algumas sequências de fases e encontrará um chefão, qual exigirá o máximo de si e de suas habilidades para derrotá-lo. Não pense que será uma tarefa tranquila, a morte virá uma dezena de vezes antes de você poder visualizar o seu padrão e conseguir alcançar a vitória.

Imagem do review de Golden Force
Se você acha que vencer o chefão será uma tarefa fácil, grande engano.

Minha reclamação vai para alguns fatores que podiam ajudar em toda essa dificuldade proposta. Não são coisas para torná-lo mais fácil, mas sim ajudar a ter uma ideia melhor do que está por vir. Um exemplo é a simples adição de extensão da visão do personagem. Por exemplo, se agachar e poder ver um pouco mais do que o espera na beira de um barranco. Já seria de grande ajuda. Só um recurso assim já melhoraria em 10% a vida da galera.

Não dá para negar que a equipe até se esforçou, inserindo um sistema de compras in-game que permite aumentar sua força, colocar modificadores entre outras proezas. Porém, a cada morte você perde todas as suas moedas, o que te obrigará a seguir várias fases de forma repetida só para juntar dinheiro e pegar os itens logo para avançar. Quando o jogo te dá vontade do replay, é sensacional, mas forçar isso não deixa uma sensação muito boa.

Imagem do review de Golden Force
Perder suas moedas não será nada legal na hora dos upgrades.

Golden Force é um game que exige atenção e cautela. Muita gente hoje acredita que todos os jogos basta rushar e pular para cima dos desafios que está tudo resolvido. Inclusive, o trailer do jogo dá exatamente essa ideia, que você vai chegar cortando tudo e matando tudo que é inimigo na sua frente. Não chega a ser uma propaganda enganosa, já que com um pouco de prática e habilidade você já conseguirá realizar algumas proezas. Mas ainda assim, demora até chegar nisso.

Paciência é a palavra-chave para quem decidir jogar por esse resgate de nostalgia. Os mais inexperientes podem ficar frustrados com a experiência e deixá-lo de canto, com alguns insistentes ainda tentando desenvolver melhor e buscando os padrões para seu avanço. Enquanto isso, os fãs não encontrarão uma obra-prima, mas vão se divertir em ver games do gênero sendo apresentados da sua forma clássica para a atual geração.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Revive a era dos anos 90 de forma espetacular
  • A arte é linda
  • Ideia e execução saem conforme o esperado
  • Apesar de não ser uma obra-prima, sua performance é bem construída

Contras

  • A dificuldade pode afastar muitos jogadores do título
  • Faltam recursos para ajudar até mesmo os jogadores mais experientes
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x