Conecte-se conosco

Reviews

Review – Just Dance 2021

Publicado

em

Imagem de Just Dance 2021_bg

Em tempos de pandemia – porque aparentemente terminou a quarentena e ninguém me avisou – tanto as academias quanto as pistas de dança precisam de novos ambientes para se instalarem. É nesse ambiente cheio de felicidade e amor ao próximo – desde que de máscara e longe de mim – que chega ao mundo Just Dance 2021, relembrando o longínquo tempo onde podíamos estar aglomerados sem o medo constante da morte.

Just Dance 2021 é o 12º jogo da série principal de dança da Ubisoft – o que me deixou muito surpreso de saber que existem outros 11 jogos secundários, inclusive um voltado para dançar para capturar Yo-kais (demônios da cultura tradicional japonesa) – que chega para os principais consoles com o que há de mais novo e pra frentex com a moçada nas paradas de sucesso.

Tá na hora de botar pra quebrar!

Sentindo aquela invejinha da EA, da Konami e de todas as outras produtoras que fazem a sacanagem de lançar basicamente o mesmo jogo ano após ano, a Ubisoft mostra que também sabe entrar na dança e doutrina as concorrentes no quesito repetição!

Tendo a pachorra de anunciar Just Dance 2021 com somente 2 novidades: 40 novas músicas para chacoalhar o esqueleto, e que a versão 2021 seria a primeira a não ser lançada para o falecido Nintendo Wii, a Ubisoft mostra para EA e companhia quem realmente manda e mostra que agora existe o Ubisoft: The Game e Just Dance: The Game.

Imagem de Just Dance 2021
Dançando desde 1937.

Ao abrir Just Dance 2021 qual não foi minha surpresa ao me confundir e acreditar que havia iniciado a versão anterior, tamanha a semelhança. É válido ressaltar que a única diferença visual é a troca do último 0 por 1. Tanto os componentes, quanto os menus são exatamente os mesmos, nem sequer houve uma troca de paleta de cores para dar uma sensação de novidade.

Contando com 40 novas músicas variando entre antigos sucessos, porém com um foco em lançamentos entre 2018 e 2020, o acervo é divertido e pretende agradar desde os mais ousados até os mais seniores. E não se enganem que somente as músicas mais novas possuem coreografias mais ousadas, Just Dance 2021 não limita a dificuldade pela época.

Em se tratando de coreografias, essa é a real melhoria de Just Dance 2021. Melhores composições visuais, os personagens dos professores – como chamam as silhuetas que mostram os passos – são mais carismáticos, as coreografias são mais bem trabalhadas e divertidas – seja porque são mais parecidas com as originais ou porque são mais divertidas de se fazer em si -, então, com isso, a parte que envolve a dança em si recebeu consideráveis aprimoramentos.

Imagem de Just Dance 2021
Is this a JoJo reference?!

O que complementa realmente Just Dance 2021 e faz com que o produto seja válido é o Just Dance Unlimited, o pacote de assinatura que dá acesso ao acervo completo dos jogos anteriores. É a Ubisoft seguindo o modelo atual de jogos como serviço buscando prender os jogadores em uma coleira mágica com pagamentos mensais.

Parando para pensar que Just Dance 2021 foi lançado para PlayStation 4, Xbox One e Switch por cerca de R$ 250,00, perceber que só se torna um produto realmente divertido a médio ou longo prazo gastando mais cerca de R$ 85,00 em uma assinatura anual transforma o jogo em algo impeditivo, quando não injusto.

Porém o ponto que mais me irritou constantemente enquanto jogava Just Dance 2021 era que, apesar de eu já ter assinado o Just Dance Unlimited, o jogo frequentemente me interrompia para mostrar propagandas do mesmo exato serviço. Eu já era freguês, já tinha assinado, por que maldito motivo me mostrar as vantagens de assinar algo QUE EU JÁ ASSINO?!

Imagem de Just Dance 2021
Dos palcos aos ringues e de volta!

Por fim, Just Dance 2021 está em um caminho perigoso de falta de inovação em tudo o que cerca a parte de dançar – essa sim, só melhora. Claro que a dança é o foco do jogo – ouso dizer que dançar divertidamente acima da fidelidade coreográfica -, independente disso, a experiência geral do usuário, por melhor que seja, necessita sempre de avanços que não foram percebidos na versão 2021.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Melhoria nas coreografias
  • Professores carismáticos
  • Songlist variada

Contras

  • Repetitividade
  • Falta de inovação
  • Just Dance 2020 com outras músicas
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x