Conecte-se conosco

Reviews

Review – Heave Ho

Publicado

em

Heave Ho bg

Parece que a Devolver Digital, junto com a Le Cartel Studio, descobriram mais uma vez o que é preciso para animar uma jogatina com os amigos ou até mesmo sozinho. Heave Ho tem uma receita que vai agradar a todos em qualquer situação: seus ingredientes são bem simples e quando misturados proporcionam uma experiência hilária ao mesmo tempo bastante desafiadora.

Heave Ho é um jogo de aventura em plataformas onde o objetivo é simplesmente chegar na bandeira e evitar cair de precipícios. Não é tão difícil desde que você saiba controlar perfeitamente seus membros superiores (ou só membros, já que os personagens não têm pernas) para pular e se segurar através de diversas plataformas criativas. Com um visual que mais parece uma animação de giz de cera, esse jogo vai render muitas risadas, daquelas que fazem a barriga doer, principalmente se você jogar com seus amigos.

Dançando a Dança da Mãozinha

A Devolver Digital parece ser fã de personagens que não tenham um corpo completo, pois em seus jogos publicados temos o Pikuniku, uma criatura que só tem cabeça e pernas, enquanto no recente Witcheye (além de um outro polêmico jogo) é só um olho. Já em Heave Ho, controlamos as pequenas e barulhentas criaturas formadas apenas por cabeça, braços e mãos. Seriam essas características incomuns os ingredientes secretos para a diversão? Talvez sim, pois controlar essas criaturas até chegar no objetivo da fase é o que rende bons desafios, e claro, muitas risadas e até algumas brigas com seus amigos.

Imagem do jogo Heave Ho
Vem que a gente te pega!

O que torna a jogabilidade engraçada é que os personagens respondem a físicas muito bem produzidas, desta forma permitindo sentir o peso de estarem segurando uns aos outros ou quando estão muito tempo pendurados em uma corda. Como reação a tudo isso, você verá diversas caretas, berros de dor, e se você bater em algum lugar, verá jatos de sangue voando e reações super divertidas que até parecem simular desmaios. Quando acabam caindo de precipícios, então, eles explodem jorrando sangue pelo cenário, podendo até cobrir o seu personagem completamente de vermelho.

Pensado para ser jogado em cooperativo, este é o primeiro modo que Heave Ho lista. Aqui, você pode se juntar com mais 3 amigos para enfrentar as diversas fases, e os comandos no controle são extremamente simples: com os gatilhos, você vai controlar as mãos, e com o analógico esquerdo os braços; para segurar-se em algo, você deve manter pressionado o gatilho que corresponde à mão desejada. Além disso, pode trocar qual das mãos corresponde ao gatilho pressionado, e é aí que a confusão começa: 4 pessoas ao mesmo tempo tentando controlar as criaturas barulhentas, tendo de segurar uns aos outros.

Imagem do jogo Heave Ho
Também quero viajar nesse balão!

Não tem jeito: automaticamente a jogatina vai virar uma festa! Em contrapartida, se você optar jogar pelo teclado, perceberá que os comandos são mal localizados, fugindo totalmente do que já estamos acostumados e sem possibilidade do remapeamento de teclas, algo que poderia facilmente consertar o problema seria migrar os comandos para o mouse.

Para avançar nas fases de Heave Ho, você e seus amigos vão precisar de muita, mas muita coordenação. As fases permitem que os jogadores usem e abusem da criatividade para chegar ao ponto de encontro. Mas tentem segurar o riso, pois em pouco tempo os níveis vão começar a oferecer obstáculos bastante desafiadores, e para tornar as coisas ainda mais interessantes, há uma moedinha que torna a progressão da equipe incrivelmente mais difícil. Pode ter certeza que muitas fases facilmente vão roubar 15 a 20 minutos ou mais para serem finalizadas, e vale observar: a fase só vai ser concluída quando todos chegarem na bandeirinha, então dê uma mãozinha para o seu amigo.

Imagem do jogo Heave Ho
Ótimo, pegamos a moeda. E agora?

Dando a mãozinha pra atravessar o precipício

Mesmo que alguns níveis possam durar muito, fique tranquilo, pois você nem vai notar o tempo passando. O clima não fica menos divertido e o jogo pode começar uma espécie de zoação com a cara dos jogadores, oferecendo recursos que podem lhes auxiliar, como um balão da qual você pode se pendurar para tentar chegar no objetivo. Há outros que só vem para atrapalhar, como um efeito que ofusca a visão da tela por algum tempo, fazendo com que todos permaneçam em seus lugares (ou não!) até que a fumaça se disperse.

É incrível ainda como bonequinhos tão simples podem ter tantos itens customizáveis. Heave Ho está abarrotado de peças para deixar o visual dos pequeninos ainda mais engraçados. As opções envolvem luvas, cortes de cabelo, chapéus, óculos, barbas, e até roupas (só as mangas, claro), e você também poderá mudar o estilo do rosto o que vai influenciar na voz do personagem. É possível adquirir novas skins trocando aquelas moedinhas malditas numa máquina caça-níqueis, e todas elas deixam os personagens ainda mais cativantes.

Durante as fases, pode surgir a oportunidade de entrar em desafios secundários, que mais parecem brincadeiras onde você e seus amigos ainda precisam trabalhar juntos para cumprir os objetivos e obterem pontuações. Nesta ocasião, há um contador de tempo para realizar as ações, então a loucura se torna ainda maior. Só não é maior do que a algazarra que os jogadores fazem para tentar alcançar a cordinha que dará acesso à estes minigames.

Imagem do jogo Heave Ho
Mesmo sozinho, dá pra ver que o jogo ainda é desafiador.

Jogar Heave Ho sozinho também é divertido. Você vai encontrar situações engraçadas e rir diversas vezes de si mesmo, já que as fases são específicas para permitir que se consiga avançar com apenas um personagem, mantendo o nível de dificuldade balanceado e justo. Mas a diversão só parece estar realmente completa quando você joga com a galera.

Se o clima já não parece animado o bastante, ainda há belas composições sonoras que tocam ao fundo das fases, músicas que são extremamente divertidas e muitas vezes vão fazer todos pararem para prestar atenção no que está tocando. Quem já jogou LocoRoco vai sentir que há algumas semelhanças musicais entre os dois títulos. De qualquer maneira, Heave Ho possui um visual único e sua simplicidade funciona perfeitamente.

Heave Ho 05
Se seu amigo não consegue escalar… Faça uma ponte para ajudar!

Com o tempo, os jogadores começam a perceber que dá para combinar os personagens para passar as fases de formas extremamente rápidas, formando literais cordões humanos que rastejam pelo mapa. Felizmente, durante toda a análise, não ocorreu nenhum bug ou travamento durante o jogo, a não ser por um bracinho deslocado e uma ocasião com uma hitbox muito grande. Mesmo assim, o ocorrido só rendeu risadas.

Não se engane pela aparência simples: Heave Ho é um jogo extremamente divertido e empolgante, talvez um perfeito Party Game. Seus comandos são simples de aprender, mas ao mesmo tempo difíceis de coordenar. Só falta ser lançado em todas as plataformas, para alegrar a festa de muito outros jogadores!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Visual simples e muito bonito
  • Jogabilidade impecável
  • Personagens são cheios de personalidade
  • Um excelente Party Game
  • Muitas fases

Contras

  • Os controles de teclado são mal adaptados
1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo
Anônimo
7 meses atrás

Eu não consigo jogar, To irritada!

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x