Conecte-se conosco

Reviews

Review – Impious Pumpkins

Publicado

em

Impious Pumpkins

Estamos no meio de dezembro, aquele clima de Natal, árvores armadas, decoração em vermelho, verde e branco e aquelas cantoras de sempre relançando seus clássicos comemorativos. Ainda assim, há espaço para um pequeno jogo brasileiro que coloca fantasminhas simpáticos para puxarem briga com abóboras macabras em cenários sombrios. É Impious Pumpkins, o título de Halloween atrasado da Note Missing Games.

Ignore o timing equivocado e o que nós temos aqui? Um jogo simples, mas não menos divertido ou desafiador, que pode ocupar seu tempo até mesmo em meio a nozes, panetones e o indefectível arroz com uvas passas.

Rivalidade ancestral

Você sabia que espíritos do outro mundo e abóboras nefastas são inimigos desde tempos imemoriais? Nem eu, nem esse jogo. Porém, é essa a explicação que eu encontro para o que acontece na tela em Impious Pumpkins.

Insidious Pumpkins
No beco escuro, explode a violência!

O título de estratégia vai direto ao ponto, sem trama, sem enredo, sem personagens, sem construção de prédios ou coisa que o valha. São abóboras mal intencionadas surgindo em pontos aleatórios do mapa e você deve destruí-las com seus fantasmas, dentro de um prazo determinado. Não é necessário varrer o cenário das leguminosas, mas manter a vantagem numérica quando o tempo estourar.

O paralelo mais próximo para Impious Pumpkins seria um Tower Defense de mundo aberto, sem limites de linhas, onde seu inimigo pode surgir em qualquer ponto e onde você pode posicionar suas tropas também em qualquer posição. Lembra vagamente Revenge of the Titans, porém, mesmo ali, os monstrinhos tinham um objetivo a alcançar, enquanto aqui as abóboras apenas desejam matar o maior número de fantasmas possível antes do fim do prazo.

Essa jogabilidade livre deixa o combate bastante imprevisível. Você pode falhar em um determinado cenário e terá a certeza de que sua repetição será diferente. É um fator positivo, porque as partidas são rápidas, mas divertidas e refazer determinados mapas pode ser uma garantia de estender o jogo.

Insidious Pumpkins
Cenário elegante!

Impious Pumpkins é isso mesmo, pegar ou largar

Se as posições são aleatórias, o mesmo não pode ser dito das unidades. Os fantasmas contam com apenas quatro tipos de personagens: um fantasma de espada, que se aproxima do inimigo para um corpo a corpo; um fantasma de estilingue, que ataca em linha reta a média distância; um fantasma feiticeiro que bombardeia inimigos a longa distância, mesmo por cima de obstáculos; e o fantasma médico, que cura seus aliados, mas só pode ter um no mapa. Eles tem custos diferentes de convocação e é necessário clicar nas bolas de energia (?) que surgem para acumular o mana necessário.

Portanto, se você entendeu como funciona o primeiro mapa e curtiu, parabéns: daqui pra frente vai ser essa mesma jogabilidade. Se você achou simples demais ou desejava mais opções, talvez a árvore de habilidades possa evoluir suas unidades em direções mais satisfatórias, porém, elas continuarão sendo desses quatro tipos.

Insidious Pumpkins
Cemitério agitado

Equilibrar seus pontos fracos e seus pontos fortes é o primeiro desafio de Impious Pumpkins. Por um lado, você quer que seus espadachins protejam suas unidades mais fracas de um ataque corpo a corpo, por outro lado, esses mesmos espadachins se afastam para caçar inimigos e não voltam mais.

Uma vez colocada no campo de batalha, a unidade está por conta de sua inteligência artificial. Então, posicioná-las inicialmente da forma correta é importante. Outras decisões surgirão: economizar mana para investir em um médico ou se virar com o que dá? Evoluir os feiticeiros para torná-los mais resistentes ou investir naquela pedrada venenosa da galera do estilingue?

Abóboras do inferno!

Seu segundo desafio será superar a curva de dificuldade injusta do jogo. As malditas abóboras passam a pipocar pelo cenário quanto mais você avança para os níveis mais difíceis. É muito comum a balança se desequilibrar em segundos. Uma vez que o número de abóboras supera o número de fantasmas, é muito improvável, para não dizer impossível, reverter a derrota. Eu já falei que a as abóboras também contam com unidades de elite, com superpoderes de fogo, tornado e veneno? Pois é.

Insidious Pumpkins
É a mistura do Brasil com o Egito!

Não tenho vergonha de dizer que não cheguei até o final. Porém, trago uma dica: é possível resetar a árvore de habilidades e reinvestir os pontos de forma diferente. Essa tática pode, ocasionalmente, reverter fases aparentemente impossíveis.

Nesse lançamento, Impious Pumpkins ainda apresenta alguns travamentos esporádicos, se recusando a fechar ou a retornar ao menu.

Apesar de sua simplicidade e problemas, o jogo instiga o jogador a continuar tentando, seja avançando ou repetindo aquela fase mais azarada. A boa trilha sonora marca o tom de Halloween tardio, assim como os cenários e isso pode oferecer uma distração fora de época.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Personagens simpáticos
  • Fácil de aprender, difícil de dominar
  • Diferentes abordagens táticas

Contras

  • Curva de dificuldade dispara
  • Pouca variedade de personagens
  • Travamentos ocasionais
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x