Conecte-se conosco

Reviews

Review – KARDS – The WWII Card Game

Publicado

em

KARDS

Não é segredo que, se tratando de história, o assunto favorito de 9 em cada 10 alunos é a Segunda Guerra Mundial. O conflito de proporções globais cativa a imaginação de jovens por se tratar da maior guerra que esse planeta já viu, guerra esta que possui consequências diretas na situação geopolítica atual. Após testar Broken Lines e Though The Darkest of Times, dois jogos que também são ambientados e inspirados nesse período, tenho a chance de jogar KARDS, um jogo de cartas cuja proposta é bem conhecida, mas que adiciona elementos históricos para enriquecer sua experiência.

Se você já jogou Hearthstone, ou qualquer jogo de carta nesse estilo, será muito fácil entender qual é a proposta do jogo. Utilizando mecânicas simples, cartas com a temática da Segunda Guerra Mundial entrarão em campo a fim de decidir qual exército é superior. Contudo, não deixe a aparente simplicidade te enganar, pois há muito espaço para que diferentes táticas surjam mediante oponentes diferentes.

Death in the shape of a panzer battalion

A primeira impressão de KARDS é bem medíocre, pois você deverá que enfrentar uma IA como tutorial e, após derrotar a mesma, deverá derrotar mais 5 IAs referentes aos exércitos contidos no jogo. É um processo bem chato mas, ao final do mesmo, as mecânicas básicas ficarão bem claras em sua mente. Honestamente, passar por essa quantidade de batalhas é um processo meio desnecessário, mas é o único jeito de se obter o baralho base de cada exército.

20200407184846 1
Existe uma variedade gigantesca de cartas para cada categoria.

O jogo é ditado pelos pontos de ação e pelas mecânicas únicas de diferentes tipos de cartas. As cartas são dividas nas seguintes categorias: infantaria, tanque, artilharia, bombardeiro, caça, ordem e contramedida. Explicar as nuances de todas essas cartas demoraria muito tempo mas, por exemplo, as cartas de infantaria funcionam como unidades básicas, enquanto as de contramedida são similares às cartas armadilha de outros jogos de carta.

Além das diferenças relativas à sua categoria, cada carta poderá contar com modificadores especiais. Por exemplo, uma carta que possui o modificador de “guarda” fará com que as cartas adjacentes à mesma não possam ser atacadas diretamente, apenas com artilharia, bombardeiros ou até que essa carta de defesa seja destruída. Esses pequenos fatores adicionam uma complexidade estratégica interessante.

20200407185913 1
Os desenvolvedores fizeram um bom trabalho em destacar a história por trás das cartas.

Os pontos de ação são elementos fundamentais por aqui. A cada turno, o jogador receberá 1 ponto de ação extra que poderá ser utilizado para atacar e inserir cartas no campo de batalha. Como cada carta possui valores de ação, correspondentes ao preço de se colocar no campo e de se realizar uma ação com elas, respectivamente, colocar cartas fortes naturalmente exigirá mais pontos de ação.

No Bullets Fly

Um dos pontos positivos de KARDS é a variação das cartas. Contando com exércitos de 7 países, sendo 5 principais e 2 coadjuvantes, é possível montar baralhos variados que abrangem uma gama enorme de estratégias. Cada país terá uma especialidade, onde o jogador deverá escolher duas nações para montar seu baralho.

Obviamente, alguns exércitos são mais fortes que outros, tornando o trabalho de balanceamento uma constante complicada para a desenvolvedora. Contudo, a tendência é que, conforme KARDS for trabalhado, menos problemas de balanceamento surgirão.

O jogo conta com um limite de cartas repetidas, sendo 4 para cartas normais e valores menores dependendo da raridade da carta. Não existe um limite referente ao custo de ação das cartas, mas é importante balancear o baralho a fim de mesclar cartas de baixo custo com as suas cartas mais poderosas.

Resist and Bite

Por se tratar de um jogo grátis, a forma que a desenvolvedora encontrou de se manter são os pacotes de cartas. Trata-se de uma ideia bem comum em jogos de esporte como, por exemplo, FIFA e NBA 2K. Não há outra maneira de se adquirir cartas sem ser através desses pacotes, mas eles também podem ser adquiridos com moedas dentro do jogo.

20200407184818 1
Esses pacotes só estão disponíveis para pagamento via dólar, algo que pesa bastante no bolso dos brasileiros.

O método para se adquirir a moeda do jogo é simples: cumpra desafios e as receba como recompensa. Não é muito difícil completar os requisitos e obter moedas, mas é um processo um pouco demorado e que irá prender os jogadores por algumas horas até que os mesmos consigam a quantidade necessária para investir em pacotes. KARDS conta com poucos pacotes de cartas disponíveis para serem adquiridos, o que é algo frustrante pois, por exemplo, não é possível escolher um pacote que tenha apenas cartas de uma determinada nação usando a moeda do jogo.

Há uma alternativa para os jogadores que não possuem cartas fortes o suficiente para compor um bom baralho: o modo draft. Nesse modo, os jogadores poderão escolher as cartas apresentadas na fase inicial e compor um baralho muito forte para jogar com outros jogadores. Contudo, esteja ciente que as cartas obtidas aqui não ficarão com você, sendo possível utilizá-las apenas nessa ocasião.

Em suma, KARDS é um jogo de carta muito sólido em sua proposta, conseguindo implementar um carteado envolvente com a ambientação da Segunda Guerra Mundial. Por mais que muitos jogos grátis sofram com as maneiras de se adquirir dinheiro, apelando pro famoso método “pay to win”, é possível montar baralhos fortes sem pagar pelos pacotes. Essa é uma boa alternativa aos fãs de jogos como Hearthstone e Magic: The Gathering que desejam uma experiência conhecida com toques de belicismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Variedade de cartas
  • Mecânicas simples e concisas
  • Ambientação
  • Totalmente grátis
  • Comunidade ativa

Contras

  • Pacotes pagos disponíveis apenas em dólar
  • Sistema de progresso bem precário
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x