Conecte-se conosco

Reviews

Review – Horizon Chase Turbo

Publicado

em

Horizon Chase Turbo bg

Repentinamente acordamos em 1993 e topamos com o novo jogo para o SNES… Mas espera, esfreguem esses olhos e observem bem: estamos em 2018 e Horizon Chase Turbo é na verdade um lançamento para PC e PS4. Esse é um jogo de corrida arcade fortemente inspirado em Top Gear e títulos da geração 16bit, o que causa muita nostalgia e proporciona muita diversão.

Horizon Chase Turbo consegue melhorar o que já era incrível em sua versão mobile e vai além, trazendo novidades para sua versão de mesa. Apesar de ter quase o mesmo conteúdo do jogo anterior, este não é um port do mobile. Agora temos gráficos refinados, novas pistas, trilhas sonoras marcantes, uma pequena reformulação da campanha principal, além dos novos modos de jogo que incluem o nostálgico multiplayer local.

Homenagem aos clássicos jogos dos anos 90

O jogo possui os modos: Volta ao Mundo, campanha com mais de 100 pistas distribuídas entre 12 copas, cada uma em países diferentes; Torneios, que são competições onde cada pista somam pontos e determinam o vencedor, possuindo níveis de dificuldade e desbloqueados conforme avançamos na jogatina; por último há o modo Resistência, que só é desbloqueado ao término da campanha principal ou concluindo o torneio no nível mais difícil, e nesta modalidade o desafio é vencer uma sequência de pistas gerada aleatoriamente.

Imagem do jogo Horizon Chase Turbo
É legal ver os carros em diferentes ângulos.

O modo Volta ao Mundo e suas corridas tiveram uma reformulação, mais refinadas se comparadas com a versão mobile. Em Horizon Chase Turbo possuímos um mapa mundi que antecede a seleção das copas, organizando melhor as fases; ao vencer as corridas em primeiro lugar e coletando todas as moedas lhe garantirá um ‘super troféu’, que confere um bônus em pontuações e ajuda a desbloquear novos carros e pistas. Cada país possui uma pista bônus e, ao vencê-las, são desbloqueados os aprimoramentos que melhoram todos os carros da nossa coleção – é um sistema de personalização simples, com 12 aprimoramentos disponíveis no total e 31 carros que podem ser desbloqueados conforme alcançamos determinadas pontuações ou a conclusão das copas.

Os Torneios são compostos por quatro pistas aleatórias de uma determinada copa ou país,  e nesta modalidade coletar todas as moedas acionará um nitro extra em vez de acumular pontos e, ao concluir o torneio, assistimos a uma pequena animação onde são apresentados os vencedores e, mesmo que seja simples, é bastante prazeroso ver os carros em outros ângulos.

O modo Resistência nos desafia a vencer uma sequência de pistas que serão selecionadas de forma aleatória, ao fim somando pontos que vão definir os três melhores da competição. Antes de iniciar, podemos escolher o nível de dificuldade escolhendo entre 12, 36 ou 109 pistas e é possível também selecionar aprimoramentos para o carro. O que torna essa modalidade difícil (além da quantidade de pistas) é que, caso o jogador fique em 5º lugar em uma destas pistas, ele perde o desafio.

Outra novidade para Horizon Chase Turbo são os fantasmas: ao concluir uma corrida o seu percurso ficará salvo e, ao repeti-la, será possível comparar sua performance atual com a anterior.

Imagem do jogo Horizon Chase Turbo
Multiplayer old school.

Como nos velhos tempos

Talvez o maior diferencial deste jogo em relação à versão mobile é o fato de que todas as modalidades podem ser jogadas em multiplayer local, ou seja, é possível jogar a campanha, os Torneios e Resistência com até 4 pessoas simultaneamente em tela dividida. É um pouco cômico trazer isso como um fator especial, mas essa é uma característica que se tornou incomum em jogos após a febre do online, mas Horizon Chase Turbo a resgata e proporciona muita diversão, mais desafios e nostalgia ao lado dos amigos no sofá.

O estilo visual nos remete aos jogos dos anos 90, então não espere realismo. Ao invés disso, temos uma arte retrô com melhor definição e uma variedade de cores que compõem as pistas – todo esse estilo é inspirado em Top Gear e por vezes essas características podem parecer repetitivas durante a jogatina.

A trilha sonora é algo que não passará despercebido e os jogadores mais velhos com certeza vão se recordar delas. Isso porque as músicas de Horizon Chase Turbo foram compostas por Barry Leitch, responsável pelas trilhas sonoras dos Top Gear, entre outros jogos da era 16 bit.

Imagem do jogo Horizon Chase Turbo
Os cenários possuem cores vivas e são muito atraentes.

Apesar de trazer a diversão entre amigos localmente, talvez um modo online caísse bem em Horizon Chase Turbo. Embora haja um placar global de jogadores, ainda não há indícios de outras funcionalidades para este formato e confesso ter vontade de organizar torneios com amigos online.

Mesmo que as corridas sejam rápidas e frenéticas, poderia também haver uma opção para trocarmos a música enquanto estamos correndo, e também seria legal se na última volta destes percursos houvesse uma mudança no ritmo da música, como uma forma de alerta, tal como acontece em Mario Kart.

Horizon Chase Turbo é extremamente nostálgico, um jogo de fácil aprendizagem, porém difícil de dominar e que está repleto de conteúdos que funcionam muito bem, seja jogando sozinho ou com amigos. Não se enganem pela sua simplicidade, pois algumas corridas podem ser realmente desafiadoras e será necessário desbloquear carros e aprimoramentos para repeti-las algumas vezes até garantir os ‘super troféus’. Mas tenham certeza: cada tentativa valerá a pena.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Gráficos atraentes e nostálgicos
  • Trilha sonora marcante
  • Diferentes modos de jogo
  • Multiplayer local

Contras

  • Não possui modo online
  • Faltam os replays das corridas
  • Não há opções para mudar a cor dos carros
1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raju
Raju
2 anos atrás

Este game ficou excelente no PS4. Um sucessor muito digno do clássico Top Gear. Eu aumentaria a nota para 9,4.

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x